Chio-chan: Politicamente Incorreto

Capa Oficial

Chio-chan no Tsuugakuro (Chio’s School Road) vai além de uma simples comédia para acalmar os ânimos após uma semana corrida, na verdade, ultrapassa do que é considerado bom senso. O objetivo principal era apenas detalhar os acontecimentos entre sua casa até o colégio evitando toda e qualquer situação constrangedora.

MAIS SOBRE CHIO-CHAN

O anime mostra o trajeto diário da protagonista Chio junto com os inúmeros eventos absurdos que acontecem ao longo do caminho. Chio Miyamo, garota simples, viciada em jogos de ação focada em fugir dos holofotes, planeja terminar os estudos chamando o mínimo de atenção, construindo relações medianas. Sua amiga, Manana Nonomura, pelo contrário, deseja se tornar uma das populares, julga sua amiga por passar horas jogando e sempre acompanha Chio nos perrengues.

Escrito e ilustrado por Tadataka Kawasaki, baseado no mangá lançado em 2014 sendo o anime transmitido em setembro de 2018.

O valor da amizade

POLITICAMENTE INCORRETO

Chio-chan no Tsuugakuro, está de longe preocupado com questões morais,“o valor da amizade”, ou coisas semelhantes. Longe disso, o anime mostra ironicamente uma parcela da realidade nua e crua com toques de exagero, claro. Caso quem assista não estiver acostumado com a temática, pode se sentir desconfortável se for levado 100% ao pé da letra. Então cabe a questão: quais os limites do humor? Will é prova disso?

Fato é: ver a dupla ChioMana em ação é hilário. Seja como for, o “politicamente incorreto” explora pontos sensíveis onde o resultado divide opiniões.

NA AMIZADE (NÃO) TEM LIMITES

A palavra limite passa longe do dicionário da Chio. Constantemente, ela reproduz qualquer coisa que viu nos jogos em sua querida amiga. Agora, dizer que os jogos é o estopim que justifica o comportamento insano, em alguns momentos, da protagonista, não é meu objetivo. Pois, crescemos cercados por várias influências, seja o que vimos na TV, reunião familiar, na fila do mercado e nem por isso espelhamos tudo. Existe o equilíbrio, senão seríamos uma geração de mentes corrompidas obcecados em querer conquistar o mundo.

Pensando nisso, a amizade entre elas é baseada na conveniência, convenhamos. Ou seja, o que realmente importa é se um dos lados sairá em vantagem, ignorando falas sobre “amizade verdadeira”, mesmo que no fundo exista afeto entre elas. Prova disso é quando Manana se surpreende ao ver Chio conversando com Yuki, a garota mais popular, por isso inventa histórias do interesse dela, a fim chamar sua atenção, entrar pro grupo e se tornar uma das populares. Tudo por interesse.

FÚTEIS E ÚTEIS

Os personagens secundários conseguem ser tão fúteis quanto as meninas, porém a presença deles é tão útil e marcante durante as cenas. Se todos os episódios mostrassem apenas a dupla, talvez seria cansativo. Dispensando os 24 minutos. Nesse caso é indispensável personagens tipo Andou, o rebelde que mudou o estilo de vida depois que conheceu a Chio ou senhoras que parecem estar solitárias, mas, na verdade, usa a internet da loja de conveniência só para jogar no celular e ainda ameaça hackear o sistema caso mudem a senha.

Chio-chan no Tsuugakuro é uma boa indicação para quem gosta do ritmo non-sense. Por isso não espere desenvolvimento de personagens, histórias, ou coisa do tipo.

Enfim, todos os episódios estão disponíveis na Crunhcyroll. Sobre os lançamentos dublados na plataforma, acesse aqui