Doukyuusei: O BL dos BL’s ?

CAPA

O gênero BL (Boy ‘s Love )  ganha popularidade cada vez mais entre os leitores brasileiros. Prova disso  é o aumento das publicações de mangás desse estilo entre as editoras, apostando que terá o mesmo ritmo de consumo assim como os demais que já estão acostumados. Exemplo são os títulos da New Pop, só neste ano foram 9 títulos publicados!

Então vamos conversar sobre uma das representação mais incríveis do gênero:  Doukyuusei (Classmate).

class1

O UNIVERSO AO SEU REDOR

Doukyuusei, conta a história da trajetória de romance entre dois garotos do ensino médio: Hikaru Kusakabe e Rihito Sajou. Tão diferentes que o ditado que “os opostos se atraem” pode ser verdade. Enquanto um é visto como “delinquente” o outro é extremamente reservado.  Os dois estudam na mesma classe, mas o interesse surgiu de fato a partir das aulas de música, quando Kusakabe notou que Sajou não era tão bom com as partituras quanto com o resto das disciplinas.

Vendo que pode ajudar o colega a melhorar esse lado artístico, ele o convida para ensaios particulares. Dali em diante naturalmente se apaixonam um pelo outro.

class 2.Escrito e ilustrado por Asumiko Nakamura, em 2006 na revista Ópera e logo ganhou sequência: Sotsu Gyo Sei – Winter, Sotsu Gyo Sei – Spring, Sora e Hara , OB , Blanc e Futarigurashi. Em 2016 a A-1 Pictures animou a primeira série da coletânea.

BARREIRAS E DIFICULDADES

Ao contrário de títulos que exageram no estereótipo sobre os relacionamentos entre garotos, Doukyuusei mostra as dificuldades vividas entre eles devido a pouca experiência no ramo. Por serem adolescentes, o anime reforça sobre como eles irão lidar com as situações de autoaceitação, inseguranças em relação na escolha da companhia amorosa sobretudo pela rejeição dos amigos ao saberem da realidade, e também sobre como lidar com a avalanche de novos sentimentos e decisões futuras.

Embora Kusakabe não se canse em demonstrar seus sentimentos, as primeiras vezes quando é questionado pelos colegas de classe, ele tenta desviar o assunto de alguma forma. Dando a impressão que não se importava ou que simplesmente era um passatempo durante aquele período de estudos e nunca iria avançar o estágio do relacionamento. Porém, o cenário mudou completamente quando ele soube da decisão de Sajou de frequentar a universidade numa cidade distante.

class3

O fato de pensar que está prestes a perder Sajou de uma vez por todas, fez Kusakabe despertasse e repensasse no relacionamento no início da fase adulta. Além disso, a mudança nítida do posicionamento a respeito deles, já que era tão popular entre as garotas. Já Sajou, por mais tímido que fosse sempre demonstrou certeza com os seus sentimentos, mas nunca confortável para expor, aos poucos ele finalmente consegue se entregar criando mais intimidade entre o casal.

Durante o anime, o respeito e confiança cresce entre ambos, servido como base no relacionamento independente do que aconteça. Tanto que eles ficam mais à vontade ao demonstrar carinho em público, principalmente por Sajou.

class5
” Você é meu número um”

VALE A PENA ?

Com certeza! Essa não é a primeira e nem a última vez que vejo. É um filme curto de 1 hora que combina uma ótima animação que a A-1 Pictures não deixou a desejar. Esse, sem dúvidas, é um dos mangás que eu gostaria de ter na minha estante. Enquanto isso não acontece crio a expectativa na adaptação do restante da história.

De modo geral  Doukyuusei é semelhante a Given, tanto pela faixa etária dos protagonistas quanto pela fluidez da história, e também por um deles ser integrante de uma banda. Então dizer qual o melhor, é um grande desafio. Enfim. Mais um anime para encher o coração de alegria.