Ataque dos cães – Aposta da Netflix para o Oscar

Ataque dos cães

Ataque dos cães é um filme de drama escrito e dirigido por Jane Campion, baseado no romance de mesmo nome de Thomas Savage. É estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Thomasin McKenzie e Kodi Smit-McPhee.

Um fazendeiro durão trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona.

TUDO ESTÁ NOS DETALHES

The power of the dog, nome original em inglês, é um trecho de uma passagem bíblica que se mostra muito importante ao final do filme. Ataque dos cães é dividido em partes e dá para perceber que há muito mais através da superfície do que é mostrado na história. Tudo está nos detalhes.

Benedict Cumberbatch vive Phil, um fazendeiro que, apesar de formado em filosofia em Yale, resolveu tocar a vida sendo um cowboy. Mas se você espera que esse vá ser um filme western comum, engana-se. Aqui temos uma trama que é bem parada, que não entrega muito sobre os personagens, mostrando somente a superfície mesmo.

Phil é o total oposto de seu irmão. Ele é grosso, rude, sujo e violento. Mas há mais do que as aparências, pois Phil usa essa persona que ele criou para esconder justamente a sua orientação sexual e partes de si mesmo que ele repudia. Tanto que vemos o quão horrível é a reação dele a Peter, filho de Rose, que é um garoto mais sensível e possui as características que Phil despreza.

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REPÚDIO A FEMINILIDADE

É interessante notar também que a aversão que Phil sente a Peter e também a Rose tem relação com a feminilidade que os dois carregam. Phil odeia Rose e sua proximidade com seu irmão, ao mesmo tempo que não tolera a personalidade de Peter. Os dois possuem características que Phil esconde atrás de sua personalidade durona. Tanto que é apenas em momentos sozinhos que ele se deixa libertar, como na cena em que ele toma banho isolado.

Jane Campion foi muito perceptiva na sua direção, usando de detalhes que podem passar percebidos para contar essa história. Há muitas cenas em que pequenos gestos dos personagens dizem muito e a forma como a fotografia foi utilizada é muito inspiradora e bela, com enquadramentos que até lembram alguns filmes western antigos. Ao mesmo tempo que os campos dos ranchos são vastos, os personagens parecem confinados. Seja dentro deles mesmos ou presos por vícios e situações das quais não conseguem fugir. Até mesmo o clima parece de suspense e até mesmo terror, principalmente pela personalidade de Phil que muitas vezes é monstruosa.

Isso tudo aliado, é claro, a uma atuação certeira de Benedict Cumberbatch, que é quem mais se destaca aqui. A escolha do ator foi proposital, pois ele não parece pertencer àquele espaço, o que causa ainda mais estranhamento. Benedict traz aqui o temperamento estourado, mas também um pouco da sutileza que habita dentro de Phil, mas que não consegue sair totalmente.

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TÍTULO BÍBLICO E O COMPLEXO DE ÉDIPO

Como falado, o título do filme em inglês remete a uma passagem da Bíblia. Numa tradução livre seria: “livra minha alma da espada, e minha querida do poder do cão”. Essa frase, lida por Peter ao final do filme, resume muito bem sobre o que é Ataque dos cães. Peter, no início do filme fala que é claro que ajudaria sua mãe e vemos que a ligação dos dois é forte. Durante todo o filme, Rose é atormentada por seus vícios e ainda mais por Phil. Há algumas cenas que sutilmente nos levam a crer que Peter fará alguma coisa para livrar sua mãe desse tormento, mas é só ao final do filme que tudo fica mais claro.

Aqui também entra o complexo de Édipo. O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai. No caso do filme, eu não diria que Peter sente algum desejo por sua mãe, devido a sua sexualidade, que fica subentendida. Mas é claro que o garoto é protetor quanto a mãe.

Dá para entender que o “livra minha alma da espada” seria sobre Peter, sobre a libertação dele, já que vemos o quão em paz ele é quanto a sua personalidade e possivelmente orientação sexual. Já o “minha querida” seria Rose e “o cão” seria Phil. Até porque Phil assume, depois de um tempo, uma figura paterna para Peter, o que se aplica ao complexo de Édipo. Como todo resto do filme, é preciso se atentar aos mínimos detalhes para entender o final. Mas acredito que esse seja o trunfo de Ataque dos cães: “show, don’t tell”, ou seja, “mostre, não fale”. Uma junção de sutilezas que exploram a psique de seus personagens.