Nem sempre gostamos de bons animes

Em muitas discussões há aqueles que insistem em dizer que X animes ou Y mangás são os melhores já feitos, ou que os mesmos são ruins. Na maioria desses casos as pessoas levam em consideração o quão aquela obra lhe agradou e sua popularidade, um terrível engano.

Muitas séries fazem sucesso não por suas qualidades, mas sim por conseguir entregar ao publico algo que eles desejam ou que esteja em falta no mercado, em muitos casos essa entrega se resume a apenas a esse ponto forte, ignorando muito outros aspectos básicos para a produção e desenvolvimento de uma boa trama.

Isso não ocorre apenas no mundo otaku, basta ver quais filmes fazem mais sucesso de bilheteria e quais são indicados ao Oscar, normalmente os nomes não batem.

Em 2017 o anime mais comentado foi Dragon Ball Super, e ainda sim o anime que venceu boa parte das premiações de melhor anime foi Made In Abyss, em resumo a melhor animação foi dada a uma obra no qual não se havia hype algum.

Resultado de imagem para Made in abyss awards

As cenas de lutas em séries de ação normalmente conseguem fazer com que o espectador ignore diversas incoerências criadas ao longo da mesma, o próprio Dragon Ball Super faz com que seus fãs fiquem eufóricos com uma nova transformação, mesmo que isso não seja uma novidade e que todo contexto não se encaixe.

Há também aqueles animes que possuem 70% ou mais de seus episódios pouco produtivos, mas que, por causa de um final diferenciado conseguem ganhar um destaque e um reconhecimento que não deveria ser dado, afinal 3 episódios bons não deveriam salvar 9 ruins, uma questão de média. Qualquer tipo de anime ou drama tem a obrigação de entregar bons episódios inicias, não necessariamente acelerar um arco, mas sim conseguir entreter o espectador para que assim possa ser desenvolvido o enredo.

Acredito que os três pontos críticos ditam a qualidade de uma série são:

Enredo, é básico que a obra tenha coerência em seus fatos e eventos, um linha de raciocínio não previsível e que consiga causar uma simpatia.

Bons personagens, são necessários personagens carismáticos para que o leitor ou espectador consiga se importar, caso isto não ocorra os eventos se tornam pouco interessantes e impactantes.

Ritmo, é necessário que o autor, diretor, roteirista e qualquer outra pessoa envolvida em uma obra seja capaz de administrar a velocidade dos eventos, um ritmo acelerado causa confusão, um lento desinteresse.

Especificamente em animes também é necessária ao menos uma animação e trilha sonora mediana acompanhando os tópicos acima, uma má execução dos itens acima falha em transmitir ao espectador as emoções e expressões que a série objetiva.

Aku no Hana mostra como uma animação ruim pode prejudicar a experiência

É bom deixar claro que não sou critico a aqueles que gostam de animes tecnicamente ruins, até porque mesmo eu tenho uma lista de animes que gosto, mas sim rejeito o credo que popularidade é sinônimo de qualidade, não é.

E para você? Oque mais importa em um bom anime? Comente aqui abaixo, sempre lembrando que ESTE TEXTO REPRESENTA APENAS A MINHA OPINIÃO e que todos são livres para discordar e discutir o tema em alto nível.