Um Detetive em Chinatown 2

Misturando comédia e mistério, Detetive Chinatown 2 (2018) é a sequência do filme de mesmo nome de 2015. Estrelado novamente pelos atores Haoran Liu e Baoqiang Wang, o filme é também dirigido e escrito por Sicheng Chen. Na história, Qin e Tang, que são primos, se encontram em Nova Iorque para tentar solucionar um crime que abalou a comunidade chinesa. O padrinho da Chinatown, tio Qi, reúne eles e mais outros detetives, através do aplicativo Crimemaster (que reúne os melhores detetives do mundo) e propõe que quem resolver o assassinato de seu neto ganhará 5 milhões de dólares. Muito interessado, Tang convence Qin a ajudá-lo e os dois partem em uma luta contra o tempo para resolver o crime em uma semana.

O neto de Qi foi assassinado e teve seu coração arrancado de seu corpo, além do assassinado ter deixado um símbolo desconhecido próximo ao corpo. Logo Qin percebe que houve outro assassinato próximo ao rio Hudson, de uma mulher branca que teve seu rim arrancado, e que aconteceu uma semana antes do caso que eles estavam investigando. Com a ajuda de outro famoso detetive, o japonês Noda Hiroshi, eles acham as imagens de câmeras de segurança e encontram um suspeito: Song Yi. Mas, já que o assassino é canhoto, e Song, destro, Qin elimina ele como suspeito, mas o homem acaba se envolvendo com a investigação e ele se junta a Qin e Tang numa aventura maluca pelas ruas de Nova Iorque. Já que os outros não estavam convencidos da inocência de Song, Qin e Tang precisam achar o real assassino para limpar o nome do homem e conseguir os cinco milhões.

©A2 Filmes

Com a ajuda do conhecimento de Tang sobre Feng Shui e a teoria chinesa dos cinco elementos, Qin descobre a intenção do assassino. Devido a localização dos crimes, aniversários das vítimas e os órgãos, ele conclui que o criminoso está usando Nova Iorque como se fosse um altar. Cada uma dessas informações estaria ligada a cada um dos cinco elementos chineses: água, fogo, terra, metal e madeira e essa seria a chave para solucionar os crimes. É aí que eles relacionam tudo a um médico que está com câncer e descobrem que, através da crença Taoísta, o homem estava tentando alcançar a mortalidades. No fim, ao ser descoberto, o médico acaba se matando. Médico esse interpretado pelo ator americano Michael Pitt.

Um detetive em Chinatown é um filme diferente do que estamos acostumados, ele possui um humor bem típico chinês e que muitas vezes parece exagerado e sem graça aos olhos do público brasileiro. A maioria das piadas não funciona tão bem, mas para o público chinês talvez sim. As atuações também são por vezes extrapolantes e sem muitos destaques.

Apesar disso, o filme tem uma boa fotografia e usa bem da cidade de Nova Iorque, explorando a diversidade cultural que existe na cidade. Aparecem vários tipos de personagens e essa mistura é bem equilibrada, dando destaque, é claro, para os chineses e sua cultura. O filme se destaca bastante pela cultura chinesa, através do Taoísmo e da Teoria dos Cinco elementos, o que faz com que as descobertas ao longo do filme sejam interessantes, apesar de o vilão da história ser bem previsível e lá pela metade do filme já é possível deduzir quem é o assassino. Mesmo assim, é um bom entretenimento.

©A2 Filmes

Outra coisa que se destaca é a comédia no filme que usa os esteriótipos americanos ao seu favor, existindo até mesmo um personagem que lembra muito o presidente Trump e é clara a crítica feita a ele, além das piadas feitas sobre a polícia, mostrando-os como aqueles típicos policiais que comem dounuts e não trabalham. Outra crítica é ao xenofobismo presente nos EUA, e isso fica claro quando o personagem que parece Trump faz comentários racistas sobre os chineses.

Um detetive em Chinatown é então um típico filme de investigação, mas que mistura muita comédia e tem um ritmo bem acelerado, com cenas bem dinâmicas. O personagem principal até mesmo lembra bastante Sherlock Holmes, símbolo máximo da investigação. É clara as influências no filme desse grande detetive, além de explorar bastante a cultura chineses. É um filme que fez muito sucesso na China, tanto que a sequência já foi confirmada.