Se você usa Crunchyroll ou Funimation pode ter se deparado com o título “Love Live! Nijigasaki High School Idol Club” no catálogo. Isso porque em 2022 foi lançada a segunda temporada desse anime de idols.
Não sabe se quer ver? Conheça sobre o visual da primeira temporada para decidir!
Love Live! Nijigasaki é a terceira parte da saga de Love Live! (Veja quais são os animes). Esse spin-off prometia ser diferente e conseguiu, não que tenha agradado a muitos na primeira temporada. Com toques de fofura em tons pastéis, Nijigasaki parece e não parece ser um projeto de Love Live ao mesmo tempo.
Depois de três anos do lançamento do segundo anime da franquia, o Love Live! Sunshine!!, a saga de idols escolares finalmente (ou novamente) estreou com uma nova temporada em outubro de 2020 . Trata-se de um anime com um nome gigantesco e um enredo tão fofo quanto os outros da série, o Love Live! Nijigasaki Gakuen School Idol Doukoukai.
De personagens “normais” a protagonistas!
O Love Live! Nijigasaki nasceu resgatando algumas personagens já existentes no projeto, que eram conhecidas como estudantes de cartas “N” no jogo para celular SIF – Love Live! School Idol Festival.
Ter cartas que antes ficavam apenas como “mais uma ideia” se transformando em protagonistas realmente é sensacional. Inclusive, o universo idol do jogo toma forma nesse spin-off com outras personagens de cartas “normais” aparecendo.
Logo com a primeira formação concluída, o grupo idol de Nijigasaki fez o debut no novo jogo, o SIFAS – Love Live! School Idol Festival All Stars, criando a base da história do anime. Dessa forma, é possível imaginar o anime como um universo alternativo com mudanças práticas na trama do SIFAS.
O fã de idol representado pela Yuu-chan!
Imagine que, assim como em jogos é possível interagir com as personagens, você também fosse retratada num anime. Love Live! Nijigasaki fez exatamente isso. Trouxe a Yuu-chan como protagonista, mas não como idol e sim como a amiga das idols que tanto acompanha.
Yuu-chan, ou Anata-chan, é a estrela da criação desse spin-off justamente por espelhar os fãs. Ela está lá para interagir de perto ao ser a amiga, a idealizadora e o apoio do clube de idols de maneira que não ocorreu em outras edições de Love Live.
Love Live abraça um novo estilo
Com traços simples e delicados, Love Live! Nijigasaki Academy traz a essência idol e de amizade dos animes anteriores com uma atualização muito fofa. Já no início, no primeiro episódio, é possível notar que a animação e o estilo artístico estão um pouco diferentes das outras obras de Love Live!.
Por ser um projeto à parte, não necessariamente Nijigasaki precisasse seguir todos os passos e um manual de estética de uma forma fixa. Ainda que dê para ver de longe que é Love Live!, algumas mudanças ficam perceptíveis. Exemplos são as expressões das personagens, tal como o jeito de desenhar as roupas, o fundo e a escolha de cores, que estão relativamente num outro tom.
As cores
Antes de tudo, o uso das cores nesse projeto está de parabéns. Nas cenas gerais, o anime está composto por uma paleta menos vibrante e que traz ao espectador um conforto que traduz muito bem um slice-of-life. É muito fofo e confortável de assistir!
Ouso até a dizer que nessa temporada acentuaram o uso de cores “pastéis”. Esse tipo de cor, que nós conhecemos como pastel ou candy color, é considerado mais leve. São tons que possuem pouca saturação e normalmente são associados a cores de bebês, calma, doces e neutralidade. E assim temos um toque de algodão doce para o anime.
Já em algumas apresentações somos atingidos por detalhes em tonalidades bem mais fortes. Dessa forma, quando se alia a escolha de cores ao estilo simples do traço, a troca desse cenário fica muito boa. Isso faz com que a transição do dia a dia ao momento idol, que é cheio de glamour e intenso, nos pegue de jeito.
E os cenários…
Apesar de não serem o que torna o anime fofinho em boa parte das cenas, temos que falar sobre os cenários!
O ar futurista está muito presente no anime das Nijigasaki e é bem possível que a utilização de cenários e cores azuladas ajudem muito a reforçar essa ideia. É aí que entram os grandes prédios, as tecnologias, as luzes e as janelas que rodeiam as personagens.
Nessa temporada parece que estamos assistindo idols de um colégio de rico, pois tudo parece bem amplo, metropolitano ou chique. Além disso, a maioria dessas locações gigantescas, bonitas ou até normais que aparecem é real, tanto que algumas até já foram identificadas por fãs. Assim sendo, uma curiosidade é que a escola Nijigasaki parece ter sido inspirada no Tokyo Big Sight.
Você sabe em que lugares os cenários foram inspirados?
Vale a pena, definitivamente, notar os detalhes que o anime traz nos fundos. Desse jeito, fica mais divertido encontrar easter eggs ou fazer aquele tour no Google Maps por onde as meninas estariam andando.
Mais comparações de cenários reais e do anime estão presentes em posts como esses do reddit: Para acessar clique aqui e aqui também.
Logo, Niji tem muito a oferecer e é super fofo! Caso queira assistir um anime fofinho para relaxar, aproveite para conferir Love Live Nijigasaki!