Num mundo onde pessoas ganharam poderes para lutar uma grande batalha sangrenta para tirar o tédio das fadas. InoBato conta a história de 5 jovens que não fazem a menor ideia de que isso acontece.
Sobre o que é InoBato?
Jurai Andou, o protagonista de InoBato, é um garoto com chuunibyou e fica extremamente empolgado com sua nova capacidade de produzir chamas negras. Infelizmente, para ele, elas não fazem absolutamente nada, ao contrário dos poderes de suas amigas. Além dele, o clube de literatura do qual faz parte conta com mais 3 membros e a sobrinha da professora que cuida do clube.
Uma pode parar o tempo, outra controla os 5 elementos, a presidente do clube pode reparar qualquer objeto ou ser vivo e a última pode criar qualquer coisa com a mente.
O Andou nomeou todos os poderes com a mesma quantidade de sílabas, para ter a sensação de união e por parecer maneiro.
A melhor parte de InoBato é essa união do absurdo com a rotina, apesar de tudo, eles querem viver normalmente e tem dramas cotidianos. Sendo da Trigger, a direção é perfeita para os momentos cômicos com o extraordinário e piadas tirando sarro dos personagens.
Além disso, ainda no primeiro episódio há referências a outras obras da Trigger como Kill la Kill.
Como o Andou mesmo diz, os poderes não precisam ter uma função, só precisam ser descolados. Essa característica só mostra um lado do chunni dele, mas ajuda os outros a levarem tudo de forma mais leve também.
Os bastidores de InoBato
Entretanto, desde o final do primeiro episódio, InoBato parece ter uma verdade escondida e que situações mais sérias vão aparecer. Ainda mais com a introdução do personagem Kiryuu, que observa o grupo de longe. Porém, ao interagir com o Andou, parece só mais um esquisito. O que ele é, por um tempo ele usa tapa olho pois dormiu com lente de contato colorida para simular heterocromia.
Existe toda uma história por trás, enquanto nossos protagonistas do clube vivem normalmente, o resto das pessoas luta uma literal guerra. E os protagonistas nunca descobrem sobre isso.
InoBato acertou em cheio nesse aspecto, seria muito fácil simplesmente colocar os personagens nesse contexto, quebrando a expectativa de ser apenas uma rotina. Mas é ainda melhor, pois nós que assistimos sabendo que isso existe, mas os personagens não, quebrando ainda mais essa expetativa.
Por fim, InoBato é um anime muito divertido e engraçado, e está disponível na Crunchyroll, com o nome “When Supernatural Battles Became Commonplace“.