Fate/Stay Night é uma franquia de animes sensacional. Muitas visões e muitos acontecimentos diferentes refletem nesse anime mostrando como o bater de asas de uma borboleta ocasiona um rodamoinho do outro lado do mundo.
Uma das evidências mais formidáveis da Guerra do Santo Graal é a determinação. Quem é mestre nesse mundo, precisa estar determinado a alcançar o Santo Graal. Para uns, não importa o custo, para outros importa o que faz a jornada ainda mais interessante pois tem que buscar uma solução sem o memso.
Shirou é o mestre novato com menos entendimento da guerra, do seu redor, do que realmente está acontecendo. Isso e sua falta de decisão clara do que quer na vida são suas maiores fraquezas que o tornam o pior mestre quando a guerra começa.
Primeiro ele luta para se manter vivo, depois ele luta para impedir que inocentes morram, e tudo isso sem ter certeza. Ele consegue agir e suas ações são terríveis. Se você acha que determinação não é importante, precisa ver a postura dele antes de entender o que precisava fazer.
Mesmo com um belo discurso, ele não consegue ter ação em conformidade com o que diz. Ele é fraco. Uma grande moral sem ação, não é nada.
Questionado em todos os momentos e por todos que o veem (amigos e inimigos), ele não consegue ser forte nem pelo próprio sonho de se tornar um heroi, mesmo tendo consciência que ele não é um com as ações atuais.
No fundo, na guerra do Santo Graal e em qualquer outro lugar, não importa pelo que se está lutando, desde que se saiba o quê é e esteja determinado a lutar por isso! Qual o objetivo: Graal, salvar inocentes, estar a salvo, outra coisa? Escolha, decida e esteja determinado a fazer o que for preciso para isso. Enquanto não houver essa determinação, as ações continuarão perdidas e estará fraco para alcançar o que quer, mesmo sonhando com isso, como Emiya Shirou.
Quer dizer que os outros não vão te questionar? Vão te questionar em todos os momentos! Sobre suas decisões, sobre suas ações, sobre o que realmente se deseja afinal. Para alguns a guerra do Santo Graal não é para ser lutada para salvar inocentes, para outros é! E tem gente que aceita, tem gente que não e acha que não deve ser feito ou deve…
E que importam os questionamentos dos outros se as ações são de quem as faz, não é, Shirou? É possível ser forte desde que a determinação guie o caminho.