Hitomi Tsushiro, uma jovem que não consegue ver cores, viaja 60 anos para o passado com a magia de sua avó. O que essa jornada vai lhe ensinar?
Iroduku é extremamente lindo, principalmente no uso de cores. Os cenários, os efeitos especiais, os personagens, tudo é muito vivo. O que contrasta com a visão da protagonista, um mundo sem cores, e a transição de uma para outra é impressionante.
Vale ressaltar que o design de personagem de Iroduku é feito pela mesma pessoa que fez o design de personagem do anime de Jaku-Chara
A história de Iroduku
A Hitomi (dublada por Ishihara Kaori) chega ao passado na casa de Yuito Aoi (Chiba Shouya). Uma cena extremamente interessante, pois pela diferença temporal, a Hitomi não sabe abrir uma janela.
Ela consegue fugir sem ser vista por ele, mas ao sair pela janela, alguns amigos perto a veem. Criando uma confusão de que a namorada do Aoi estaria saindo escondida do quarto dele.
A Hitomi vem de uma família de magos. A procura da versão de 17 anos de sua avó, Kohaku Tsukishiro (Hondo Kaede) acaba na casa de seus antepassados.
O uso de magia que Iroduku faz é fenomenal. Não há uma explicação exata de como é o funcionamento e limites, mas todo o contexto mágico é muito interessante. A magia não é algo oculto, as pessoas conhecem, e compram pós mágicos de diferentes efeitos para o uso diário. E a preparação desse pó mágico é feita numa frigideira como se estivesse cozinhando algo.
Os problemas
Entretanto, o elenco de personagens não funciona tão bem num total. Digo, a Hitomi, o Aoi e a Kohaku são interessantíssimos, mas os outros quatro personagens da obra não são tão bem explorados. Dois desses 4 ainda tem mais profundidade por conta de um certo triângulo amoroso, mas só por isso também.
O enredo de Iroduku é competente, ele não se destaca tanto por si. Mas a fotografia, a direção e o aspecto visual contribuem bastante para que a história seja mais atrativa.
Por fim, há romance na obra, mas definitivamente não é um dos pontos fortes.
Iroduku está disponível oficialmente no Brasil pelo Prime Vídeo, o serviço de streaming da Amazon.