The King Of Fighters: Arco Orochi

The King Of Fighters é uma franquia de jogos de luta  criada pela SNK, popular em árcades e consoles, o primeiro jogo da Franquia foi lançado em 1994, e o último, lançado em 2016, que iniciou um novo arco de história na franquia, que conta com 3 arcos de história principais, e diversos spinoffs em animes, filmes, jogos, entre outros, e enquanto a continuação da saga de Antonov, Verse e o Time dos Convidados não vem, que tal nos relembrar dos arcos anteriores desta franquia tão querida pelos fans? Começando por seus primeiros jogos e a Saga de Orochi.
A SNK foi criada ao final dos anos 70, e já havia publicado dezenas de jogos até o início dos anos 90, mas em 1991 e 1992 a empresa se destacou no mercado dos jogos de luta, ao lançar, respectivamente, Fatal Fury e Art Of Fighting, a ideia de juntar vários personagens queridos da mesma empresa em um único jogo não é exatamente uma novidade, mas a execução foi diferenciada, e usando essa fórmula, em 1994 surgiu o primeiro The King Of Fighters.
The King Of Fighters 94, contando com personagens de Fatal Fury, Psycho soldiers, Ikari Warriors, Art Of Fighting, e os jogos de esportes da SNK, este primeiro jogo não conta com um grande enredo, a intenção principal era apenas reunir os personagens queridos, neste jogo, cada trio representa um país, que na maioria das vezes não  reflete a nacionalidade de seus integrantes, o time da Itália contava com os representantes de Fatal Fury, Terry Bogard e seu irmão Andy Bogard, e Joe Higashi; O trio do México representa a franquia Art Of Fighting, com Takuma e seu filho Ryo Sakazaki, e Robert Garcia; O trio da Inglaterra trouxe um time completamente feminino, que posteriormente ficou conhecido como time das garotas, com Yuri Sakazaki e King de Art Of Fighting, e Mai Shiranui, de Fatal Fury; O time da China é formado por Psycho Soldiers, com Athena Asamiya, protagonista de Psycho Soldiers é Athena (1984), seu parceiro de aventuras Sie Kensou, e a estreia de seu mestre: Chin Gentsai;  O time dos esportes representava os Estados Unidos e alguns dos jogos de esportes da empresa, com Heavy D, Lucky Glauber e Brian Battler; O time da Coréia era o time Kim, com Kim Kaphawn de Fatal Furry, com Choi Bounge e Chang Koehan, dois criminosos que Kim está tentando reabilitar; O Brasil não ficou de fora, sendo formado com os personagens de Ikari Warriors: Heiden, Ralf Jones e o novato Clark Still; e por último mas não menos importante: O time do Japão, formado por Benimaru Nikaido, Goro Daimon e Kyo Kusanagi.
O torneio King Of fighters acontecia em fatal Furry, mas o The King Of fighters era um torneio totalmente novo, sua primeira edição foi organizada por Rugal Bernstain, ex sócio de Geese Howard (de Fatal Fury), Rugal é um rico traficante de armas que organizou o torneio a fim de reunir os lutadores mais fortes do mundo, para descobrir quem é o melhor, o rei dos lutadores. Para roubar seus poderes? Para que o trio de campeões o ensine suas técnicas? Não, para então transformá-los em estátuas para sua coleção; Ao concluir o jogo com o trio do Japão, é possível ver a base de Rugal explodindo, e supõe-se que ele esteja morto.
A narrativa do jogo começa a tomar forma a partir de seu jogo seguinte, em 1995, The King Of Fighters 95 chegou ao mercado, o time dos esportes foi deixado de fora, e substituído pelo time dos vilões, com Billy Kane de Fatal Fury, Eiji Kisaragi de Art Of Fighting, e o estreante da vez, o jovem Iori Yagami, que apresentava golpes muito similares aos de Kyo Kusanagi, mas ele os executava de forma mais agressiva, e as chamas de seus ataques eram roxas.
um subchefe neste jogo é Saisyu Kusanagi, pai de Kyo que havia morrido, mas aqui reaparece após ser ressuscitado por Rugal, que o controla e o usa para se proteger, ao derrotá-lo, ele morre novamente, mas antes disso, pede para que seu filho o vingue; Rugal está vivo, mas está diferente, ele se torna Omega Rugal, uma versão muito mais forte de si, desta vez ele está muito mais forte e mais rápido, com uma aparência um pouco cadavérica, mas ao derrotar o vilão, seu corpo não aguenta tanto poder e acaba por explodir, mas antes de morrer, uma voz avisa que “ele voltará”, Iori Yagami aparentemente sabe a quem pertence aquela voz, ao dizer que apenas alguém da “linhagem sanguínea” seria capaz de lidar com aquele poder, então, sem motivo algum, Iori espanca seus colegas de equipe, para entender o que aconteceu, as motivações de Iori e o que era a força que tomou Rugal, foi preciso esperar pelo ano seguinte, pois com ele chegaria o The King Of Fighters 96.
KOF 96 trouxe algumas mudanças nas equipes já estabelecidas nos jogos anteriores, Kasumi Todo de Art Of Fighting entrou para o jogo e se uniu a King e Mai no time das garotas, pois Yuri se juntou ao trio Art Of Fighting após Takuma sair do torneio, no time Ikari Warriors, Heiden sai e deixa sua filha Leona para preencher seu lugar na equipe, Iori Yagami retorna ao torneio após se unir a Maturi e Vice, ex-secretárias de Rugal, o time dos chefes é formado por Geese Howard e Krauser de Fatal fury e Mr. Big de Art Of Fighting.
Este torneio também se difere dos antecessores pelas condições nas quais ocorre, enquanto nos primeiros jogos o torneio era clandestino, neste o torneio é super produzido e televisionado mundialmente, e neste jogo a história de Orochi começa a se desenrolar de forma mais clara, desta vez o torneio foi financiado por Chizuru Kagura, personagem fundamental para a compreensão da história de Orochi, e compreender a força de Omega Rugal e as origens dos poderes de Kyo e Iori.
Yamata no Orochi é uma criatura da mitologia japonesa, apresentada em diversas mídias, neste texto a versão apresentada é a descrita em K.O.F. Este ser era responsável por todo o equilíbrio entre os seres vivos e a natureza, capaz de controlar todos os elementos, e movido por sua vontade de proteger a terra, porém, ao ver como a humanidade estava prejudicando o mundo, ele decidiu exterminar os humanos para recomeçar a humanidade do zero e talvez assim, vislumbrar um futuro mais promissor.
Orochi possuía 8 Hakkesshu, seres assustadoramente poderosos que o auxiliavam em sua missão, mas nem todos concordavam com a vontade de Orochi, e 3 famílias trabalharam juntas na missão de detê-lo, estes são os três tesouros sagrados, formados pela família Kagura, Yata e Yasakani, juntos eles foram capazes de selar Orochi, isso não significa que ele foi morto, Orochi ainda vivia, mas estava incapaz de efetivamente afetar a terra, mas ele continuava a sentir o que acontecia no planeta.
O dever de guardar o selo de Orochi ficou com os Yasakanis, mas um hakkesshu assassinou a esposa do líder do clã Yasakani, e culpou um Kusanagi pelo crime, os Yasakamis, cegos pelo ódio, buscaram Orochi para fazer um pacto de sangue, por reconhecerem que os Kusanagis eram mais forte, este pacto lhes deu poder mas com ele veio uma maldição, todos desta linhagem morreriam ainda na juventude, os Yasakanis mudaram seu nome para Yagamis, e desde então, passaram a dedicar suas vidas a caçar Kusanagis, mas a maldição da morte precoce acabou por exterminar quase todo o clã, e Iori é o ultimo Yagami conhecido, que assim como seus ancestrais, odeia a família de Kyo e pretende extermina-la não apenas pelo passado, mas também porque sua rixa com Kyo tornou-se pessoal.
Como os Yagamis passaram a renegar sua função de cuidar do selo de Orochi, esta missão foi passada para a família Yata, e eles protegeram o selo com louvor durante séculos, até que em 1986, quando a casa de Maki Kagura e Chizuru Yata Kagura foi invadida por um hakkesshu, que matou Maki e quebrou o selo de Orochi, que precisava de um hospedeiro para acessar seu poder novamente; O hakkesshu responsável por quebrar o selo foi Goenitz, que arrancou um dos olhos de Rugal e passou para ele um pouco do poder de Orochi, tendo este poder em mãos Rugal decidiu usá-lo para o crime, começando assim seu império no tráfico de armas, Rugal contratou Mature e Vice como suas secretárias, mas não estava ciente de que ambas também eram hakkesshus, e só estavam com o vilão para vigiar o poder de Orochi, mas Rugal não aguentou e sucunbiu.
Após a morte de Maki, Chizuru foi tomada por um senso de urgência e reuniu recursos para tentar vigiar os hakkesshus e aqueles que pudessem desejar o poder de Orochi, e em 1996 usou seus recursos para outro torneio de luta, seu intuito era encontra-se com Kyo e Iori e com a ajuda deles, selar Orochi novamente; Os Hakkesshus estavam cientes destas intenções e compareceram aos montes no torneio para tentar impedir os planos de Chizuru, Goenitz reaparece como subchefe, mas é derrotado, Maturi e Vice estavam no time de Iori desde o princípio, mas quando ele descobre que ambas estavam o espionando, a fúria de Orochi toma conta dele, que em um momento de ira insana, assassina as duas hakkesshus; e apesar dos esforços de Chizuru, Iori e Kyo não se importam com o selamento de Orochi e ao final do torneio, tomam rumos diferentes, mas o embate entre os rivais era inevitável, e sabíamos que em 1997 eles estariam de volta.
KOF 97 novamente trouxe mudanças nas equipes, no lugar do time dos chefes, chegou o time especial, com o retorno de Billy Kane e a estreia de Blue Mari e Ryuji Yamazaki de fatal fury, estes personagens foram escolhidos por voto popular, O time new faces faz sua estreia, com Yashiro, Chris e Shermie; O novato Shingo Yabuki faz sua estreia, Shingo é um grande fã de Kyo e o persegue na expectativa de ser notado pelo mesmo, Shingo está sozinho, assim como Iori Yagami, que vem solo para o torneio. Neste jogo descobre-se que Leona, filha adotiva de Heiden, é filha de um Hakkesshu, e ainda na infância, matou todos de sua vila quando Goenitz despertou seu sangue, ela não possuía memórias sobre este corrido até este torneio.e por falar em Hakkesshu, Ryuji do time especial é um deles, mas ele nunca teve interesse em despertar Orochi, e o trio new faces, adivinha. Hakkesshus também, mas estes estão comprometidos com sua missão de despertar Orochi.
Com o selo rompido, basta encontrar o hospedeiro ideal, com um corpo poderoso o suficiente para que Orochi possa usufruir de todo seu poder, apesar dos esforços de Iori, Kyo e Chizuru, é tarde demais, e Orochi desperta no corpo do Hakkesshu Chris, a batalha contra Orochi é uma das melhores de toda a série, e após muita luta, ele é derrotado, mas não se dá por vencido e para tentar sair livremente, ele desperta novamente a fúria assassina em Iori, e ordena que Iori ponha fim a vida de seus aliados, mas desta vez, Yagami consegue controlar seus instintos, e ataca Orochi, Kyo percebe que seu Iori não conseguirá selar Orochi sozinho e junta-se ao ataque, em uma cena final que fecha um ciclo completo, Kyo ataca, e os 3 somem em meio a luz.
The king of fighters trouxe diversas inovações em uma época em que jogos de luta apareciam aos baldes, e a sua história em a saga Orochi é vista por muitos como a melhor história do universo KOF, e KOF 97 conseguiu finalizar finalizá-la de forma exemplar, esta saga trouxe muitos fãs para as franquias da SNK, e monetariamente falando, seria um desperdício deixar um jogo tão popular ter sua história principal encerrada tão cedo, tendo isso em mente, em 1999, the King Of Fighters voltaria, com uma nova saga e nova trama, não perca na próxima segunda feira, The King Of Fighters: Arco Nests.