Digimon é um anime que marca sempre quando é exibido. Não é por acaso que existem tantas versões e remakes. Esse anime nos apresenta muitas coisas parecidas com a nossa vida: como estar entre amigos nos fortalece (especialmente frente às adversidades de parar numa terra desconhecida), que cada pessoa carrega em si uma característica única que a torna quem ela é e que todo mundo tem um parceiro com quem pode contar. É sobre esse último ponto que quero falar hoje.
Quando as crianças chegam no Digimundo e estão andando perdidas, elas se encontram com os Digimons. Talvez por afinidade, cada digimon fica junto de uma criança e assim começa uma jornada de parceria. Uma criança com o seu melhor e o digimon usando suas energias para que ambos vivam e cresçam juntos.
Essa parceria funciona bem quando um confia no outro. Essa parte faz toda a diferença. Quando um digimon não acredita na sua criança, ele não consegue progredir e perde força nas batalhas. Quando uma criança não confia no seu digimon, ela fica assustada demais para ir enfrente.
Um só se completa com o outro.
Um só se completa com o outro. A harmonia e confiança que existe entre eles permite que coisas extraordinárias aconteçam, por exemplo, cada digievolução. Em cada batalha eles se tornam mais fortes e um dos motivos é pela parceria também estar mais forte. É uma retroalimentação: quanto mais forte a parceria, mais eles passam por situações que os desafiam, os deixam mais forte e por isso confiam mais um no outro.
É claro que cada um tem seus problemas para enfrentar. Ao longo do caminho existem dificuldades, aparece o medo e surgem complicações que não se sabe como lidar. Pode ser que apareça uma lembrança bem ruim que atrapalhe o dia, pode ser que fique alguém acabe ficando doente e precise correr para achar um remédio. Não importa qual seja o caso, a relação de parceria faz com que um esteja ali para o outro, ajudando a superar os problemas e encontrando cada vez mais apoio quando é necessário.
Ao longo dessa jornada aprendemos que quanto mais forte é o elo entre eles, mais força cada um tem. Isso acontece porque eles acreditam um na força do outro e isso reforça a confiança deles mesmos. Quando os digimons batalham entre si, eles não estão sozinhos. Existe alguém junto, que dá força e confia totalmente que seu digimon pode protegê-lo. Assim como cada Digimon que luta junto a sua criança acredita que essa criança estará ao seu lado lhe dando toda a energia e vibrando junto quando necessário.
Um apóia o outro e assim eles sentem a alegria de viverem juntos uma parceria que qualquer pessoa deseja que dure para sempre.