Com os direitos da franquia de volta as mãos dos produtores da SNK (agora, SNK Playmore), 2003 chegou com seu novo The King Of Fighters, este arco foi marcado por uma recepção mediana, maior intervalo entre os jogos, e um novo protagonista, o mais controverso até então e certamente o que mais divide opiniões entre os fans da série, chegou a hora de falar sobre o ultimo arco concluido de KOF até este momento, o polêmico arco de Ash.
Em 2003 as equipes dos torneios voltaram a ser formadas por trios, e com isso tivemos mais mudanças de equipes, Iori Yagami e Kyo Kusanagi estão sozinhos, no time Fatal Fury, Andy sai e deixa Tizoc em seu lugar (os fans mais antigos podem se lembrar dele de Fatal Fury Mark Of The wolves, e os mais novos como King Dinossaur do KOF XIV), O time do Japão segue com Benimaru, Shingo e Goro, no Art Of Figthing temos Ryo e Yuri Sakazaki ao lado de Robert, o time das garotas agora conta com King, Mari e Blue Mary, Os Ikari Warriors voltam com Leona, Mark e Clark, para o time da Coreia temos Kim, Chang, e Jhun Hoon, temos um novo time, o time Fora da Lei, que conta com o comando de Billie Kane, Ryuji Yamazaki ( O rakesshu de Kof 98) e Gato, de Mark Of the Wolves, Kensou fica de fora de um torneio pela primeira vez na história, para treinar com Chin, e assim Athena cria o time das colegiais, com Malin e Hinako Shijou, o time K´conta com K´, Maxima e Whip, e por fim, o novo time dos herois conta com Duo Long, Shen woon e o líder, que nomeia este arco da história, Ash Crimson.
Lembra-se de Ron? Auxiliar de Ignes que apareceu em KOF 2001, aquele que estava roubando os poderes de Bao, mostrado ao final do time Psycho Soldiers? Bom, ele tem um filho, Duo Long, que está no time dos heróis, ele entra no torneio para procurar seu pai, Shen Woo está no torneio apenas para lutar causalmente, sem nenhum motivo específico além de lutar contra oponentes fortes, Ash, neste primeiro momento, também não revela suas intenções no torneio, mas sua atitude causa desconforto, ele é esnobe, arrogante e prepotente, totalmente diferente dos antigos protagonistas dos times dos heróis.
Ao chegar perto do final do jogo, encontra-se a batalha contra Kusanagi, um personagem que se veste como Kyo Kusanagi, mas possui olhos vermelhos e atitude maldosa, ao derrotá-lo com um golpe simples, o final do jogo desbloqueado será o primeiro, canônico, mas não é o melhor para compreender a história de Ash, neste final aparecerão Rose e Adelheid, estes são filhos de Rugal, um dos vilões do arco Orochi, após batalhar com Adelhed, fica claro que ele não é muito chegado as lutas ou brigas, enquanto Rose tem sede de sangue e deseja que seu irmão torne-se tão violento quanto seu pai.
Mas ao derrotar Kusanagi com um golpe especial, o segundo final do jogo, o final verdadeiro, é desbloqueado, nele é possível descobrir quem organizou o torneio e por que, bom, a organizadora deste torneio é a já conhecida Chizuru Kagura, mas desta vez há algo diferente nela, primeiramente, ela criou Kusanagi, o desafio final para os lutadores, oq eu não era de seu feitio, a mulher que dedicou sua vida para guardar o selo de Orochi, agora tenta quebra-lo, com o espelho sagrado da família Yata, Chizuru cria uma ilusão de sua irmã morta, Maki, e ambas tentam atacar o jogador, ao serem derrotadas, Maki some e é revelado que Chizuru estava sendo controlada, uma moça surge e se apresenta como Botan, ela é responsável pelas atitudes de Chizuru e garante que estava a usando como marionete para conseguir o poder de Orochi, não para si própria, mas para o mestre de sua organização, neste momento, outro membro deste grupo se junta a conversa, Mukai, uma figura assustadora que é o desafio final do jogo. Neste momento há uma divergência na história, o jogo seguinte diz que canonicamente k´ derrotou Mukai, mas o final verdadeiro de KOF 2001, em gameplay, acontece com o trio tesouro sagrado (Iori, Kyo e Chizuru), mesmo exaustos por causa das lutas anteriores, eles o derrotam, uma mão gigante aparece e salva Mukai, Botan e outras figuras desconhecidas, que os avisam para se preparar, pois uma nova era está prestes a surgir, além disso, há outra pessoa na câmara, alguém invisível assistindo a tudo atentamente.
Com Chizuru, Kyo e Iori juntos, é possível trancafiar Orochi novamente, ppois juntos, estes trio forma o tesouro sagrado, como visto em KOF 98, eles seriam capazes de banir a entidade novamente, mas os três estão fracos por conta das lutas anteriores, e é neste momento que o vigilante secreto decide se revelar, Ash Crimson surge, e ataca Chizuru, roubando o espelho sagrado da família Yata e os poderes da moça, ele não explica seus motivos, apenas tira sarro da cara de Kyo e Iori, e desaparece, fazendo os jogadores esperarem pelo jogo seguinte.
Dois anos e dois spinoffs depois, The King Of Fighters XI chegava ao mercado, sendo o primeiro jogo que não possuía o ano de lançamento em seu nome, e a continuação tão esperada da saga Ash, vamos checar as mudanças de times, que foram as mais chocantes da franquia, o time da coreia não veio para este torneio, pois o lider Kim Kaphwan se juntou a Terry Bogard e Duck King no time Fatal Fury, o tradicional time das garotas também não está presente pela primeira vez, King e Yuri estão com Ryo no time Art Of Fighting, Robert Garcia e Mai Shiranui não vieram para este torneio, Kensou volta para os Psycho Soldiers ao lado de Athena e a estreante Momoko, ao final do time Ikari no KOF 2003, Leona acaba sucumbindo ao sangue de Orochi quando o lacre é enfraquecido, ela volta ao normal, mas ao ouvir conselhos de seu pai, não vem para este torneio, assim, o time Ikari conta com Clark, Mark e a volta de Whip, para preencher o lugar de Whip no time K´, entra Kul Diamond, Vanessa e Ramon voltam, unindo-se a Blue Mary no time dos agentes, Tizoc e Gato voltam ao jogo com Bonne Jenet, no novo time Mark Of The Wolves, e surge o time Anti-Kyokugenryu (o estilo marcial de Ryo Sakazaki e seu dojo), formado por Kasumi todo, Malin e Enji Kisaragi, o time dos rivais conta com Duo Long, Benimaru e Elizabeth Blanctorche, uma amiga de infância de Ash, e por falar nele, nosso protagonista controverso continua no time dos heróis, com Shee woo e o novo, Oswald, e por mais incrível que pareça, Kyo e Iori estão oficialmente juntos em um time, ao lado de Shingo.
Quando os vencedores acham que tudo havia acabado, surge Shion, integrante do grupo chamado Those From The Past (em tradução: Aqueles do Passado), ao qual Mukai e Botan também pertenciam, inclusive, na cena da mão gigante, é possível visualizar a silhueta de Shion, sem explicação ou conversa, ele ataca os campeões, ao ser derrotado, Shion explica que o torneio foi organizado para reunir as energias dos lutadores e então quebrar o selo de Orochi, então, uma espécie de portal se abre e Shion é puxado para dentro, deste portal sai Magaki, responsável por quebrar o selo de Orochi com a energia das lutas, ele fala muito pouco sobre si, só diz que tem parte dos poderes de Orochi que Botan e Mukai conseguiram fornecer a ele, e Magaki é o desafio final, após uma batalha intensa, ele é derrotado, mas quando está prestes a entrar novamente no portal para escapar, a lança de Shion é arremessada de dentro do portal e mata Magaki. Mas com o selo rompido, o sangue de Orochi desperta em Iori, semelhante ao que ocorreu com Leona no jogo anterior, totalmente fora de si, ele parte para cima de seus companheiros, e ambos são brutalmente espancados, quando Iori está prestes a tirar a vida de Kyo, Ash aparece novamente e se aproveita da insanidade de Iori para roubar a joia dos Yasakanis, a parte de Iori dos tesouros sagrados, e seus poderes. Quando estava prestes a ir embora, o time dos rivais aparece e Elizabeth confronta Ash, como sua amiga de infância, ela é a única no torneio que verdadeiramente o conhece, ela pergunta se ele se esqueceu de seu real propósito, mas Ash não dá muita atenção, mostra as chamas de Iori em suas mãos, diz que não é mais o mesmo que Elizabeth um dia conheceu, e some novamente.
Este jogo trouxe mais dúvidas do que respostas e o KOF XII, lançado em 2009, não fez parte do arco, já que este jogo não possui nenhum tipo de história, a continuação oficial do arco de Ash só chegou 5 anos depois, em 2010, com The King Of Fighters XIII, muito nesse jogo soa como uma volta as origens, sua jogabilidade, e a maioria dos times volta para a sua formação original, mas vamos falar do que mudou: Kyo volta para Goro e Benimaru no time do Japão, o novo time Elizabeth conta com os ex parceiros de Ash, Duo Long e Sheen, Iori agora esta com Maturi e Vice, sim as Hakkesshus que vimos morrer em 96, elas ainda estão mortas, mas como espíritos, tem assombrado Iori desde 96, ao saber que os poderes de seu mestre estavam em perigo, elas conseguiram se materializar para tentar protege-lo, Chin volta para os Pyscho Soldiers com a saida de Momoko, o time da coreia volta com Kim, Raiden e Hwa Jai, personagens do primeiro fatal fury.
Mas vamos para a história, aqui finalmente sabemos sobre quem são Those From The Past e o passado de Ash e Elizabeth, começando por nosso protagonista, Ash cresceu em uma mansão francesa ao lado de Elizabeth, que o considerava como seu irmão, mas quando um incêndio destruiu sua casa, Elizabeth foi morar em outro lugar e não teve noticias de Ash até Benimaru a informar sobre os eventos de 2003, e Those From The Past são um grupo que servia a uma entidade chamada Saiki, também conhecido como A vontade de Gaia (o mesmo ´´apelido“ de Orochi, sendo que Orochi era capaz de distorcer o espaço e matéria, Saiki é capaz de distorcer o tempo), mas os servos de Saiki acabaram sendo assassinados, ele e os poucos sobreviventes se refugiaram em uma fenda temporal, como a que vimos Magaki e Shion entrando, lá eles planejaram seu plano e sua vingança, eles voltariam para acabar com a humanidade antes que seus companheiros de clã fossem assassinados, mas para abrir o portal do tempo eles precisariam de mais energia que que possuíam, é ai que entra Orochi, com sua força eles poderiam abrir o portal e o papel dos tesouros sagrados iriam mante-lo aberto enquanto eles realizavam seus planos, caso o portal fechasse acidentalmente, uma fenda temporal apareceria, fazendo com que Saiki e seus discípulos desaparecessem.
E qual é o papel de Ash neste plano? Bom, Ash é descendente de Saiki, embora não seja explicado o que ocorreu entre o icnendio na mansão e os eventos de 2003, fica subentendido que Ash foi recrutado para conseguir os tesouros sagrados,e embora o tesouro do clã kusanagi ainda estivesse nas mãos de Kyo, Saiki decide que é hora de colocar seu plano em prática, para isso ele pretende reunir as energias dos lutadores, e para reunir todos em um mesmo lugar, ele manipula Rose, filha de Rugal, da mesma forma como Chizuru foi manipulada, com o poder sobre Rose, ele ordena um novo torneio The King Of Fighters, em meio a cerimonia final, Saiki para o tempo para todos, com exceção dos lutadores, ele e aqueles do passado aparecem na arena, e Saiki decide que irá terminar com sozinho, Mukai o desobedece e é aniquilado, como um exemplo para os lutadores que ousassem tentar intervir.
Mas existe uma pessoa neste torneio que é extremamente arrogante e prepotente, o suficiente para não dar a mínima para o ser divino ali presente, Ash Crimson, repetiu suas ações dos torneios anteriores, aproveita a guarda baixa de Saiki e o ataca pelas costas, roubando seu poder, Ash nunca foi leal a Vontade de Gaia ou ao clã, para ele estas pessoas deveriam ter sido destruídas há anos, seu único interesse ali era acabar com a vida deste deus e pegar os poderes para benefício próprio, mas assim como o corpo de Omega Rugal não aguentou o poder de Orochi, Ash não consegue suportar os poderes de Saiki, e acaba sucumbindo a entidade, tornando-se Evil Ash, este é o ultimo boss deste arco.
Após derrotá-lo, o jogo corta para uma cutscene, é um diálogo que acontece dentro da mente de Ash, no qual Saiki o implora para atravessar o portal de volta, caso contrário a fenda temporal irá aparecer, sumindo com a existência de ambos, já que Ash é seu descendente, mas mesmo nessa situação, Ash faz pouco caso, e usa seus últimos segundos para se despedir de Elizabeth, ele perde perdão a amiga, por fim, todos os eventos que ocorreram por causa dele deixam de existir, e em um compilado de cenas, vemos toda a existência dele ser esquecida, por todos os envolvidos no torneio e afetado por suas ações, sumir da vida de todos o conheceram, exceto de Elizabeth, que segura em suas mãos o arco de cabelo que Ash usava, a única prova física de que um dia ele existiu.
KOF XVIII possui o protagonista mais controverso da saga, mas seu enredo é consistente e cativante, um alívio após a bagunça de NESTS, o jogo não foi grande sucesso pois de maneira geral a franquia KOF havia perdido parte de seu status, mas entre os jogadores ávidos, as maiores criticar a este jogo são os designs de personagens e não o enredo.
O último lançamento da franquia principal the The King Of Fighters foi KOF XIV em 2016, um arco que inicia uma nova história, trouxe novos personagens e resgatou alguns velhos conhecidos dos fans, como Alice de Fatal Fury e a volta de Tizock, mas é só o início deste novo arco, e como nos arcos anteriores, o primeiro jogo nunca revela muito do que realmente está acontecendo ou para que rumos a história irá caminhar, Verse é certamente um inimigo intrigante, assim como Antonov, o time dos heróis é formado por personagens novos, o time dos convidados trás um experimento da Nests e o time de outro mundo traz personagens de outras franquias da SNK, enfim, é empolgante esperar por um novo capítulo deste arco, previsto para 2021, ficou curioso sobre o jogo? Não se preocupe, em breve teremos review dele por aqui.
Com isso, encerramos a retrospectiva de arcos concluídos de The King Of Fighters, uma franquia que revolucionou os jogos de luta, e após tantos altos e baixos, aparentemente está de volta nos trilhos graças a SNK (que deixou de ser SNK playmore em KOF XIV, Voltando ao seu antigo nome) espero que tenham gostado de revisitar os arcos deste jogo tanto quanto eu, e espero que em breve possamos voltar a falar sobre ele com o tão aguardado The King Of Fighters XV.