Violet Evergarden: Colhendo os frutos da guerra

Voltei essa semana para falar sobre Violet Evergarden, esse anime que foi uma grata surpresa.

Confesso que sempre tive um preconceito com efeitos em CG e isso me incomodou um pouco quando procurei saber sobre o anime. Mesmo assim, por já assinar a Netflix e ter acesso fácil a obra, resolvi dar uma chance para o mesmo e tentar superar meu preconceito com CG.

Enfim, o anime é baseado em um light novel japonesa.

Há diferenças consideráveis entre a light novel e o anime em si, basicamente eles suavizaram um pouco o aspecto da guerra. Na light novel, Violet usa uma arma gigantesca quando luta na guerra, enquanto no anime ela usa armas brancas.

Acompanhamos a história de Violet Evergarden, uma jovem que definiria como um fruto da guerra. No começo ficamos sem saber se ela é humana ou um robô pois ela não demonstra emoções humanas.

Isso se deve ao fato que desde muito jovem ela foi usada na guerra que assolava o país, assim, nunca chegou a considerar possível sentir as coisas. Tudo isso muda quando ela é dada de presente a Gilbert Bougainvillea, um major do exército que estava lutando bravamente na guerra.

Os dois começam a realizar missões juntos e Gilbert se apaixona por Violet. Na última missão dos dois juntos, quando ambos estavam encurralados, Gilbert revela para Violet que a ama.

Após isso, ele é declarado como desaparecido e Violet fica sem rumo. Ela é abordada por um amigo de Gilbert que a oferece um emprego como Autônoma de Memórias, já que ele  é dono de uma companhia postal.

Nesse emprego, ela tem que escrever cartas baseada em sentimentos das pessoas que as contratam. Assim, ela acredita que se continuar trabalhando conseguirá descobrir o significado de amar alguém.

Bom, não vou ficar contando coisas sobre os episódios porque seria spoiler. Violet é um anime sobre amor, a jovem ao decorrer dos episódios cresce e começa a despertar seus sentimentos. Não somente amor, mas todos os sentimentos humanos como compaixão,  o que significa sofrer, sonhar e realizar.

Ela consegue colocar os sentimentos das pessoas em cartas e com isso vai começando a entender o que significa realmente amar alguém. A cada missão, a cada emprego, ela encontra pessoas que estão sofrendo, ou com a perda da guerra ou com o luto de algum familiar que partiu, ou mesmo um coração partido.

Cada episódio é único e já adianto em alguns é impossível segurar as lágrimas. O filme/OVA é um grande exemplo disso, e a cena da canção mostra realmente o crescimento da personagem.

O anime como já disse está disponível na Netflix, foi anunciado para esse ano um filme que terminaria a história do anime mas infelizmente sua data de lançamento foi adiado diante do incidente com a Kyoto Animation e remarcado para estrear ano que vem e já adianto, vai surpreender muita gente. Teremos um final fechado e no mínimo emocionante.