Yesterday wo Utatte conta a história de Rikuo, um jovem que terminou recentemente a universidade em dúvidas sobre o que fazer com seu futuro enquanto lida com amores do presente e do passado.
O Rikuo leva a vida de qualquer jeito, trabalha em meio período numa loja de conveniências para pagar as contas, mentindo para si mesmo que uma hora vai procurar um emprego integral que ele se qualifique. Mas meses se passaram desde o fim da faculdade e ele não se moveu para isso.
O quadrado amoroso
O tema do romance perpassa por todos os episódios de Yesterday. O Rikuo gosta de sua antiga colega de faculdade, a Morinome Shinako. Por sua vez ela está presa a seu falecido namorado do ensino médio.
A Shinako se tornou professora e na escola em que ela dá aula, se matricula Hayakawa Rou, o irmão mais novo de seu ex. Rou foi atrás da Shinako por estar apaixonado por ela.
Por fim, a melhor garota, Nonaka Haru, uma jovem que abandonou o Ensino Médio, por não aprovarem seu emprego num café/bar. Apesar de ela não trabalhar em horários que servem bebidas alcóolicas. Ela, por alguma razão, apaixona-se muito pelo Rikuo, sempre o visitando na loja de conveniência.
O “Slice of Life” em Yesterday
Yesterday é pé no chão, e isso incomoda. Porque muitas das situações retratadas e ações dos personagens podem ser vistas no mundo real.
Eu mesmo olhei para o Rikuo e pensei que se eu levar a vida passivamente eu posso acabar do mesmo jeito, sem ir atrás do que eu quero.
A Shinako dá raiva em várias reações e atitudes dela, mas nenhuma delas é irreal. Para todas elas são possíveis acreditar que alguém poderia fazer isso, ou mesmo conhecer alguém que fez.
Uma temática central abordada em Yesterday é “o que fazer da vida”. A Shinako já está estabelecida profissionalmente, mas a vida pessoal dela é um caos. O Rikuo ao longo da obra decide abraçar sua paixão em fotografia. O Rou investe no cursinho de artes para tentar faculdade na área. A Haru presa por sua liberdade, mas em certos momentos isso entra em conflito com as dificuldades de morar sozinha
Pontos a se considerar
Do quarteto principal de Yesterday, o Rou é o mais apagado. O drama inteiro dele gira em torno da Shinako, a relação dele com o Rikuo, quando acontece, se baseia na competição pelo amor da Shinako. E se ele interagiu com a Haru mais de duas vezes, no anime, eu fico surpreso.
Enquanto os outros personagens tem seus dramas que envolvem os outros, mas também a si mesmos e suas relações com o mundo.
O anime tem 11 episódios, o mangá tem 11 volumes, não capítulos, volumes. O ritmo apressado se mostra evidente em muitos episódios e eu tenho muita curiosidade para saber as histórias que foram cortadas, porque sem sombra de dúvida, muita coisa ficou de fora da adaptação
Yesterday está disponível na Crunchyroll.