05 animes nada clichês para ver com amor no dia dos namorados!

Saikano

O Dia dos Namorados: todo ano essa data chega e com ela, mais esperado que o sol da manhã, chegam as listas dos animes e mangás do gênero romance que você já sabe que vai encontrar nas redes sociais. Mas, como você pode ler no título desse meu texto, vou levantar uma questão mais “pé no chão”: afinal, será que o amor sobrevive apenas de comédias românticas e dramas colegiais?

Que tal hoje termos uma lista (a minha primeira deste blog, diga-se de passagem) de animes que nos tragam reflexões sobre o amor e sobre relacionamentos? Porque, afinal, talvez os melhores momentos junto com nossos amores sejam os rodeados das melhores conversas e trocas de ideias. Concordam?

Araburu Kisetsu no Otome-domo yo

Araburu

Esse foi um daqueles animes que eu comecei a assistir muito despretensiosamente, num Dia dos Namorados inclusive, e quando dei por mim estava refletindo sobre tudo na vida e um pouco mais.

Sinopse:
“As meninas de um clube de literatura do ensino médio fazem uma brincadeira para se conhecerem: respondendo à pergunta: “O que você quer fazer antes de morrer?” Uma das garotas diz “sexo”. Mal sabem eles, o turbilhão desencadeado por essa palavra empurra cada uma dessas meninas, com diferentes origens e personalidades, para seus próprios caminhos desajeitados, engraçados, dolorosos e emocionais em direção à idade adulta.”

É difícil lembrar de um anime que converse mais com o íntimo do autoconhecimento como esse. De uma forma maestral, Araburu traz problemáticas internas de cada personagem e expõe as consequências de todas elas na vida de cada uma. São personagens que enfrentam dificuldades em relacionamentos amorosos, convivências com outras pessoas, dúvidas com relação ao corpo, tudo num mix que se resolve e você só quer conversar com alguém sobre tudo o que aprendeu com essa obra.

Kimi Ni Todoke

Kimi Ni Todoke e o dia dos namorados

Ah Cami, mas você disse que não ia ter anime clichê nessa lista”. Aceito que você pense assim, mas garanto que você não viu esse anime como eu gostaria que você visse.

Sinopse:
“O anime conta a história de Sawako Kuronuma, uma estudante colegial apelidada de Sadako, personagem do filme “O Chamado”, devido à sua aparência e seu nome serem parecidos com a personagem do filme. Por sua aparência parecida com a da Sadako, Sawako não consegue fazer amigos, pois muitos têm medo dela. Shouta Kazehaya é um menino popular da sala da garota, e, sem nenhum motivo, Shouta começa a conversar com ela sem demonstrar medo e sem chamá-la pelo apelido, o que deixa Sawako extremamente feliz. Após fazer amizade com Shouta, a menina começa a mudar sua vida.”

Kimi ni Todoke fala muito mais sobre uma jornada de autoconhecimento do que sobre um relacionamento em si. Sawako é uma menina insegura e com muitas questões de relacionamentos com outras pessoas que ela precisa resolver, aos poucos ela vai confiando cada vez mais em si, vai se entendendo e se auto reconhecimento A trajetória da personagem é uma das aulas de autoconhecimento que eu mais gosto de conversar com quem eu amo e uma discussão importante para o dia dos namorados.

Given

Given Dia dos Namorados

Quem acompanhou animadíssimo a construção do relacionamento entre Uenoyama e Mafuyu, também deve ter percebido (ou não) as nuances que acontecem durante a obra.

Sinopse:
Uenoyama estava desanimado com as coisas que antes alegravam sua vida. Um dia ele encontra um garoto estranho em seu local de soneca, e o rapaz pede para ensina-lo a tocar. Durante as aulas Mafuyu acaba cantarolando e, ao ouvir, Uenoyama sente algo diferente e fica novamente animado, algo nele começa a brotar.

Mafuyu teve uma grande perda na vida, a do seu primeiro e grande amor. O anime é, acima de tudo sobre a reconstrução de um amor dentro do protagonista, sobre a superação e a forma que ele encontra, na música, de entender os seus próprios sentimentos sobre o seu passado e sobre o seu futuro com o seu mais novo amor.

Violet Evergarden

Violet Evergarden e o amor

Você consegue se imaginar vendo o grande amor da sua vida morrendo na sua frente? E ainda, de quebra perder os dois braços por causa de uma bomba? Pois é, Violet passou por isso.

Sinopse:
“Com o fim da guerra, Violet Evergarden precisa recomeçar sua vida. Para isso, aceita um emprego como escritora de cartas, onde poderá encontrar sua verdadeira identidade e enfrentar o seu passado.”

Violet Evergarden encontra na esperança de descobrir o significado das palavras “eu te amo, do fundo do meu coração”, a força para seguir em frente. O que, afinal, seria mais importante que essa esperança no dia dos namorados?

Saishuu-Heiki Kanojo (Saikano)

Esse anime também me surpreendeu bastante. Não por se tratar de uma história muito bem construída sobre uma guerra mundial, mas sim por, apesar do tema central, conseguir construir tão bem uma história romântica bastante madura de um casal que sabe que o fim está próximo.

Sinopse:
“O enredo inicia-se apresentando dois estudantes que recém começaram a namorar: Shuuji e Chise. Apesar de estarem desconfortáveis no início, o casal logo começa a se entender aos poucos. Porém, quando Chise voltava para casa à noite, era seguida por um grupo de homens do governo. No dia seguinte, Shuuji e alguns colegas vão até uma cidade próxima para fazerem compras quando, de repente, a cidade é atacada por dezenas e dezenas de aviões e bombas.”

Os dois carregam tantas dúvidas e tantas preocupações nos ombros que é difícil criarem um relacionamento em que nenhum dos dois se machuque. E o fato de Chise estar perdendo aos poucos a sua própria humanidade, tornando-se cada vez mais máquina do que garota, torna tudo infinitamente mais difícil. Saikano é sobre superar situações difíceis, mas com companheirismo e muito amor.

Essa lista não é, de longe a mais romântica que você verá no dia dos namorados, mas eu garanto que vai arrancar boas discussões com quem você quer ter aqueles momentos de conversa que, às vezes entram pela noite e tornam aquele dia muito inesquecível e você, ainda mais apaixonado.