Review: Given – O Filme

Haruki e Kaji

Sendo uma continuação direta do anime, Given – O Filme, tem como o foco a relação dos personagens secundários, Haruki Nakayama e Akihiko Kaji, mostrando os dramas que enfrentam, seja num relacionamento tóxico ou em um amor não correspondido.

  GIVEN – O FILME: AS HISTÓRIAS POR TRÁS DA SÉRIE

O filme aborda os sentimentos conflitantes de Akihiko por Ugetsu Murata, seu colega de quarto e ex-namorado, onde ambos estão sendo sufocados diante de uma relação tóxica, sem saber como dar um fim a essa situação.

Em paralelo a isso, Haruki mantém o seu amor por Kaji em segredo, mas diante dos acontecimentos dentro da banda,  observando a evolução de Mafuyu Sato e Ritsuka Uenoyama como um casal, acaba sentindo vontade de se abrir e confessar os seus sentimentos.

Mas, a situação não ocorre como o planejado, com Kaji considerando isso apenas como um meio de ter uma relação sexual – chegando a ter uma polêmica se houve ou não um abuso – já que o mesmo não consegue se relacionar com ninguém sem que não seja apenas para isso.

Após perceber o que tinha feito, acaba decidindo sair da casa de Ugetsu e pede para morar com Haruki, que o aceita, mesmo estando extremamente magoado. Diante disso, os dois acabam se conhecendo melhor, fazendo com que Kaji perceba o quanto a sua relação o está fazendo sofrer e desejando desesperadamente acabar isso.

apresentação da banda given
Foto: Imagem Promocional

A MÚSICA 

Assim como na série, o filme de Given gira em torno da música, mostrando na letra de Yoru Ga Akeru os sentimentos dos personagens e através de flashbacks a trajetória de cada um e fazendo com que o espectador se conecte ainda mais com a história e a melodia.

No momento em que escutam a música, Kaji e Ugetsu são tomados por uma sensação de conforto e desespero, como se por meio da canção, vissem todo o seu relacionamento e o quanto isso mudou a vida de cada um. Logo, decidem seguir por caminhos diferentes – em uma das cenas mais lindas e emocionantes da obra – mas tendo a certeza de que o amanhã será melhor.

Então, no final acompanhamos a evolução de cada um após o termino, com Akihiko se reconectando com a música novamente e Ugetsu conseguindo fazer novas amizades, já que ele mesmo acabou se privando disso para alcançar uma carreira de sucesso.

Haruki e Kaji
Foto: Imagem Promocional

CONCLUSÃO

Assim na música, o filme de Given traz uma mensagem de esperança, mostrando a linha tênue entre o fim e o recomeço, e enquanto na série isso é abordado com a aceitação do luto, essa produção expressa no amadurecimento de cada personagem, o fazendo rever as suas falhas e aceitando o apoio de outras pessoas para que consiga mudar isso.

Em todas as suas produções, as músicas de Given acabam sendo um dos seus pontos fortes, tanto com a trilha sonora feita pela banda Centimillimental como na dublagem de Shougo Yano ao interpretar a voz do vocalista. As faixas do longa estão disponíveis no Spotify e vale a pena ser conferida.

O mangá de Given está sendo publicado atualmente pela editora NewPop e tanto a série quanto o filme se encontram disponíveis na Crunchyroll.