Um Lugar Silencioso Parte 2 – Uma ótima continuação

Um Lugar Silencioso Parte 2

Depois de muitos adiamentos por conta da pandemia de COVID-19, Um Lugar Silencioso Parte 2 finalmente estreou. Dirigido e roteirizado novamente por John Krasinski e estrelado por Emily Blunt, Cillian Murphy, Millicent Simmonds e Noah Jupe.

Dando sequência a história de Um Lugar Silencioso, a segunda parte dessa franquia segue diretamente os eventos do primeiro filme. Logo depois que a família Abbot descobriu o ponto fraco dos monstros que atacam seguindo o som. Além do filme contar com uma sequência inicial para nos contextualizar sobre o aparecimento dessas criaturas horríveis. Agora, sem o auxílio de Lee, a família precisa fazer de tudo para continuar sobrevivendo. Contanto, também, com um novo aliado.

COMO TUDO COMEÇOU

O filme começa nos mostrando como os monstros apareceram na Terra. A família Abbot está assistindo a um jogo de beisebol quando tudo acontece. Além de ser mostrado como tudo começou, esse flashback é usado de maneira muito eficaz para introduzir um personagem que será importante no decorrer do filme. Emmet, interpretado por Cillian Murphy, aparece logo no início, mostrando sua família e a relação dele com os Abbot.

As sequências em que os monstros aparecem são muito bem ensaiadas. Parecem cenas simples, mas é muito difícil coreografar uma cena, ainda mais quando ela não tem cortes. Os atores precisam ser precisos e atuar como se os monstros estivessem mesmo ali. Os efeitos são todos colocados na pós-produção, o que destaca mais ainda quão eficaz as cenas são. A trilha sonora, os cortes, tudo é muito bem encaixado e esse início do filme já nos deixa sem fôlego. Além de nos mostrar o suficiente sobre essas criaturas, nos situando em como era o mundo antes de tudo acontecer e como ele chegou no caos que é agora.

Emily Blunt
© Paramount Pictures

UM NOVO PERSONAGEM

Depois de perderem Lee, a família foge de sua antiga casa e vai em busca de outros sobreviventes. Com a intenção também de espalhar sua nova descoberta sobre os monstros. Evelyn, Regan e Marcus acabam encontrando com Emmet, que perdeu toda sua família e está sem fé na humanidade.. Emmet não quer ajudar a família, mas sua atitude muda quando Evelyn implora para que ele vá atrás de sua filha, Regan.

Regan, que havia decifrado uma mensagem através de uma música que toca no rádio, decide ir em direção ao mar. A música é “Beyond the sea”, dando a entender que os sobreviventes devem se direcionar para o mar. Emmet vai atrás de Regan e os dois formam uma dupla inusitada, mas que funciona muito bem no filme. O próprio ator, Cillian Murphy, disse que seu personagem pensa que a humanidade já desistiu e que, através da personagem de Regan, ele começa a acreditar nos humanos e em si mesmo também.

A adição do ator é um dos pontos fortes do filme. Ele supre a falta do personagem de Lee, fazendo de Emmet alguém importante e essencial para essa parte 2. Além disso, o filme mantém o que fez do filme anterior ser um sucesso. Usando muito bem a trilha sonora e as atuações para passarem emoção. Já que é um filme com poucas falas e a maioria dos diálogos é feita por meio da linguagem de sinais.

Um Lugar Silencioso Parte 2
© Paramount Pictures

O PROTAGONISMO DE REGAN

Uma característica muito marcante de Um Lugar Silencioso é o uso da linguagem de sinais entre os personagens. Tendo em vista que, no universo dos filmes, o som é algo perigoso pois atrai os monstros, a necessidade de comunicação silenciosa se mostra muito necessária. Regan (assim como a atriz), filha de Evelyn e Lee é surda, e a família já é fluente na língua de sinais. Essa é uma grande sacada para que o filme fosse um sucesso e a personagem de Regan, na minha opinião, foi um dos destaques da parte 1. Aqui, na parte 2, John Krasinski toma a decisão acertada de dar ainda mais atenção para a personagem.

Na parte 2, é Regan que tem mais destaque, pois é ela quem decifra a mensagem passada pelo rádio, além de ter sido por causa de seu aparelho auditivo que a fraqueza dos monstros foi descoberta. A atriz Millicent inclusive falou que a surdez e o ASL (Língua de Sinais Americana) fazem parte do heroísmo da personagem. Essa é uma grande representatividade para pessoas com alguma deficiência auditiva. Essa característica da personagem não é tratada com uma deficiência, mas sim como algo que deixa a personagem ainda mais forte.

A PARTE 3 VEM AÍ

O sucesso de Um lugar silencioso e sua sequência Um lugar silencioso parte 2 já garantiram um terceiro filme para a franquia. A sequência, parte 2, é uma continuação tão boa que parece que as partes 1 e 2 são um filme só. Um lugar silencioso 2 repete os aspectos que fizeram da primeira parte um sucesso, acrescentando coisas novas, mais personagens e situações. Além de deixar um grande gancho para a parte 3. Tenho certeza que pelo caminho que os filmes estão seguindo, que teremos aqui uma franquia que ainda fará muito sucesso, além de faturar muito na bilheteria.