A função de uma trilha sonora
Seja em um anime, jogo, filme ou seriado, a trilha sonora é uma peça fundamental e indispensável. No mais simples que podemos dizer, a trilha sonora é uma música, e a música tem o poder de trazer os sentimentos e emoções à tona. Ela te direciona para o sentimento certo que você precisa sentir, no devido momento. Além de ter a função de trabalhar o emocional, ela também é responsável por te situar e manter dentro do ambiente da cena.
A importância de uma trilha sonora assertiva dentro do anime
Voltando mais para os animes, as vezes, uma cena animada pode ganhar força apenas com uma trilha sonora que juntado ao momento certo, ela transmite um sentimento para você e tem o poder de te impactar e causar arrepios.
Para ter uma trilha assertiva, deve-se ter muito cuidado com que tipo de ritmo você tentará dar para a cena, pois apenas com uma música errada, você pode destrui-la por completo. E não somente com as OST no meio do anime, os próprios temas de aberturas e encerramentos tem uma missão em específico. Não necessáriamente, mas os temas de abertura precisa atribuir empolgação e um meio de te conduzir à história. Já no encerramento, ele te passa o sentimento de desfecho, até por isso que muitas das vezes são colocadas músicas mais leves e carregadas de sentimentos em suas letras.
Outra também é o silêncio que por muitas das vezes, a falta de uma trilha sonora é muito importante para um momento de tensão, de suspense e principalmente de terror. Um simples som de um objeto caindo é tudo o que a cena pede.
Quando uma trilha sonora eleva o anime
Já que trabalhamos na importância de uma trilha sonora assertiva, vamos dar alguns exemplos de músicas que podem elevar e trazer empolgação. Para uma cena que pretende te causar o sentimento de “empolgação” é muito importante trabalhar no que conhecemos como ‘Fade-in” e “Fade-out“. Simplificando para a linguagem popular, é quando uma música vai subir ou descer. Com essas duas funções, a cena é muito bem controlada no momento certo que é para pegar o espectador.
Temos aqui dois animes que fazem isso muito bem. Para quem viu a 3ª temporada do anime de Haikyuu, no momento ápice e de tensão do último episódio, a música “The Battle of Concepts” traz muita força para a cena, e eu tenho certeza que qualquer um que viu Haikyuu, consegue lembrar desta trilha sonora e em qual momento ela foi tocada. Outro para citarmos aqui é o Boku no Hero Academia, com a trilha “You Say Run” carrega uma força que te diz “O Herói venceu!“.
Quando a trilha sonora é feita exatamente para o anime
Sabe quando você escuta a música e pensa “Não poderia ter uma combinação melhor senão essa que nos foi dada”? Pois é, tenho aqui comigo dois exemplos de trilhas sonoras que cabem perfeitamente com o seu anime. Primeiro, o mais popular deles, estou falando de Shingeki no Kyojin, com a música “ətˈæk 0N tάɪtn” no vocal da Mika Kobayashi e composição do grandioso Hiroyuki Sawano. Logo atrás temos toda a playlist de Eurobeat, com as músicas eletrônicas que abalam as corridas de Initial D. Este anime tem grandes títulos musicais, como: Running in the 90’s, Dejà Vú e Gas Gas Gas.
Uma trilha sonora também pode trazer melancolia
Não canso de martelar neste texto que a música tem o poder de te trazer diversos sentimentos, sendo uma delas a melancolia (tristeza) ao se envolver com a narrativa da cena proposta. Dois animes que fazem isso muito bem. Clannad, com a música “The Place Where Wishes Come True” e TODAS as trilhas sonoras de Shigatsu Wa Kimi no Uso.
Quando a trilha sonora está acima do anime
Este tópico pode ser muito de uma opinião pessoal (não que todo este texto não seja uma opinião pessoal), pois estamos trabalhando com música. E, assim como nas músicas cada um tem o seu gosto pessoal, o mesmo passa a valer para animes. Não direi que a obra em si é ruim ou algo do tipo, mas sim que ela passou a ser criticada e menosprezada por muitos, ao longo desses últimos anos. Tendo isso em mente, até essas animações que muitas vezes são taxados como “Dispensável”, tem ÓTIMAS trilhas sonoras de se arrepiar da cabeça aos pés.
Falo aqui de Sword Art Online e suas maravilhosas trilhas como “Swordland” e “Luminous Sword”. As duas são ótimas músicas para cenas de ação que combinam muito bem com o anime da vez. Outro que não podemos deixar de mencionar, são as trilhas sonoras de Fairy Tail e seus incríveis acordes de violino e vocais de ópera, principalmente na música tema do personagem Natsu Dragneel. Para finalizar este tópico, trago aqui Bios/Bioç de Hiroyuki Sawano ft. Mika Kobayashi, que dispensa comentários.
Para aplaudir de pé
Casos curiosos como uma equipe toda é montada e investida em prol de um anime em específico que nos chegam a abalar de uma forma inimaginável. Falo aqui de Cowboy Bebop sob a direção do Watanabe. Outro também que não deve ser supresa para aqueles que viram o anime é Beck. Por último e não menos importante temos a banda Girls Dead Monsters, criada apenas para compor as músicas vocais de Angel Beats. Não entende ainda porque estou listando uma banda tão pouco conhecida? Pois bem, a famosa LiSa (aberturas de SAO, NiseKoi, Kimetsu no Yaiba e Fate/Zero) surgiu desta banda. Você pode não se lembrar, mas ela deu a voz para “Ichiban no Takaramono ~ Yui. Final Version”.
Enfim pessoal, acredito que com essas músicas já tenho conseguido fazê-los lembrar dos momentos em que essas músicas foram tocadas e o quanto elas podem impactar positivamente em um anime. Dá até para montar uma bela playlist com essas músicas. Como uma pessoa que tem a música como sua paixão, sempre venho tentando explorar as diversidades que elas podem proporcionar e o que elas tem para nos passar. Eu, Vulpixs, vou ficando por aqui e até o próximo texto!