Fofura, força e fragilidade: Do mahou shoujo para a Vida

“A vida tem dessas coisas” é o que algumas pessoas falam quando acontece uma situação complicada na nossa vida. Você segue com sua vida e, em algum momento, parece que um buraco se abre sobre seus pés. Uma situação inesperada que parece muito maior que você. Você só não estava preparado, só!

Em um mahou shoujo, a super heroína segue sua vida normalmente: é super querida, trata todos bem e tem alguma característica fofa e desastrada (que a deixa mais fofa), como a Sakura de Sakura Card Captors, Hikaru de Guerreiras Mágicas de Rayearth (ou Lucy, em português), Kassie de Super Pig, entre outras histórias. A história começa quando a vida normal muda.

Ela ganha poderes para combater inimigos e começa sua jornada de força. Ela enfrenta o que aparecer no caminho como oposição e vai se tornando cada vez mais capaz e forte. É uma jornada em que a responsabilidade é levada a sério, a situação acontece e é resolvida com o que ela pode fazer, a força e coragem que ela tiver ali na hora… e assim o bicho pega!

Não importa quantas vezes já tenha enfretado algo ou alguém, não fica mais fácil! Não é como se ela não pudesse resolver: ela já sabe que tem força para resolver, ela sabe que precisa resolver, mas… falta aquela coragem, o medo bate e ela se depara como é aterrorizante, complicado, assustador! Dá vontade de ficar no canto, de não querer, de encolher e chorar! Rezando para alguém resolver! Haja coragem!

E nem sempre tem alguém do lado para ajudar. Os episódios mais incríveis são os que ela enfrenta tudo sozinha mesmo. Nem o companheiro de apoio está do lado. Ela fica triste, chora, não consegue resolver de primeira e nem tem coragem para pensar em como resolver. Senta, se encolhe ou vaga sem rumo, sem resolver. Depois que se acalma, foca na situação, consegue encontrar força e coragem em si mesma para lutar e sair da situação.

Assim como os momentos que você não quer passar na vida. Situações em que falta coragem, não dá vontade nem de olhar! Vai empurrando, fingindo que não vê ou ficando bravo sem resolver… Então você para, se concentra, encontra forças dentro de você e dá um jeito de resolver o que está te causando temores.

Quantas vezes não foi assim? Você está seguindo e DO NADA acontece algo que parece muito maior do que você para resolver. Muitas vezes a responsabilidade (outras coisas também) faz com que a gente passe por várias coisas que requerem alguma ação nossa. A gente já enfrentou tanta coisa, e mesmo assim tem coisa que assusta a gente!

Não é sempre que dá para enfrentar algo de cara, dá medo, dá vontade de parar. A gente olha pro desafio e corre, chora, pensa em nem resolver, enrola o tanto que dá! Até que (às vezes por uma bronca) a gente encara o desafio e resolve. A parte ruim passa, ficamos mais fortes. Dá para aprender com elas também, para, chora, levanta – respira fundo – e mesmo com medo vai e resolve! A vida tem dessas coisas.