Palavras que borbulham como refrigerante (ou Cider no you ni kotoba ga wakiagaru), filme na Netflix que fala sobre como é difícil lidar com nossos “defeitos” e amar. Um projeto de comemoração de 10 anos da produtora musical Flying Dog mostra como a adolescência é uma fase cheia de mágica e coragem para superar nossos próprios incômodos com uma trilha sonora maravilhosa.
Amigos, tem spoilers! Se não quiser ler, pode pular para o final
A história mostra duas pessoas: Cherry e Sorrisinho.
- Cerejinha (ou Cherry) Um menino que é chamado de Cherry porque seu sobrenome é Sakura. Ele escreve haikais (poemas haiku) para se expressar e odeia falar com os outros. Ele odeia tanto falar com os outros que vive de fones de ouvidos (sem música nenhuma) para evitar que os outros falem com ele.
- Sorrisinho (ou Smile) Uma instragramer famosa que faz lives sobre várias coisas fofas, inclusive em passeios no shopping. Sua marca é falar para as pessoas “Smile for me”. Só que ela tem dentes sobressalentes e está fazendo um tratamento ortodôntico com aparelho fixo, o que a deixa envergonhada e prefere viver de máscara para esconder sua boca.
Sobre a história
Por causa de uma confusão no shopping, os dois se esbarram e deixam o celular cair no chão. Smile pega o celular de Cherry sem ver e sai correndo. Quando ela percebe que o celular não é dela, junto com as irmãs ela tenta ligar para seu celular que está com Smile. E ele está com os amigos conversando sobre o celular perdido, quando a ligação acontece. E vemos como é difícil se comunicar! Ele fica com vergonha de atender, ela fica com medo de falar com ele.
Ao longo da história conforme seguem os acontecimentos, Cherry vai postando haikus. Isso é apresentado de forma sutil na narrativa, mas vai marcando os fatos que vão acontecendo entre os dois. Os acontecimentos a seguir seguem o haiku que dá nome ao filme:
Palavras que Borbulham como Refrigerante
Depois que eles conseguem trocar o celular, Smile está com as irmãs no shopping e vê Cherry trabalhando com idosos no local. Nesse momento ela descobre que ele escreve haikus e acha lindo quando ele fala o seu poema em voz alta. Dessa amizade ela começa a trabalhar com os idosos no shopping também e ambos começam a se aproximar. Ela confessa que acha lindo quando ele declama seus poemas em voz alta.
Dentro do centro de idosos o Sr Fujikawa que está procurando um disco chamado Yamazakura. Ele não consegue se expressar muito bem, a única coisa que sabemos é que ele procura um disco de vinil para se lembrar, porque ele não quer esquecer. Smile e Cherry ficam sensibilizados com essa fala e decidem ajudá-lo a encontrar esse disco para que ele possa ouvir mais uma vez. E assim eles passam a história juntos entrando na história de que disco é esse e tentam encontrá-lo.
Ao longo desse caminho, Cherry vive perguntando para Smile porque ela está de máscara. Ele descobre que ela tem vergonha de seus dentes e escreve um poema para ela falando como gosta deles. Ela lê o poema não identificado e entende que é para ela. Nisso os dois se aproximam mais e ela pergunta para ele se eles verão juntos os fogos de artíficio no festival do shopping.
Os dois contaram o que gostam um no outro, mas isso não faz ninguém mudar. Cherry continua sem declamar seus haiku, Smile fica de máscara.
Entretanto Cherry está de mudança e não poderá estar com ela nesse momento e para não chateá-la, ele diz que vão juntos. No dia seguinte o pessoal do centro de idosos se despede dele e ela descobre na hora que ele mentiu.
Antes da viagem dele, eles conseguem encontrar o disco de vinil, mas o mesmo quebra antes do Sr Fujikawa conseguir ouvir as músicas do mesmo. Só que Smile consegue achar uma outra cópia, pede para tocá-la na hora do festival e faz uma live na hora que está tocando, só para que Cherry conseguisse ouvir a música. Cherry que já estava a caminho de outra cidade desce do carro dos pais e sai correndo até o festival!
Quando chega lá, sobe na torre em que as pessoas estão dançando ao som da música, com todos olhando e com muita coragem pega o microfone e declara todos os seus haikus para Smile. Smile que viu Cherry na torre e foi correndo até a frente dela ouve tudo e tira a máscara! Tudo isso acontece enquanto os fogos de artíficio estão estourando, pois na hora que Cherry começa a declamar seus haikus, os fogos começaram.
Sobre Palavras que Borbulham como Refrigerante
Com muita delicadeza em expor as dificuldades e os sentimentos dos personagens principais, sem muito foco na história e no mistério da trama secundária, Palavras que borbulham como refrigerante tem seu enredo focado em mostrar como é difícil enfrentar as coisas que nos incomodam em nós mesmos em certas fases da vida. E como é bonito quando superamos essas dificuldades, mesmo que pelos outros.
É uma história fofa sobre a fase da adolescência e tudo que passamos quando atravessamos ela com haikus marcando as passagens da história e uma trilha sonora muito gostosa para acompanhar. Aproveitem a história.