Lookism é um anime sul-coreano com uma história que mistura o mais batido clichê de bullying escolar (por conta da aparência do protagonista) com uma solução para lá de diferente. Aqui não tem essa reviravolta de plástica, exercícios ou vingança árdua louquíssima. O rapaz tem que literalmente lidar com a vida entre dois corpos.
ENREDO
Mas como assim “dois corpos”? É isso mesmo que você leu. Não se trata de um clássico de troca de corpos em que uma pessoa vai parar no corpo de outra, como Your Name (de Makoto Shinkai) ou Yamada-kun and the 7 Witches.
Em Lookism, o protagonista se vê saindo do fundo do poço até o topo do universo quando, por alguma aleatoriedade do destino, ele acorda em outro corpo. Entretanto, o corpo antigo ainda permanece dele em circunstâncias que o farão ter que lidar com a nova realidade de ser 1 em 2.
Park Hyeong-Seok é um jovem estudante do ensino médio, tem estatura baixa, é gordo e, pelas falas de seus colegas nada amigáveis, é feio. Seus dias na escola não poderiam ser piores. Dessa forma, ele arranja um jeito de mudar para outro centro de ensino e recomeçar por lá.
Hyeong-Seok não tem um tato social muito bom (provavelmente graças aos anos de bullying) e já leva na cara assim que chega em seu novo bairro. Parece que o bullying nunca vai terminar, não é? Pois é aí que algo mágico acontece.
A história é bem interessante, pois faz uma bela reflexão sobre o que a sociedade considera importante e traz toda aquela jornada de se conquistar seu sonho. No caso do protagonista, esse sonho é ser um cantor. (E vamos lembrar toda a pressão real que tem na Coreia do Sul para cima dos idols).
Mais diferenciais: a parte visual
O traço desse anime é realmente bem diferente de outros que já assisti e se não fosse pelo cgi deprimente diria que foi uma excelente surpresa. Além disso, Lookism parece em vários momentos um dorama em forma de desenho.
Senti até uma pegada de Jojo ao ver alguns homens musculosos gigantérrimos brotando no ambiente escolar.
Assim, apesar de começar com um design de personagens que deveriam ser adolescentes só que são muito mais parecidos visualmente com adultos, cada personagem tem alguma característica bem destacada e a estética é legal.
Da webtoon para o anime
Outro fator que é bom ser levado em consideração quando se fala em Lookism é que essa expressão única do anime não veio do nada. A animação da Netflix é uma adaptação da webtoon de mesmo nome que já tem mais de 400 episódios escritos. Ou seja, a guinada da primeira temporada é só uma dentre muitas que poderão acontecer se o streaming decidir adaptar até o final.
Pela primeira temporada, Lookism ainda está imerso no estereótipo de personagem feia que fica no padrão do que consideram bonito e recebe atenção. Porém fez várias aberturas para mostrar que existe uma alternativa em que as pessoas aceitariam o protagonista do jeito que ele é. Inclusive, ele mesmo passa a perceber isso enquanto leva uma vida dupla.
Ou seja, é um bom anime para passar o tempo e, sabendo a quantidade de episódios da webtoon, é bem capaz de se tornar uma saga detalhada.