Seguindo a receita dos dramas românticos juvenis, o diretor Justin Baldoni não brinca em serviço e investe pesado em: A Cinco Passos de Você, que conta a história de Stella (Haley Lu Richardson), uma jovem diagnosticada com fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado. A personagem praticamente vive dentro de um hospital e leva uma rotina bem severa, por conta do tratamento e por sua mania de controle e organização. Já nos momentos iniciais, Stella encontra Will (Cole Sprouse), que também tem a mesma doença, aliás, essa é a única coisa que eles têm em comum.
Will é um jovem com um perfil de bad boy, totalmente desapegado ao tratamento e revoltado com a doença e com o fato de ter contraído uma bactéria severa. Essa bactéria é chamada B Cepacia, que inviabiliza o transplante pulmonar e aumenta o risco de morte. Num primeiro momento, Stella e Will não se dão muito bem, o jeito desleixado de Will a irrita muito, mas acaba sendo esta característica que aproxima os dois. Obstinada a fazer com que Will faça o tratamento corretamente, Stella começa um plano para ajudá-lo, e os dois acabam se apaixonando.
Devido ao risco de contaminação que um pode oferecer ao outro, é necessário que eles mantenham uma distância de seis passos. Após muitas conversas entre os jovens, seguidas de broncas dadas pela equipe médica explicando o real risco da proximidade entre os dois, Will desiste de ficar com Stella e se isola, mas ela o convence que o amor poderia vencer as barreiras, mesmo a cinco passos de distância. Isso mesmo, cinco passos. Ela se deu o direito de burlar as regras e diminuir um passo, já que os dois haviam perdido tanto para a doença.
Em segundo plano, temos Poe (Moises Arias), ele é o melhor amigo de Stella, também tem a mesma doença que ela e os dois compartilham experiências e internamentos desde pequenos. Poe, torna-se cúmplice nas aventuras amorosas de Stella e Will, acobertando os dois em encontros e encorajando-os a seguir com um relacionamento. Conforme Stella e Will ganham mais intimidade, ele descobre que sua irmã faleceu, tentando aproveitar a vida em nome de Stella, que não poderia por conta da doença. Após saber isso, Will se dedica a entender tudo que ocorreu e compreender a importância que a irmã de Stella tinha para ela, para assim ajudá-la a se sentir menos culpada.
Após uma aventura clandestina comemorando o aniversário de Will, Poe passa mal e acaba não resistindo. A morte dele abala Will, todos da equipe médica e, principalmente, Stella, que lamenta nunca ter dado um abraço em seu amigo. Essa é uma cena muito forte no filme; em toda a história podemos notar o sofrimento da família e do doente, por conta dos efeitos da doença, mas a falta do toque entre os portadores que tem amigos portadores, que tratam junto, sofrem junto, esse é um outro ângulo do sofrimento que a doença traz. É possível imaginar a dor de Stella e refletir sobre como o toque é importante e necessário, como nos faria falta não poder tocar um grande amigo ou a pessoa que mais ama nem uma única vez.
O filme nem de longe é só mais um drama romântico, ele nos faz refletir sobre a vida e sobre as pequenas coisas, as que não damos importância por parecerem tão simples, mas que para quem precisa se privar faz uma falta imensa. Convido você a se emocionar e perder o ar com as cenas de A Cinco Passos de Você.