Dark Souls III – Do fogo as cinzas!

Dark Souls III foi lançado em 2016 pela Bandai Namco, produzido pela fromsoftware, e logo se tornou um dos jogos mais aclamados da franquia Dark Souls. Superando seu predecessor. DS3 (Como é conhecido em abreviação) Segue os mesmos padrões de seus antecessores em quesitos de jogabilidade, porém, possui algumas modificações significativas em sua narrativa. Durante a história se aprende que a era do fogo é mantida pelos poderosos ‘lordes das cinzas’ e que, durante aquela particular era, o lorde das cinzas designado decidiu, bom, não se sacrificar para manter o fogo.

SOBRE A HISTORIA

A narrativa cíclica de Dark Souls se apresenta aqui com um olhar muito mais forte, existem inúmeras eras, tantas eras que os eventos dos outros dois jogos não são nada mais do que sombras em um mundo que já passou por milhares de eventos similares. Nesta narrativa sacrificar-se para manter a era do fogo continuando é, de certa forma, uma religião embrenhada nas mentes de diversas pessoas, manter a era do fogo é algo praticamente compulsivo.

Durante este tempo os antigos lordes das cinzas (pessoas que se sacrificaram anteriormente para manter a chama viva) foram ressuscitados um a um como uma contenção e para que eles possam, novamente, se sacrificar em conjunto e, assim, manter a era do fogo ativa. Porém, ao voltarem para o mundo os lordes das cinzas decidiram… não fazer o que lhes foi imbuído. E então, a ultima contingencia é ativada. “Ashen One(O das cinzas) ou (O cinzento). O jogador é invocado para eliminar os lordes das cinzas, absorver o poder deles e, então, sacrificar-se para manter a chama ativa. Porém não é o único caminho a ser seguido.

SOBRE A JOGABILIDADE

A jogabilidade mantém os mesmos padrões dos jogos anteriores, porém com algumas inovações. Por exemplo, inicialmente ao menos, o jogador não se torna um “hollow’’ quando morre, para isso ele deve obter níveis de poder que são ganhos com um NPC específico.

Milagres, pela própria natureza destes, são extremamente fracos nesta era, isso é bem visível no gameplay. Enquanto Milagres são absurdamente poderosos em DS1 e DS2 em DS3 são extremamente fracos.

A jogabilidade no PC, porém, sofre do mesmo problema dos outros jogos da franquia, má portabilidade, todos os menus são feitos para um controle e não para teclado , além de movimentações difíceis, talvez uma melhor portabilidade ajudasse no geral.

TRILHA SONORA

Novamente a trilha sonora é maravilhosa, suas trilhas épicas e melancólicas, a tensão muitas vezes pode ser sentida através do som, os bosses todos tem suas próprias musicas e efeitos também.

ESTILO VISUAL

O estilo visual é semelhante ao dos outros dois jogos da franquia, porém, enquanto o estilo de DS1 era mais sombrio, o de DS2 mais melancólico com suas sombras o de DS3 da um ar de desgaste, cansaço, as cidades e cenários parecem desgastadas, cansadas, diversos inimigos começam ajoelhados, sentados, dão um ar de cansaço e, em diversas regiões o cinza prospera. Reforçando a metanarrativa do jogo. Este mundo passou por tantos ciclos iguais que… Naquele ponto… O mundo em si está desgastado, cansado, frágil.

CONCLUSÃO

Dark Souls III é uma experiência incrível até mesmo entre jogos da franquia, é um excelente mundo para se imergir e descobrir. Se ainda não jogou o faça!

Notas:
Gráficos: 4,5/5
Jogabilidade: 3,5/5
Diversão: 5/5
Som: 5/5
Roteiro: 5/5
Geral: 4,1/5