Desvendando a indústria – Storyboard

Olá leitores do NSV – Mundo Geek! meu nome é Pedro, e durante as próximas semanas eu irei falar mais um pouco sobre a indústria da animação. Essa semana, iremos tratar sobre o Storyboard de um anime, tal como sua função, importância e também o responsável pelo trabalho.

O Storyboard é um documento desenhado em um papel A4 que é feito através de desenhos e descrições, e sua função é passar a visão e a forma como o diretor quer que o anime prossiga. Geralmente, um Storyboard tem as seguintes descrições:

  • Ângulo da câmera
  • Efeitos especiais
  • Quantidade de quadros (Frames)
  • Organização da cena
  • Tempo dos diálogos

Além de todas essas descrições que ajudam na construção de um bom Storyboard, também há outros elementos que irão ter em quase todos eles, estes elementos são:

  • O esboço dos quadros
  • Número da cena (Sequência das cenas apresentadas)
  • Conteúdo: Descrição da cena, dos personagens, o que estão fazendo, etc.
  • Diálogos

Segundos necessários: Tempo necessário para cada corte de cena. Essa parte é extremamente importante, visto que cada corte de cena custa uma certa quantia e esforço, então, indicar a quantidade de tempo ainda no estágio de storyboard auxilia os animadores a não cometer nenhum erro desnecessário, assim poupando esforço e dinheiro.

Vale ressaltar que na parte de segundos necessários, cada segundo equivale a uma quantidade de 24 frames, e qualquer mudança pequena nesse número pode acabar por mudar o resultado. Então é preciso grande experiência para trabalhar na área.

Na maioria das vezes, a pessoa responsável pelo Storyboard é o próprio diretor do anime, no entanto, na maioria dos animes de temporada, mais de uma pessoa é responsável pela função. Temos como exemplo, Morio Asaka, que trabalhou como diretor em Cardcaptor Sakura e Chobits, e que auxiliou no storyboard de animes bastante conhecidos como No Game no Life e Sword Art Online. Essa divisão é feita pois um storyboard leva no máximo 3 semanas para ser feito, então, acaba sendo necessário a utilização de outras pessoas durante o processo.

Caso tenha gostado do texto, deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para sabermos o que podemos melhorar no blog. Vejo vocês semana que vem em mais um post sobre a indústria de animação.