Confession Series, das música para as telas

Uma franquia de músicas feita para se sentir como num mangá shoujo enquanto escuta as canções e assiste os clipes.

Inicialmente conhecida como Confession Executive Committee, a Confession Series é uma franquia multimídia criada pelo círculo musical independente Honeyworks.

A Honeyworks existe como um círculo de Vocaloids, músicas feitas através de vozes sintetizadas por um programa, desde 2010. Mas teve seu lançamento profissional em 2014. Apesar das músicas mais populares serem versões Vocaloid, mais e mais frequentemente há a presença de cantores humanos na discografia.

HoneyWorks

A Confession Series começou com um PV em 2011, com a música “Hatsuki no Ehon”. Na época não havia um universo, mas depois de estabelecido, ela fica como terceira cronologicamente. Além disso as músicas podem ser divididas em dois grupos a “Love Series” e a “Idol Series”

A primeira com músicas que contam histórias de amor entre alguns grupos de personagens desse universo. Enquanto a segunda, como o nome diz, são músicas de idols.

Um ponto muito forte para ressaltar: a presença de dubladores famosos. Há várias músicas cantadas por nomes fortes de indústria, como: Yuki Kaji (Eren Yeager, Todoroki Shouto), Hiroshi Kamiya (Traffalgar Law, Levi Ackerman), Amamiya Sora (Ichinose Mizuhara, Aqua), ou Haruka Tomatsu (Hori Kyouko, Anjou Naruko)

Adaptações

Há 15 light novels expandindo as premissas das músicas. Sendo a parte principal fora das músicas, onde tem mais conteúdo.

Por outro lado, o que me fez conhecer a série, os filmes. E um anime de 6 episódios com o casal mais desinteressante do primeiro filme.

Natsuki e Yu de confession series

I’ve Always Liked You

A primeira adaptação animada desse universo, focada no casal Natsuki e Yu. Mas com uma presença marcante de dois outros.

Os dois são amigos de infância, ela se declara para ele fica nervosa e diz que estava apenas treinando uma confissão. Nesse meio tempo de ela descobrir uma forma de fazer a declaração de verdade, um colega de classe o Koyuki faz sua investida para conquistar a Natsuki.

O casal é enrolado? Sim. Mas faz sentido dada toda a história construída ao longo do filme. Por outro lado, o casal Mochizuki e Akari segue um ritmo fora do foco principal, mas que funciona muito bem. Única crítica a eles é que o filme se passa no terceiro ano do Ensino Médio, eles estudaram todo o EM juntos, e ele nunca tinha falado com ela antes. Meio esquisito não ter dado sequer um oi para alguém que você vê todo o dia há 3 anos.

Haruki e Miou, o último casal, o que eu mais detesto e protagonista de Our love has always been 10 centimeters apart, o anime de 6 episódios. Por que eu os detesto? Porque são o estereótipo de enrolação em anime de romance, eles tem tudo para ficar juntos, mas não estão porque sim. E pior, parece que eles só ficam juntos após a formatura por causa do encerramento do filme.

Ou seja, eu não vi o anime porque não houve incentivo para tal, eu já não gosto do casal e me dão mais 6 episódios enrolando para ficarem juntos apenas nos últimos minutos?

Dito isso, ver o filme foi uma boa experiência, ao contrário do próximo…

The Moment You Fall in Love

O primeiro que eu vi. Na época foi ok, mas depois de rever hoje foi só revoltante.

Os protagonistas aqui são Hina e Kotaro, irmãos dos outros protagonistas. O filme se situa antes, durante e momentos depois do primeiro.

Casal enrolado, que consegue enrolar no encerramento e no pós-créditos.

Um ponto legal é um aprofundamento maior no personagem do Koyuki, que no primeiro apesar de fazer parte da trama central, é subutilizado.

Os outros personagens, são ou inexistentes ou mal trabalhados. Um dos amigos do Kotaro age como um péssimo ser humano. A outra personagem feminina, no início age que nem babaca porque sim, depois melhora do nada, há flashes de coisas dela. Poderia ser uma ótima personagem, mas foi mal explorada.

Personagens de Moment you fall in love da Confession Series

Considerações finais de Confession Series

Pensar nos filmes como adaptações das músicas, deixa elas mais interessantes, por carregar essa história de forma mais rápida e lírica. Além disso, ambos os filmes as tocam algumas vezes e foram boas.

Eu recomendo o primeiro filme, passem longe do segundo, se gostarem do casal enrolado do primeiro vejam o anime. Anime esse que está disponível na Crunchyroll.

Terminando de editar o texto, descobri mais duas versões em anime. Um filme comemorativo de 10 anos que abrange o lado Idol: Kono Sekai no Tanoshimikata: Secret Story Film. Além desse, um anime lançando na temporada de Abril de 2022: To Become a Real Heroine! The Unpopular Girl and the Secret Task