Vilões ou Marionetes?

Vilões

O anime/mangá Boku no Hero Academia (My Hero Academia)  é a típica série para os otakus que também amam super-heróis. A animação lançada em 2016 pelo estúdio japonês Bones é uma das mais assistidas no momento, ocupando o top 5 de animes mais procurados na Crunchyroll em 2020.

Atualmente o anime está em sua quarta temporada nos trazendo grandes emoções a cada episódio. Se você não viu ainda, assista aqui.

Fonte: https://heroaca.com/

  A temporada atual está nos trazendo um foco maior para a Liga dos Vilões, na qual tivemos mais chances de conhecer melhor a história e a personalidade de cada membro do grupo. Surpreendente a forma como é retratado o passado de cada um até chegar ao momento vigente, levantando questões como: O que faz um vilão se tornar vilão? Eles são realmente vilões? Será que no fundo há algum tipo de razão em seus atos?

  No decorrer dos episódios notamos que o passado de cada um não foi nada fácil, fatores como agressão física, abuso psicológico e repressão social estiveram sempre ali ao redor deles, os levando a ser quem são hoje em dia.

  O episódio 111 foi focado na história de Tomura Shigaraki, o líder da Liga, cuja individualidade é deteriorar tudo o que toca. Sem dúvidas é a história mais triste e chocante entre todas.

 Vimos então que em seu momento de inocência e fragilidade ele foi acolhido por uma pessoa de índole duvidosa (vamos evitar spoilers) e então se dedicou ao tal indivíduo uma vez que já não tinha mais nada e acabou sendo submetido a condições desumanas, além de ser manipulado como uma marionete, assim como os outros membros de seu grupo.

  Nos episódios recentes é possível perceber que, independente de qualquer situação que todos tenham vivido, existe uma verdadeira união na Liga. Os membros realmente têm uma consideração mútua, como uma família. Eles se importam e cuidam um do outro, fatores que nos fazem ter empatia pelos vilões.

O mais interessante é ver como o conceito de vilão tem sido retratado de forma mais subjetiva em obras atuais, a imagem de “rebelde sem causa” ou simplesmente querer dominar o mundo já virou ideia ultrapassada. Atualmente podemos entender os fatores que levam um vilão a ser um vilão, assim como os de Boku No Hero Academia. Cabe a nós entender e fazer o julgamento, sendo este um dos pontos cruciais de decisão sobre uma arte ser boa ou não.

E qual sua opinião sobre a Liga dos Vilões até agora? Qual seu vilão favorito? Deixe nos comentários!