The King of Fighters: Arco NESTS

Com o sucesso dos jogos de The King of Fighters com o arco de Orochi, o público esperava ansiosamente os próximos jogos da série, o enredo cativante e as novas mecânicas que a franquia trouxe para a indústria fez com que KOF e SNK se consagraram no mercado, mas com o ciclo anterior concluído, a franquia precisava de uma nova história, em 1998 o jogo recebeu um dream match, mas a verdadeira continuação chegou em 1999, com outros protagonistas,outros times, o arco de Nests é lembrado não só por sua história, mas também pelas diversas mudanças pelas quais a SNK passou, como este é um texto sobre a história deste arco, ele contém todos os tipos de spoilers.

O sucesso e estabilidade da franquia KOF poderia ser a salvação da SNK, que neste momento não estava muito bem das pernas, já que as vendas de seus consoles caseiros não iam bem, mas as coisas pioraram imensamente quando a placa de arcade que eles projetaram para o mercado acabou sendo um completo fracasso, e deixando a empresa com um prejuízo enorme, o início do declínio dos arcades e ascensão dos consoles caseiros também não ajudou, nas primeiras versões de KOF 99, Iori e Kyo não apareciam, pois os produtores decidiram da-lós como mortos após o ataque a Orochi, mas com a reação negativa do público a ausência destes protagonistas queridos, a SNK não poderia lidar com outro fracasso, então eles foram adicionados ao jogo, de uma forma diferente, como chefes secretos a serem vencidos, Iori fica bem de lado, Kyo ainda faz uma ponta.

Após o final dos acontecimentos do arco Orochi, os jogos The King of Fighters voltaram para o submundo, sem grandes patrocínios, apenas para recapitular, Kyo Kusanagi e Iori Yagami estão desaparecidos desde que combinaram suas forças para atacar e selar Orochi novamente, após estes eventos, Goro Daimon volta para o Japão, e cabe a Benimaru Kido ir atrás de Kyo para descobrir o que aconteceu com seu amigo, neste jogo foi introduzido o sistema de suporte em lutas, no qual um quarto lutador entra no time para auxiliar em alguns momentos, para que este sistema pudesse funcionar, um quarto lutador foi adicionado a cada equipe, Benimaru uniu-se ao fanboy de Kyo, Shingo, e aos dois estreiantes e Maxima, formando o novo time dos heróis; no time Psycho Soldiers o estreante é Bao, outro discípulo de Chin Gentsai que continua no time ao lado de Athena e Kensou, Mai Shiranui se junta ao time Fatal Fury com Terry, Joe e Andy, Takuma volta a fazer parte do Time Art Of Fighting, com Yuri, Ryo e Robert, com as duas integrantes do time das garotas em outros times, King reune Kasumi Todo, Blue Mary e a estreante Li Xiangfei, de  Real Bout Fatal Fury 2, o Time Kim permanece o mesmo, com a adição do colega de Kim, Jhun Hoon; os Ikari Warriors agora contam com a ajuda de Whip, que investigará justamente a organização para a qual trabalhava, a Nests; neste jogo também há dois lutadores de rosto familiar, mas atitude estranha, estes são Kyo-1 e Kyo-2, nenhum deles é o desaparecido Kyo Kusanagi.

Como neste jogo os personagens já são (em sua maioria) rostos familiares para os jogadores, vamos avançar e falar um pouco sobre o novo inimigo, a Nests é uma organização secreta e criminosa, que atua nas áreas de robótica e biotecnologia, ao acompanharem o super produzido e televisionado campeonato de The King of Fighters 97, esta organização pode acompanhar os lutadores e estudá-los, ao ver Kyo Kusanagi ganhar um torneio cheio de super lutadores, a Nests compreendeu que ele era a pessoa mais forte do mundo, e então iniciou-se um projeto de clonagem em massa de Kyo Kusanagi, pois pensaram que com um exercito formado pelo homem mais forte do mundo, seria fácil dominar o mundo.

Deste projeto saíram 3 integrantes do torneio, Kyo-1 e Kyo-2, e K´, do time dos herois, K´ não é exatamente um clone de Kyo, ele é um clone falho de Krizalid, Krizalid é o melhor clone de Kyo produzido por esta organização, Maxima, to time dos heróis, também é cria da Nests, ele entrou na organização infiltrado e com o objetivo de vingar a morte de um amigo, mas acabou tendo seu corpo alterado pela organização, com seu corpo parte humano parte máquina, ele virou um soldado da empresa, junto-se a K´ com a missão de se infiltrarem no torneio para formentar a competição, mas uma vez que se uniram ao time dos heróis, decidiram virar as constas para Nests e se vingar pelo que passaram dentro dela.

Ao chegar ao fim do jogo com o time dos heróis, Klizalid os aguarda e explica que ele está por trás da organização deste torneio, e por que? Já que Klizalid é o clone definitivo do homem mais forte do mundo, porque ele precisaria de dados dos outros competidores? Para aprender seus golpes e se tornar ainda mais poderoso, já que seu traje inteligente é capaz de reproduzir as técnicas que outros lutadores executam, Krizalid é forte, mas felizmente Kyo Kusanagi reaparece e ajuda a finalizar o vilão, Kyo explica que após os eventos de KOF 97, ele foi capturado pela NESTS, e constantemente usado como cobaia, para que colhessem seu DNA para gerar mais clones, apos tanto tempo sendo cobaia da organização, é de se imaginar que ele não esta nem um pouco feliz com eles, e torna a destruição da NESTS como sua nova missão.

Com a ajuda da Ex NESTS, Whip, o time Ikari consegue bloquear e desativar todo o exercito de clones de Kyo, isso inclui Krizalid e em seus momentos finais, Whip aparece para nos explicar um pouco sobre seu passado, o de Krizalid, e o de K´, ela revela que enquanto esteve na organização, achava de Krizalid era seu irmão, mas em um plot twist é revelado que ele na verdade é um clone inferior de seu irmão, o irmão de Whip é a versão definitiva de Kyo,é K´, Krizalid nunca foi a versão definitiva, mas sim a versão inferior; e Whip não é exatamente a irmã de K´, quando K´e sua irma Seira eram crianças, ambos foram sequestrados pela organização e usados como cobaias, em meio aos experimentos aos quais foram submetidos, eles tiveram suas memorias apagadas, K´recebeu o DNA de Kyo e por isso ele consegue usar as habilidades de Kusanagi, em um dos experimentos aos quais foi submetida, Seira acabou morta, mas usaram seu DNA para criar um clone, Whip.

Neste jogo, Iori e Kyo ficaram de lado pois foram adicionados as pressas, a narrativa passou de mística para tecnológica e isso pegou muitos fans de surpresa, mas a saga parecia ter potencial, mas em 2000 surge o The King Of FIGHTers 2000, com a continuação deste arco, este jogo trouxe diversas mudanças nos times já estabelecidos, desta vez temos Blue Mary se juntando a Joe, Terry e Andy no time fatal fury, Mai Shiranui e Yuri Sakazaki voltando ao time das garotas, com Kasumi e a estreante Hinako Shinjou, King sai do time das garotas pela primeira vez, e se junta ao time Art Of Fighting ao lado de Tarumã, Robert e Ryo; Benimaru acaba criando novo time, o time Benimaru conta com Shingo, e os estrelantes Lin e Seth, Lin veio atrás de um traidor de seu clã, e Seth veio a trabalho, seu chefe pediu para que ele se infiltrasse no torneio. O novo time dos heróis conta com os protagonistas Máxima e K’, e os novos integrantes do time são Vanessa e Ramon, Vanessa é uma dona de casa que trabalha para Ling, amigo de Heiden (O pai adotivo de Leona), Ling quer que seus agentes se infiltrem no torneio para saber mais sobre supostos atentados terroristas relacionamos com a NESTS durante os eventos de KOF 99.

Desde os eventos de KOF 99, quando Máxima e K’ saíram da organização, a NESTS começou a difama-los em meio aos lutadores, com fama de traidores dentro da organização, e de criminosos fora dela, ambos não eram vistos com bons olhos por muitos participantes deste torneio, mas a empresa não gastava seu tempo apenas com isso, eles continuaram suas pesquisas em genéticas, e para combater fogo com gelo, eles criaram Kula Diamond, para que as emoções e autonomia não acabassem desviando Kula, como desviou K’, Whip e Máxima, eles suprimiram suas emoções, e para que a jovem sempre estivesse sob supervisão, ela estava frequentemente acompanha de Foxy, Diana e Candy Diamond, as tecnicas de luta de Kula são chamadas de Anti-K´

Ao fim do torneio é revelado que Ling, o chefe de Vanessa e amigo de Heiden na verdade estava morto, é aquele visto e citado no jogo é um clone criado pela NESTS, ele é clone de Zero, que originalmente estava trabalhando para a NESTS, mas acaba decidindo virar as costas para a organização e seguir com seu plano de dominação mundial, Zero criou um satélite, armado com um canhão, este canhão era diferente de qualquer arma bélica já vista, pois ele se alimentava da energia que os lutadores liberavam em cada luta do torneio, este canhão tinha força o suficiente para destruir uma cidade, ele estava carregado, e aportado para uma cidade, South Town.

Para os fans de carteirinha dos jogos de luta da SNK, ficou claro que South Town não estava ali atoa, está cidade fictícia é o lar de Fatal Fury e Art Of Fighting, as franquias de luta que precederam The King Of Fighters, destruir South Town, era uma maneira simbólica de encerrar as duas franquias que ali surgiram.

Ao derrotar Zero, o time dos heróis tentam destruir o satélite, mas Kula já está lá e se encarrega de destruir os planos de Zero e cai na terra, ela deveria ter morrido na queda, mas Candy a protege e acaba por morrer em seu lugar, ao ver Candy destruída, Kula sofre, provando que a NESTS novamente falhou ao tentar suprimir as emoções de suas cobaias, outro que se permite sentir suas emoções é K’, que ao final deste arco reconhece Whip como sua Irmã, Whip então se une a K´e Maxima, para o fim desta jornada, esperado para o ano seguinte.

Um final confuso, mas era só a ponta do iceberg que estávamos vendo, em um breve resumo, a crise na SNK tomou rumos inesperados, em 2000 a empresa foi comprada pela Aruze, nesta época o desenvolvimento de jogos de luta foi jogado para escanteio, já que a Aruze estaa mais interessada em pachinkos, com isso, vários desenvolvedores que trabalhavam na série KOF desde o começo, sairam da empresa, com a necessidade de continuar colocando os KOFs no mercado, os enredos não receberam tanta atenção, e dai vem a notável falta de cuidado com muitos buracos na narrativa, por fim, a Aruze estava tendo prejuízo com a SNK, declarou a falencia da mesma e colocou seu patrimônio em leilão, quem comprou foi  Eikichi Kawasaki, antigo dono da SNK, então ele fundou a Playmore, enquanto isso o outro KOF estava para ser lançado, mas produzido por uma empresa chamada Brizasoft, fundada por produtores da SNK que saíram enquanto ela esteve nas mãos da Aruze, a Brizasoft produziu o jogo, mas sua distribuição foi feita pela Eolith.

Em 2001 saiu o primeiro KOF sem o selo da SNK, KOF 2001 trouxe mais mudanças nas equipes, King voltou para o time das garotas no lugar de Kasumi, Heiden volta pra o time Ikari no lugar de Leona, Goro e Kyo voltam para o time do Japão, o time dos heróis agora conta com Maxima, K´, Whip e Lin, que anteriormente estava no time Benimaru, Seth que estava no time Benimaru junta-se a Iori Yagami, Vanessa e Ramon no time Iori; May Lee fez sua estreia no time Kim ao lado de Kim, Choi e Chang; sem Candy para ficar ao seu lado, Kula se junta Foxy e aos  novatos Angel, e k9999, todos criados pela NESTS, e estão no torneio a mando da mesma, para caçar os desertores K´, Maxima e Whip, mas secretamente, Angel e K9999 também tem a missão de matar Foxy e Kula.

Ao finalizar o torneio, o vencedor ganhou uma viagem de zepelim, mas este zepelim na verdade era parte foguete, que os levaria para o quartel general da NESTS, no espaço, e quem os surpreende no caminho é Zero, o Zero do jogo anterior era um clone, este é o Zero real, muito mais forte, porém, ao derrotá-lo, ele deixa os campeões seguirem livres, ao chegar na base da NESTS, eles conhecem o homem que dá nome a empresa, ao seu lado há um homem encapuzado e uma moça, enquanto Nests está se gabando por ter criado K´, o homem ao seu lado simplesmente coloca a mão em sua cabeça e o transforma em pó, então conhecemos Igniz, filho de Nests, um homem assustadoramente forte que tem como missão se tornar um Deus (seus poderes nunca foram explicados), mas ao ser derrotado ele ficame imensamente frustrado e decide arremessar a base espacial contra a terra para matar todos que estão ali e os coitados da cidade que será atingida, em momento algum é explicado como os heróis saem da base espacial, ou quem para a nave e impede o choque com o planeta, só sabemos que todos os heróis escapam a salvo.

Alguns finais de outros times até que são engracadinhos e conseguem entrerter, Kula ao ouvir o discurso de Nests, descobre que ao contrario dos outros projetos deles, ela é inteiramente artificial e nunca teve vida humana, ela então se junta a K´, Whip e Máxima, Angel e K9999 realmente atacam Foxy e aparentemente a matam, mas canonicamente ela está viva e seguiu em frente com Diana, a outra responsável por cuidar de Kula no KOF 00, Iori acaba (novamente) brigando com seus colegas de equipe, o time Ikari acaba feliz pela nova vida de Whip após tudo o que ela sofreu, O time art of fighting acaba (como de costume) tirando sarro uns dos outros, o time das garotas acaba em um boteco, o pai de Kyo (que já havia morrido duas vezes na série, em 94 e 95) aparece vivo para Shingo, entre outros.

De maneira geral o arco NESTS é uma bagunça em seu enredo, as mudanças de empresa e equipes de desenvolvimento realmente penalizaram o produto final, muita coisa ficou no ar, e um destes grandes mistérios é sobre Bao e Kensou, do time Psycho Soldiers, durante o torneio Bao ficava mais forte e Kensou mais fraco, pois ambos compartilhavam o espírito do dragão, mas a conclusão deste enredo é particularmente mais frustrande do que o dos outros, porque além da falta de explicação sobre a queda na base espacial, o final do time Psycho soldiers mostra Kensou feliz por sentir seus poderes voltando, e Bao agindo de forma bizarra e assustadora, ao piscar, os olhos de Bao se transformam nos olhos de Ron, o traidor do clã de Lin que se juntou a Nests, , ele tambem escapou da queda e está ao lado da moça vista com Nests na base, ele fala sobre seu bizarro interesse no espirito do dragão, dá uma risada maléfica, e fim, acabou, ninguém explica nada, o suspense fica no ar, isso ocorreu em 2001, 19 anos depois e até hoje esse dialogo não levou a nada, nunca foi explicada a transferencia de poder entre Bao e Kensou ou o que raios Ron queria com eles.

De maneira geral, o final da saga foi frustrante, mas esta saga nos apresentou a vários personagens novos e carismáticos, Kula, K´, Maxima, Whip, Vanessa, Ramon, entre outros, ainda são queridos pelo público, e também tivemos vários chefes infernais e overpower. Depois de tantos anos e rotatividade, a franquia voltou para as mãos de seus produtores originais, e era hora de começar uma nova saga, se com Nests tivemos muita bagunça, com Ash, tivemos muita polêmica, não perca, na proxima segunda feira, The King Of Fighters: O Arco de Ash