Pikachu, Choque do Trovão! Centenas, milhares, inúmeras vezes a mesma ordem… Quantas vezes isso serviu para vencer? Para vencer uma liga, serviu para 1 vez em mais de 1080 episódios (1082 para ser exata). Ash é o exemplo de que vencer é o que importa.
Dedicado e sem desistir, Ash Ketchum (da cidade de Palet) vai em busca de ser um mestre pokémon e faz todo mundo duvidar da sua capacidade. Ele faz roteiros estranhos e decide passar por rotas inusitadas. Quando encontra pokemons raros (os normais também) e decide de forma respeitosa quando capturá-los ou não, mostrando que não importa quantas raridades você tem, tudo tem um momento. A experiência faz ele crescer e amadurecer, dá um baú de conhecimento inestimável. Quanto a vencer … Vencer o quê?
Para ser um mestre pokemon ele precisava (pegar todos eles!) ganhar uma liga. Desde o começo, Ash não foi o melhor especialista em batalhas e fracassou mais de uma vez quando tentou.
Comparando com a sua concorrência de aspirantes a mestre, Ash é daqueles que conhece uma gama gigante de pokemons, viu coisas incríveis que eles são capazes! Sempre sonhando em se tornar mestre pokemon, ele seguiu fazendo o que achava que devia fazer, curtindo a jornada, conhecendo mais coisas que os outros, vencendo batalhas, ganhando insignias, perdendo ligas.
Diferentes daqueles completamente focados na vitória e com um único objetivo, que normalmente são mais diretos com seus pokemon, Ash tem o objetivo de ser mestre e aproveita o caminho para chegar nele, trata quem está com ele de forma amigável, chora com as derrotas, entende que vencer é importante, mas que isso não é tudo. Não precisa ser nesse momento, se não deu ele não vai parar porque perdeu, vencer é o que importa.
O vencer dele é questionável porque vencer é ganhar a liga (ele sabe disso). Todo o caminho dele é com essa finalidade, mas ele vai bem diferente de como os outros fazem para ganhar a mesma coisa. É urgente? Ele que decide. Importa quando? Demorou mais de 20 anos… mas aconteceu e para ele foi só alegria.
Perder não é um problema quando você sabe dizer o que é importante e não desiste. Haja persistência para esperar tanto, perder e continuar mesmo assim. Nesse caminho ele passou por muita coisa, conheceu mais de pokemon e pokemon raros, mais do que muitos dos aspirantes a mestres que que competiam com ele. Criou laços e tem fortalecido coisas mais importantes do que um título. Se o que importa é vencer, ele venceu a liga depois de ter vencido o mais importante: todas as dificuldades do caminho que o colocam na frente de muito mestre por ai.