É inegável dizer que o anime, Kimetsu no Yaiba, chegou em um patamar no mundo dos otakus de forma incrível e inigualável, ganhando uma popularidade gigantesca, principalmente no Japão. Ultrapassando até mesmo a obra, One Piece, que sempre se manteve no ranking 1 de vendas, assim vemos o quão relevante ele é. No entanto, seu efeito, no Japão, está ganhando repercussão, pois muitas famílias ou indivíduos estão gastando… até de mais com utensílios do anime, como action figure, chaveiro, posters, espadas, artes etc. Analisando então como é esse “efeito”.
O anime em si
O enredo de Kimetsu no Yaiba não é nenhuma novidade, tendo uma história simples. A época é de antigamente, onde demônios existem, logo a família de Kamado Tanjiro é aniquilada por Kibutsuji Muzan, o rei demônio, sobrando apenas Kamado Nezuko, sua irmã mais nova, mas que acaba se tornando um demônio por conta do sangue de Muzan, fazendo Tanjiro buscar ajuda, encontrando Tomioka Giyu que demonstra o quão é difícil o mundo em que vivem, assim Tanjiro treina para buscar uma cura para Nezuko.
O que deixa mais interessante o anime são os personagens que são únicos, um deles é o próprio Tanjiro, uma personalidade amigável, amável e simpática. Além de demonstrar o quão carrega os sentimentos alheios como se fossem suas, deixando o personagem muito interessante. Nem os vilões escapam, como a Lua Superior Três, Akaza, que mesmo tendo matado o Kyojuro Rengoku, sua história e personalidade são de apreciar.
Também tem a questão da animação, que foi absurda a adaptação do mangá para o anime que era inevitável ignorar ao todo, envolvendo bons personagens, mesmo com um enredo simples, ainda funciona muito bem e uma ótima abertura, composta por Lisa a música “Gurenge”.
A cultura do Consumo no Japão
Como os animes são feitos no Japão, é claro que terá muitos produtos sobre, sendo desde um chaveiro até uma action figure, vemos muitos vídeos de japoneses consumindo produtos de suas obras favoritas. E é aqui que entra o “efeito Kimetsu no Yaiba”, como o anime ficou popularmente conhecido no mundo todo, mas no Japão teve um efeito gritante, que os telespectadores começaram a consumir produtos do anime até de mais, saiu um artigo recente no blog Você Sabia Anime que mostra o quão a população japonesa está comprando sem limites, virando até pauta de programas japoneses, levando a televisão, o quão o Kimetsu no Yaiba está presente nas casas. Assim o termo “Kimetsu Binbo” ganhou popularidade no Twitter por significar “Pobreza de Kimetsu”, dizendo o quão estão gastando com cosméticos do anime. No entanto, na época de SAO (Sword Art Online) quase foi a mesma coisa com Kimetsu, abalou o mundo otaku, tendo uma popularidade gigante desde aquela época até hoje, na qual não houve tanta preocupação sobre produtos do anime.
O Hobbie Otaku
Vemos que é um problema esse “efeito” que os animes apresentam, como foi o caso de Kimetsu no Yaiba, mas se for pensar, existem muitos animes que aproveitam de sua popularidade para vender, e não digo que está errado, diria que é até o certo atender as tendências do público. O problema em si também não é nem as crianças, que quem compra são os pais, então deve se olhar o quão é relevante consumir tais produtos, como uma action figure.
Assim como todo hobbie, você sempre irá gastar, não importa que seja otaku, geek, gamer, esporte, eletrônicos etc. Sempre terá um ramo que irá se esforçar mais para se satisfazer com tal consumo.