Filmes com protagonismo negro

O mês de fevereiro nos EUA é marcado pelo Black History Month, um mês dedicado a história negra americana, por isso decidi fazer uma lista de filmes com protagonismo negro.

1 – Pantera Negra

Pantera Negra é um filme de super-herói da Marvel, lançado em 2018, e estrelado por Chadwick Boseman. Na história, ele vive T’Challa, que volta para casa depois de perder o pai e assume o posto de rei de Wakanda, mas seu reinado é ameaçado por um adversário que quer tomar o poder dele. Além de fazer um sucesso enorme, Pantera Negra também foi o primeiro filme de super-herói a ser indicado a melhor filme no Oscar.

©Marvel Studios

2 – Corra! E Nós

De 2017, Corra! É um filme de Jordan Peele de terror/suspense, estrelado por Daniel Kaluuya, que vive um jovem fotógrafo descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada.

Nós também é um filme de Jordan Peele, lançado em 2019 e estrelado por Lupita Nyong’o. Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.

©Universal Pictures

3 – Moonlight: Sob a luz do luar

De 2017 e vencedor de vários prêmios do Oscar, incluindo o de Melhor Filme, Moonlight conta a história de Black que trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso. Dirigido por Barry Jenkins, Moonlight é estrelado por Trevante Rhodes, Ashton Sanders e Alex Hibbert que interpretam o protagonista em três fases de sua vida.

©A24

4 – Estrelas além do tempo

Protagonizado por três excelentes atrizes: Taraji P. Hanson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, o filme, de 2016, é dirigido por Theodore Melfi. No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

©20th Century Fox

5 – Selma

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. Dirigido por Ava DuVernay. De 2014.

©Paramount Pictures

6 – O ódio que você semeia

Baseado no livro jovem adulto de mesmo nome, O ódio que você semeia conta história de Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar. De 2018, estrelado por Amanda Stenberg e dirigido por George Tillman Jr.

©20th Century Fox

7 – Homem-Aranha no Aranhaverso

Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói por baixo de um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.

©Sony Pictures

8 – Infiltrado na Klan

Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas. Dirigido por Spike Lee e estrelado por John David Washington e Adam Driver.

©Focus Features