Nostalgia: Go Speed Racer, Go !

speedCapa

Antes de Cavaleiros do Zodíaco ou Dragon Ball, se tornarem referência de sucesso dos animes aqui pros lados ocidentais, existe um anime que, definitivamente, abriu as fronteiras da cultura japonesa em nossas vidas. E não, não estou falando de Astro Boy, mas sim de Speed Racer.

Sim, hoje bateu a nostalgia por isso gostaria de relembrar dos tempos de infância, quando não tinha tantas responsabilidades e passava horas em frente à TV assistindo quase tudo que era exibido.

Pra quem nasceu nos anos 90, ou antes, com certeza já ouviu falar ou até mesmo assistiu o anime. Mesmo ele sendo bem antigo foi reprisado várias vezes nas redes abertas.

SOBRE SPEED 

Narra a história do jovem e extremamente habilidoso no volante, Go Mifune ou Speed Racer como foi traduzido pelos americanos, de 18 anos que dirige o March 5 criado pelo seu pai Daisuke Mifune ( Pops Racer ), um ex- campeão de luta livre, atualmente mecânico e projetista de motores. Ele, por sua vez, inicialmente é contra a ideia de Speed correr, pois alega que ele não está pronto para pilotar profissionalmente.

Seu veículo é a March 5, modelo equipado e preparado para as mais inusitadas corridas e conta com diversos acessórios desenvolvidos com ajuda do mecânico e amigo Sabu (Saprky), contra os golpes dos adversários durante a corrida. Por ter forte senso de justiça, Speed frequentemente é requisitado pela Interpol, uma espécie de agência secreta onde sempre o ajuda a combater os crimes.

SECUNDÁRIOS E IMPORTANTES

E é claro, não podemos nos esquecer do alívio cômico da animação: seu irmão mais novo Kurio Mifune (Gorducho) e o macaco de estimação Sanpei (Zequinha ou Chim Chim ), que sempre o acompanhava durante as corridas no porta-malas. Exatamente, no porta-malas. Michi Shimura (Trixie), é a namorada de Speed, filha do presidente de uma companhia de aviação (detalhe mencionado somente no mangá), que acompanha as corridas em um helicóptero, dando dicas a Speed.

speed2

E POR FALAR EM TRIXIE 

Não é novidade para ninguém colocar as personagens femininas em posição de vulnerabilidade, a posto de estarem indefesa e à disposição do seu “príncipe encantado” para salvar. Principalmente falando em tempos de Speed Racer. Existem várias provas disso e não somente nas animações japonesas. Porém, Trixie é diferente. Além de pilotar helicópteros, é habilidosa em momentos que necessitam de força física e não se deixa levar pelas ameaças dos inimigos  ou implorar por libertação. Longe disso, ela chega a dar bronca neles e nem sempre espera ser resgatada. Até mesmo em algumas ocasiões, Trixie foi quem salvou seu amado namorado e outros personagens masculinos.

speed3

QUEM ESTÁ POR TRÁS DE SPEED RACER 

O sucesso Speed Racer nasceu originalmente do mangá escrito e ilustrado por Tatsuo Yoshida. O nome original da obra é March Go Go Go, porém o pessoal ocidental conhece por Speed por causa da tradução americana. Tatsuo já escrevia outra história semelhante, Pilot Ace, que serviu de base para vida aos personagens que conhecemos atualmente. Porém, não foi só isso, Tatsuo era fã dos filmes estrelado por Elvis Presley (característica visível no protagonista) e de James Bound. No geral, Speed Racer tem rastros dos filmes como, por exemplo,  Viva Las Vegas e 007 contra Goldfinger.

O mangá foi publicado em 2 volumes entre junho de 1966 e maio de 1968. Logo no ano seguinte Speed ganhou sua versão animada, com 52 episódios, que por sua vez teve várias reprises entre as décadas de 80, 90 e 00. Já no Brasil a Conrad foi a primeira responsável por dar essa alegria aos brasileiros, e em 2009 a New Pop , publicou em 2 volumes também, assim como o original japonês.

speedmanga
New Pop

O MISTERIOSO CORREDOR X 

Ao contrário do que pareça, o Corredor X (Fukumen Racer, Racer X) é tão famoso quanto Speed. Ele, na verdade, é seu irmão mais velho Kenichi Mifune (Rex Racer) que fugiu de casa, após uma séria discussão com seu pai por causa de um grave acidente onde escapou ileso. Após o ocorrido, seu pai o proibiu de pilotar e inconformado  decidiu nunca mais voltar para casa.

Embora a desavença com o seu pai, Rex vive às sombras de Speed, e sempre quando pode o auxilia  nas batalhas contra os inimigos. Tão capaz quanto seu irmão, ele parece não se importar com o prêmio das disputas, talvez ele se inscreva para ficar mais perto dele e o proteger quando for necessário. Por isso também, o vê como seu maior rival.

speed4

CURIOSIDADES

 1- O título original é na verdade um trocadilho com a palavra “ Go” em inglês, que significa “ir” e em japonês o número 5, taí a explicação da letra estampada em sua camiseta e número do seu carro. Já “Maha”, é como os japoneses pronunciam “mach”, que é a unidade de medida da velocidade do som.

2- O nome Go Mifune é, nada mais nada menos, que uma singela homenagem ao consagrado ator japonês Toshirô Mifune, famoso por vários longas como Rashomon.

3- É o primeiro anime sobre automobilismo .

Só pra matar saudade:

Honestamente, gostaria de ver uma nova versão trazendo as novas tecnologias dessa geração, como foi feito com o Digimon Adventure. Enquanto nem sinal disso acontecer, bora aproveitar os episódios antigos mesmo!

Go Speed Racer, Go Speed Racer, Go Speed Racer, Go ! ♫