Se você chegou até este texto é muito provável que esteja interessado em conhecer mais sobre os animes de esporte ou um pouco dos muitos animes de beisebol que temos no nosso acervo. Caso este tenha sido o caso, chegou ao lugar certo, pois nesta matéria discutiremos os pontos positivos, negativos, suas semelhanças e diferenças para que possa decidir o que encaixará melhor dentro das características que anda buscando — Eu sou o Vulpixs e me acompanhem neste Strike Out!
Esporte sempre foi um dos meus gêneros favoritos de animes. Eles conseguem me trazer para fora o sentimento de ansiedade pela adrenalina vivida dentro dos jogos e claro que com o beisebol não seria diferente. Particularmente não tenho apego nenhum ao beisebol jogado na vida real, porém alguns destes animes trabalham de uma forma muito dinâmica, inteligente e prazeroso que mesmo sem nem conhecer as regras de princípio, você acaba imerso.
Ao ter assistido alguns animes de beisebol como Major, One Outs, Ace of Diamond, Gurazeni, Touch, Cross Game e entre outros; nestes últimos meses me peguei pensando em quais destes cobriria com maior êxito as características do esporte e com uma um roteiro muito bem trabalhado. E recentemente cheguei a conclusão de que Major e Ace of Diamond seriam os melhores exemplos para alguém que quer conhecer mais do esporte, além de ter uma experiência impar.
Por um lado temos Major, anime de 2004 e com 6 temporadas de 25 episódios cada uma, totalizando 150 episódios e com a história concluída em 3 OVA’s posteriores da série televisionada — Major conta a história do pequeno Honda Goro, filho do jogador profissional Honda Shigeharu que atua na liga profissional de beisebol japonês pelo time Yokohama Blue Ocean. Desde tão cedo o nosso protagonista aspira a se tornar um grande jogador deste esporte e sonha para que um dia possa jogar lado a lado do seu maior ídolo, ninguém menos que seu pai, Honda Shigeharu. Além de perseguir o ardoso caminho até o topo da liga profissional americana de beisebol , mais conhecido como MLB – Major League Baseball.
Um pouco distante, 9 anos depois, em 2013 tivemos a estreia de Ace of Diamond. Este vinha em uma estrutura que estava tomando forma para os animes de esporte, em trazer foco nos alunos do ensino médio com as atividades esportivas em clubes extracurriculares. Até então, o anime já teve 3 temporadas animadas e um total de 178 episódios, apenas contando a carreira do nosso protagonista Sawamura Eijun (que faz referência ao Sawamura Eiji, jogador profissional que atuou na liga japonesa no ano de 1936) no tão almejado Koshien (estádio que ocorrem os campeonatos de nível nacional das escolas de 2º grau no Japão) após ser convidado para jogar em uma das escolas de Tóquio com o maior nível de beisebol japonês, porém sem um arremessador em potencial para carregar este time nas costas.
Olhando apenas por este breve resumo dos dois animes, claramente que a premissa de Major foi trago com mais detalhes para este texto e digo que foi proposital. Embora ambos tenham o beisebol como núcleo do seu enredo, Major e Ace of Diamond trabalham a modelagem da sua história de um jeito mais diferente do que pode se imaginar à primeira vista.
Antes de entrar nas diferenças, é importante frisar a escolha destes dois títulos para o tema de hoje já que alguns outros como o próprio One Outs poderia ter entrado nesta lista para fazer uma briga de 3 nomes. Porém, mesmo que One Outs seja obviamente focado no beisebol, este não é o seu foco principal já que o esporte neste anime é usado apenas como uma desculpa para mostrar algo muito maior, que é o Mind Game (Jogo de Mente) por trás das apostas que não são ligadas diretamente ao esporte. Portante, me absterei de enquadrar One Outs dentro das características que for citado em parágrafos posteriores — E não entendam errado, pessoal. One Outs é um ótimo anime de beisebol que também merece a sua atenção.
Agora sim para as escolhas dos dois que já fora tanto citado aqui em cima, Ace of Diamond e Major trabalham a sua história de uma forma progressista e na exploração do esporte e as influência que o mesmo traz para o resto da sua trama. Tanto um quanto o outro é trabalhado e moldado em volta de um protagonista que exerce a função de Pitcher (Arremessador), o mais importante dentro do time. E claro, assim como em sua função dentro de campo, Sawamura e Goro tendem a puxar sua história para frente, de uma maneira que você consegue achar coerência no seu desenvolvimento com relação ao roteiro apresentado.
Finalmente então para as diferenças, enquanto Ace of Diamond trabalha passo a passo e de formas detalhadas na evolução do seu protagonista, Major traz uma personalidade que assemelha muito com os arremessos do seu protagonista Goro, usando da Fast Ball (Bolas Rápidas). A maneira que o roteiro explora as experiências vividas pelo Goro é como se fossem vários highlights desde o seu momento como criança até o estrelato das ligas profissionais, já que em um total de 150 episódios já provamos do início, meio e fim, sem pontas soltas.
Não somente como uma passada rápida por pontos específicos da vida de Goro, o anime também não se preocupa 100% em mostrar todo o seu brilho nas partidas de beisebol, mas sim em sondar um “slice-of-life” que mescla muito bem com o esporte trabalhado no anime. Em Major, os jogos não trará apenas jogos que se propõe a cumprir partidas na tabela do campeonato, mas também evidenciam as consequências diretas que o rumo de uma partida ou de um campeonato pode causar na sua vida dramática e cotidiana.
E sim, Major trabalha bem o drama em volta do dia a dia dos personagens, mas deixa faltar a imersão de adrenalina em algumas partes das temporadas com partidas que poderíamos pular e que não sentiríamos falta alguma.
O roteiro tenta nos impregnar uma utopia motivacional de que mesmo sem experiência, você pode juntar 8 pessoas iniciantes no esporte e 1 gênio que este irá levá-los ao topo do campeonato. Então… Me desculpe, mas mesmo sabendo que é apenas uma história fictícia existem limites que se pode chegar e ultrapassar a barreira da ignorância. E é a partir daqui que como um Diamante refletido em cima do Monte, Ace of Diamond está lá para mostrar o puro suco extraído de um esporte como o beisebol. Passo a passo, jogo por jogo e de que o beisebol colegial japonês não é chamado de “o melhor do mundo” a toa.
Em um ritmo muito mais lento que Major, Ace of Diamond chega bem tímido e mostrando que o verdadeiro pilar central do time e o “Ás do Diamante” precisa ser lapidado com muito cuidado e aos poucos.
Quem pega Ace of Diamond para assistir depois de Major, nota nitidamente a diferença de ritmo, porém este ritmo lento se torna muito importante para um bom desenvolvimento do protagonista que é o Sawamura Eijun e do objetivo que ele quer alcançar.
Diferente de Goro em Major que é muitas das vezes traçado como um gênio e um monstro do esporte, Sawamura em Ace of Diamond é alguém bem ignorante para o esporte e que jogava na base da intuição e emoção, com uma habilidade impar, mas sem ter os fundamentos básicos do esporte. Com isto, neste longo caminho do seu primeiro ano do ensino médio temos a evolução do protagonista não exatamente como um protagonista da história que levaria o seu time a grandes patamares, e sim tentar PERMANECER e CONQUISTAR o seu espaço dentro do time. E isso só mostra o quão grande é a potência de uma das escolas mais requisitadas de Tóquio.
Enquanto em Major você anseia pelo jogo, também torcemos muito para ver as consequências geradas no pós jogo como um possível desenvolvimento também focado nos romances dos personagens desta trama e nos problemas de vidas pessoais, assim como o de um jogador em atuação. E válido lembrar que nenhum outro protagonista de esporte deve ter sofrido mais que Honda Goro para chegar aonde chegou, vendo os traumas e problemas que teve de suportar pela sua vida pessoal e profissional. — Um outro ponto a citar de Major é que a sua sequência direta “Major 2nd” está sendo animada e conta com 2 temporadas até o momento, contando agora o caminho que seu filho Daigo tomará na vida do beisebol
PORÉM!!! Se o que quer ver é jogo e mais jogo, com ótimas estratégias e entender bem o funcionamento de um beisebol de verdade, assim como fortes emoções de arrancar lágrimas do olho, opte por Ace of Diamond que não irá se arrepender também. Embora esta história não tenha sido concluído ainda, ele já nos mostrou muito e com todas as letras do porque vem forte com mais episódios que até o próprio Major. No momento atual, dificilmente algum outro anime de beisebol chegará para dar um Strike Out em Diamond no Ace.
Enfim pessoal, gostaram da aboragem da vez? Querem mais temas com comparação de títulos? Comente aqui em baixo!