Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis – O novo herói da Marvel

Shang-Chi

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis nos apresenta o primeiro filme com um herói asiático como protagonista da Marvel. O filme é dirigido e escrito por Destin Daniel Cretton.

Aparecendo nos quadrinhos pela primeira vez em 1973, Shang-Chi é um herói chinês conhecido nas histórias da Marvel como um dos maiores lutadores de artes marciais da Terra. O personagem é vivido no cinema por Simu Liu.

SINOPSE

Shang-Chi é o filho do líder de uma organização criminosa poderosa. O rapaz foi criado desde criança para ser um guerreiro, mas decidiu abandonar esse caminho e fugiu para viver uma vida pacífica. Porém, tudo isso muda quando ele é atacado por um grupo de assassinos e se vê forçado a enfrentar seu passado.

Shang-Chi
© Walt Disney Studios Motion Pictures

OS DEZ ANÉIS

A história começa com o pai de Shang-Chi, Xu Wenwu. Milhares de anos atrás, ele descobre um artefato místico: os dez anéis. Esses braceletes dão poderes e a imortalidade para quem os usa. Wenwu também usa os anéis para batizar sua organização pessoal, com intenção de conquistar mais terras e poder.

Em 1996, ele vai em busca da mística Ta Lo e encontra a guardiã do lugar: Ying Li. Os dois se apaixonam e resolvem ficar juntos, mesmo contra o povo de Ta Lo. Da união dos dois, nascem dois filhos: Shang-Chi e Xialing. E, a partir daí, acompanhamos a história através de Shang-Chi, que se afastou do pai e da irmã depois de perder a mãe. Ele se muda para os Estados Unidos, mudando seu nome para Shaun.

Shang
© Walt Disney Studios Motion Pictures

LUTAS INCRÍVEIS

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é um típico filme de origem, mas é um ótimo filme de origem! Ele consegue entregar muito bem o que se propõe. O longa já começa com uma narração em chinês, o que é bastante emersivo. Grande parte do filme é falado no idioma. Gostei muito disso, pois não distanciou o personagem de seu país de origem.

Nem preciso comentar sobre os gráficos e efeitos especiais, pois estão perfeitos. Afinal, é um filme da Marvel. Fotografia também está incrível. A trilha sonora também. Adorei que misturaram a parte instrumental, com uso de instrumentos típicos chineses, e músicas atuais de sucesso. Isso deu uma cara bem atual ao filme, ao mesmo tempo não esquecendo da tradição.

Uma das melhores coisas do filme, com certeza, são as lutas. Tudo muito bem coreografado. Quem é amante de artes marciais, certamente vai amar Shang-Chi. Inclusive, uma das cenas que achei mais belas foi a da luta entre Wenwu e Ying Li. A luta toda é de uma fluidez maravilhosa e muito bem coreografada. Os dois atores encenam muito bem essa luta, que não deixa de ser um flerte também. Torna a relação dos dois ainda mais crível.

Shang-Chi
© Walt Disney Studios Motion Pictures

ÓTIMOS PERSONAGENS

Outro ponto forte do filme são os personagens e os atores escolhidos para seus papéis. Simu Liu, que faz o papel de Shang-Chi é carismático e ótimo nas cenas de ação. Awkwafina como Katy é o equilíbrio perfeito no elenco com suas cenas cômicas, além de ser uma ótima companheira para Shaun. As outras personagens femininas também são incríveis e gostei muito que elas tem tanto destaque quanto os homens.

Mas a escolha mais acertada de todas é Tony Leung, um grande e conhecido ator, escalado para o papel de Wu Wenwu. Trazer um ator veterano para o filme foi perfeito, até porque o filme começa com a história dele. Ele é tão importante para a história quanto o próprio Shang-Chi. O ator conseguiu trazer uma complexidade grande para o personagem, além das emoções e expressões dele serem muito certeiras. Apesar de Wu Wenwu ser o vilão da história, ainda assim ele é um personagem muito interessante.

wAMN
© Walt Disney Studios Motion Pictures

HISTÓRIA EMPOLGANTE

Shang-Chi tem um ritmo muito bom, que apenas decai um pouco no meio do filme. Mas depois isso muda e desse ponto até o final, é de ficar na ponta da cadeira de empolgação. A cultura chinesa está sempre presente no filme. Apesar de ter uma explicação meio corrida, os animais míticos e a mitologia são incríveis. Apesar dos elementos fantásticos, a sua essência é ainda as artes marciais.

Apesar de ser um filme de origem como vários outros da Marvel, Shang-Chi ainda assim é único. Não só por ter o primeiro protagonista asiático, mas também pelas características únicas e seus personagens. O filme ainda traz várias possibilidades, como explorar mais ainda os Dez Anéis, através da personagem da Xialing.