Keep Your Hands Off Eizouken: A produção de um anime feita de uma forma criativa

Keep Your Hands Off Eizouken

Uma das formas mais criativas de mostrar a um espectador como funciona a produção de um anime é criar uma história, em formato de animação, onde os próprios personagens produzem um anime. Essa proposta é seguida então no anime Keep Your Hands Off Eizouken, animação que busca demonstrar como funciona o processo de uma animação feito por três garotas adolescentes colegiais. 

Keep Your Hands Off Eizouken, ou seu título em japonês, Eizouken ni wa Te wo Dasu na, é uma série de animação lançada no ano de 2019 pelo estúdio Sciencie SARU. Sua história é adaptação do mangá seinen de Sumito Owara, publicada na revista Monthly Big Comic Spirits desde 2016. A história segue três garotas do ensino médio que decidem fundar o clube “Eizoken” para conseguirem produzir animes que lhe interessem. 

Assim, Keep Your Hands Off Eizouken consegue ser um anime criativo, abordando vários temas e problemas ao se produzir um anime, ao mesmo tempo que o anime consegue envolver o espectador ao demonstrar os sonhos e motivações das personagens.  É um anime cheio de emoções, mostrando a preocupação destas personagens desde da criação dos desenhos, design de som e os estágios de uma animação. 

Um anime de ensinamentos: Como funciona uma animação?    

Seguimos então com o foco do anime em mostrar como é produzido uma animação de uma forma mais técnica, também mostrando partes da produção sonora de um anime e a parte burocrática de uma produção. Podemos fazer uma comparação com Shirobako (2014), anime também que mostra como funciona uma produção de anime. No entanto, enquanto Eizouken mostra detalhadamente os processos ao se animar uma história, Shirobako mostra como funciona uma produção de anime dentro de um estúdio, de uma forma mais geral, desde da criação do roteiro, produção, a parte da animação e as edições finais. 

Analisando brevemente a produção de uma animação, primeiramente vemos as personagens, principalmente Asakusa e Mizusaki, se preocupando com a produção do storyboard antes do fato de animarem as cenas. O storyboard traz esboços e tipos de movimentos que terão nas cenas. Podemos observar que grande parte dessa etapa é feita por Asakusa, a diretora dos projetos que são produzidos. É interessante ver que muitas vezes, mesmo que a história do anime produzido não esteja totalmente concluída, as garotas já produzem um storyboard com as ideias para otimizar o tempo.

Para comentar sobre a divisão de etapas das animadoras, entendemos que Asakusa tem mais facilidade ao desenhar cenários, assim, além de diretora, a garota faz os cenários onde, muitas vezes, tem apoio do clube de arte do colégio para a otimização de tarefas. Já Mizusaki tem mais facilidade no desenho e movimentação de personagens. Aqui, a garota precisa criar uma sequência de desenhos para criar uma movimentação fluida dos personagens. Em algumas partes, ela também tem ajuda de programas de computador para a produção de quadros que ajude na composição e sua colorização. 

Enquanto as duas personagens ficam encarregadas da parte de animação, Kanamori é encarregada da parte burocrática do projeto. A personagem faz o papel de uma produtora, fechando contratos, equipes, cuidando do orçamento e outras questões. Esse papel que Kanamori representa é bastante importante e interessante de acompanhar, porque sabemos os verdadeiros problemas que uma produção pode ter, e muitas vezes, o que dificulta uma produção audiovisual é seu cronograma e orçamento, o que é bem demonstrado em Eizouken, já que as garotas possuem um prazo pequeno para a produção de anime e um orçamento baixo.  

O desejo de cada personagem ao produzir um anime

Além de criar um espaço para demonstrar o processo de animação, Keep Your Hands Off Eizouken consegue trazer um espaço para a evolução de seus personagens. É demonstrado os motivos e desejos de Kanamori, Asakusa e Mizusaki e a importância para elas de criarem um anime, ao mesmo tempo que a relação delas vão sendo estabelecidas, criando um laço de amizade muito importante.

Podemos citar o exemplo de Mizusaki onde, em um dos episódios, é mostrado o interesse dela sobre desenhar e entender melhor o movimento das pessoas sobre algumas ações. Já Asakusa, que vive em uma cidade que tem um planejamento urbano bem interessante, gosta de explorar os locais e desenhar coisas diferentes que ela encontra. E Kanamori é bastante interessada em planejamento estratégico e financeiro e isso é mostrado desde sua infância. Assim, não é preciso criar motivações de personagens tão detalhadas, mas que seja de certa forma seja interessante e que faça sentido ao espectador para elas terem essa vontade de produzir animações. 

Assim, Keep Your Hands Off Eizouken é um anime que demonstra a importância de uma produção de anime para essas garotas, que possuem a empolgação de produzir uma história que alcance outras pessoas e também sobre os aprendizados que elas vão levar para conseguirem trabalhar nesse meio do audiovisual.  Ao mesmo tempo, é um anime que consegue trazer um ponto importante, as questões salariais dos animadores japoneses,  que muitas vezes são baixas, sendo um debate muito importante para a indústria de animes japonesa.