O dia das crianças pode ter passado, mas nunca é tarde para indicar ou relembrar aqueles animes que nos fazem voltar no tempo em que compartilharmos as nossas aventuras, os personagens, em que colecionávamos brinquedos ou com figurinhas; e brincávamos de faz de conta ao imitar ou interagir com algum personagem querido. Por isso separei algumas animações japonesas que te farão sentir um gostinho de infância e para a criançada de hoje conhecer estas incríveis obras que fizeram parte da infância de muita gente.
Pokémon
Começamos a lista com Pokémon (1997). A animação serve tanto para o seu antigo público e fãs da obra, quanto para a criançada que está começando a acompanhar a nova jornada de Ash e seu amigo Pikachu. Desde o início do anime a história mantém o seu propósito (Ash em busca de seu objetivo de ser um mestre Pokémon) então você não precisa se preocupar tanto em ver tudo desde o início. Mas te recomendo ver pelo menos os primeiros episódios do anime e o primeiro episódio da temporada atual tanto para conhecer o melhor Ash, como para entender um pouco sobre o passado de seu inseparável companheiro de jornada, Pikachu.
1º abertura de Pokémon (1997).
Falando da primeira temporada de Pokémon, vocês lembram do rap que tocava no final? A música era muito legal, nos fazia querer cantar e contar todos os 150 pokémon juntos. Por isso, trouxe ela para vocês ouvirem. Não encontrei em português mas irei deixar disponível a versão original, no link abaixo.
Pokérap – Encerramento de Pokémon (1997).
Curiosidades:
- Pokémon não começou como anime ou como mangá e sim como um jogo o qual foi lançado para o Gameboy em 1996;
- O protagonista do jogo se chamava Red e ele ganhou um anime em 2013 chamado Pokémon Origins. Ele teve um total de 4 episódios e apesar de sua curta exibição ele cobria bem o arco da região de Kanto e também se foi bem recebido pelo público.
Hamtaro
Hamtaro, vem aí!!! Que tal assistir um anime cheio de roedores pequeninos, fofinhos… e que são bastante unidos e traquinos? Hamtaro (1997) é pura fofurice, que trata de amizade verdadeira, cuidado/proteção e altas aventuras. Conta sobre um hamster de estimação de uma garota de 10 anos, chamada Laura. Acompanhado de seus amigos, ele sempre está disposto a brincar e se envolver em confusões para ajudar a sua querida dona e amiga.
Para quem quer relembrar as travessuras desta turminha, a primeira temporada da animação está disponível no YouTube em sua versão dublada, clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=B_4y1oBMM2Y&list=PLFjPGRTkXYMKUgiaUg2PrLl3v24NGJ-X9
Dragon Ball
“Vamos conquistar, as esferas do dragão…” Quem lembra a letra desta música, sabe que estou cantando a abertura brasileira de Dragon Ball (1986), sendo produzida pela Toei Animation.
Abertura de Dragon Ball (1986).
Em Dragon Ball, acompanhamos a jornada de Son Goku quando ainda era apenas uma criança, até se tornar adulto. O garoto tinha uma cauda de macaco e vivia na Montanha Paozu. Após conhecer Bulma, ele passa a viver diversas aventuras em busca das esferas do dragão, participando de torneios de artes marciais, conhecendo amigos como Kuririn, passando por treinamentos para se tornar mais forte e por cômicas aventuras, além de enfrentar vilões bem cruéis.
Sakura Card Captor
“Chave que guarda o poder das Trevas! Mostre seus verdadeiros poderes sobre nós e ofereça-os à valente Sakura que aceitou essa missão! LIBERTE-SE”… Iniciando com este incrível bordão, o próximo anime da nossa listinha é Sakura Card Captor (1998). O Shoujo que esteve presente na infância de muitas garotas e também dos garotos.
Momento em que Sakura utiliza o seu famoso bordão para capturar uma carta- Sakura Card captor (1998).
A história do anime conta sobre as aventuras de Sakura Kinomoto, uma garota de 10 anos que vê a sua vida mudar ao encontrar um misterioso livro no escritório de seu pai. Ao abri-lo ela acaba encontrando um conjunto de cartas mágicas, chamadas de Cartas Clow, que são despertadas e espalhadas pela sua cidade. Agora, com a ajuda de sua melhor amiga Tomoyo e do guardião das cartas Kerberos, Sakura terá que reunir todas as cartas antes que elas tragam problemas à cidade e para as pessoas que ama.
Abertura de Sakura Card Captor (1998).
Recentemente, o anime ganhou uma continuação com 22 episódios, nomeado como Cardcaptor Sakura: Clear Card, que pode ser assistida na Crunchyroll.
Doraemon
Dessa lista, se tem um anime o qual vocês talvez não conheçam seja Doraemon. As aventuras do robô gatinho azul e seus amiguinhos pode não ter sido trazida para o Brasil oficialmente, porém ela é especial e bem representativa à infância no Japão e a relação que o anime tem com uma fase tão importante como a infância. Além de entreter as crianças, Doraemon também passa para elas lições valiosas com as suas historinhas, sejam elas passadas através de seus episódios e filmes.
Opening 1 de Doreamon (1973).
Curiosidade: Doreamon é um anime que tem mais de 2400 episódios (se contarmos todos os seus 03 lançamentos/exibições na tv sendo os períodos de exibição de 1973 – 1973, 1979 – 2005 e 2005 – atual) e além de também ter inúmeros filmes, OVAs e especiais produzidos em diversas épocas.
Bônus:
Meu Amigo Totoro
Tem coisa melhor do que explorar a imaginação e a amizade? Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro) é um longa metragem de fantasia, produzida pelo Estúdio Ghibli, que estreou em 1995 no Brasil.
A animação conta sobre a amizade de duas irmãs e um “animalzinho” grande, fofo, simpático, mas um tanto inusitado. Com a mãe doente em um hospital e seu pai dividindo o tempo com as suas aulas ou cuidando da esposa, a jovem Mei acaba encontrando uma passagem que a leva para uma floresta. Na floresta, ela encontra um espírito lendário, conhecido como Totoro.
Cheio de mistério, amizade, imaginação e muita inocência, tenho certeza que esta obra irá trazer muitos aprendizados, além de encantar as criançada e especialmente aos adultos que pararem para ver a pureza e lembrarem dos bons momentos. O filme encontra-se disponível na Netflix.
As Aventuras do Pequeno Príncipe
As Aventuras do Pequeno Príncipe (1978 – 1979) é não é um anime de adaptação direta do livro de Antoine de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe) e sim uma obra baseada no conto feito pelo autor e o resultado que tivemos foi um anime calmo e bonito, com um personagem de coração puro ajudando a cada episódio pessoas diferentes a superarem as suas dificuldades e alcançarem os seus sonhos. No anime o personagem, assim como no livro, viaja entre diversos planetas, porém bastante do que se vê no anime é inédito e a forma através do qual o nosso Pequeno Príncipe viaja também é e também nos surpreende de certa forma. Afinal não é todo dia que se vê um garotinho vindo do espaço, pegando carona em um cometa o segurando com uma rede de caçar borboletas.
Gracinhas à parte, em comparação ao livro o teor do anime é mais leve, porém a pureza do personagem e o tipo de mensagem que se deseja passar seguem em linhas muito próximas. Recomendo a você, independente de idade e de ter lido ou não ao livro, a procurar dar uma chance para esta obra.
Quem quiser assistir a esta encantadora história, relembrar a infância e sentir uma sensação gostosa ao ver O Pequeno Príncipe em formato de anime, ela se encontra disponível na versão dublada, clicando aqui:
E aí? Qual desses animes te fizeram voltar no tempo ou querer assisti-los novamente? Coloca nos comentários. Lembre-se, não deixe a criança interior que há dentro de você desaparecer. Sempre é bom brincar, imaginar, sonhar, amar, fazer amizades, demonstrar os seus sentimentos mais puros, se divertir e relembrar momentos que foram importantes para você.
Obrigada pela leitura e nos vemos em breve!