As confusões por trás dos termos Remake, Reboot e Remaster

Os termos Remake , Reboot e Remaster serem confundidos por jogadores o tempo inteiro não é novidade nenhuma,  mesmo que não seja muito difícil você encontrar na internet a diferença entre esses termos, sendo em vídeos ou matérias de Blog. Porém o que pretendo fazer nesse post é ir um pouco mais adiante, além de explicar os termos vou mostrar exemplos de quando as próprias empresas profissionais acabam erando no título de seus games, usando a nomenclatura errado sendo em sua publicidade ou em seu título. Então vou recontar o significado de cada termo (Porque sei que já foram explicados muitas vezes) de onde surgiram e exemplos de empresas que usaram os termos de maneira errada , ou os próprios fãs. No final do post deixarei as respectivas fontes e referencias.

Remake

O Remake no mundo dos jogos é um termo derivado do termo utilizado no cinema com o mesmo nome, que em português pode ser traduzido como refilmagem. No cinema era utilizado para filmes antigos  que eram refilmados anos depois com uma nova tecnologia, novos atores, novos diretores e novos conceitos, porém utilizando o filme original como principal base, seguindo os mesmos conceitos e cânon. O Remake pode acrescentar novas ideias porém mantendo os elementos e cenas chave do material original. O Remake mantem a mesma história que o material original mas pode ter alterações temas e público alvo. Um exemplo é adaptar seu filme para a realidade da nova geração, ou tentar ampliar seu público.

Os Remakes no mundo dos  games seguem os mesmos princípios, um game  adaptado de um título anterior, geralmente com o objetivo de modernizar o jogo para hardware mais recente e  o público  conteporâneo. Normalmente, o Remake de tal software de jogo compartilha essencialmente o mesmo título, conceitos fundamentais de jogabilidade e elementos principais da história do jogo original. O Remake mesmo alterando o motor gráfico e mantendo a jogabilidade, pode incluir novos elementos como para expandir a história e o Gameplay.

Uma característica principal de um Remake de jogos que é semelhante ao Remake de filmes é o acréscimo de novos elementos e modernização de conceitos anteriores. Enquanto os filmes reformulavam seu elenco e direção, os games reformulam seu motor gráfico e jogabilidade, assim como desenho de jogo. O Remake é um jogo refeito do zero com os elementos do game original .

Um dos maiores exemplos de Remake de um jogo é Resident Evil 1 Remake. Nesse game o cânon do material original é preservado, a mesma história,  o mesmo desenho de jogo, o mesmo Gameplay. Porém o jogo é refeito do zero com novas mecânicas, novos inimigos, níveis e personagens. Assim como um controle de jogo mais atualizado.  Um jogo refeito para uma nova geração mas com os mesmos elementos do original.

Remaster

Remaster pode ser traduzido em português como remasterização.  Assim como no Remake se trata de uma modernização de um material para um público mais moderno. Também um termo muito usado no mundo do cinema que é utilizado no mundo dos jogos. No Remaster o foco é a melhoria do som e imagem, no caso dos jogos uma melhoria em seus gráficos e som. Que pode ser apenas uma melhoria do mesmo motor gráfico, um motor gráfico refeito que simula o origina ou apenas mudanças de cutscenes (Cinemáticas do jogo) refeitas. No elemento sonoro pode ter um áudio melhorado digitalmente ou uma redublagem.

O Remake assim como o Remaster também possui o elemento de melhoria gráfica.  A diferença é que o Remaster se foca apenas no elemento gráfico e sonoro, não acrescenta novos elementos e fases , não pretende alterar ou modificar o jogo original e se pretende costuma ser uma mudança mínima.  Outra diferença é que um Remake recria o jogo do zero e o Remaster é o mesmo game.

Reboot

O Reboot pode ser traduzido em português como reinicialização.  Diferente do Remake e Remaster é uma reinicialização completa do material original.  Usa o game ou filme original como base mas cria um universo próprio completamente único e um novo cânone. O Reboot não respeita as regras estabelecidas anteriormente e cria algo completamente novo. Nele os personagens podem mudar de personalidade, a história pode ser completamente original e o universo pode ser refeito do zero. O Reboot pode referenciar e usar elementos do material que se baseia mas é algo novo.

O Reboot no mundo dos jogos é traduzido com uma mudança completa não só no motor gráfico, como na jogabilidade, história, desenho de jogo e personagens, assim como ideias e temas.  Dos três antes citados o Reboot é o que menos segue as regras do material original, em alguns casos dando um olhar mais fresco  ao jogo e em outros criando fazendo elementos tão diferentes que deixam o jogo quase irreconhecido em relação ao material original.

Um exemplo de Reboot irreconhecível é Bomberman que não possuí semelhanças com o material original

Quando as empresas erram na nomenclatura:

 CrashTeam Racing Nitrofure é um Remake e não um Remaster

O game Crash Team Racing Nitro Fured foi vendido como um um Remaster do game original de Crash Bandicoot da geração de Playstation One para consoles de nova geração. Em toda publicidade do jogo foi utilizado o termo Remaster, quando não é verdade. CrashTeam Racing Nitro Fured tem todas as características de  um Remake.  O jogo não só foi mudado elementos gráficos e sonoros, o jogo foi refeito do zero, além de acrescentar novos elementos que não existiam no original  tanto em história como em jogabilidade. Esse jogo tem um número enorme de pistas originais, customizações de Karts,  mudanças no cânon da franquia original e personagens refeitos do zero.  É um jogo que acrescenta muito mais ao original ao invés de apenas recriar graficamente. Por o título de remaster é mau utilizado.

Resident Evil 2 e 3 Remake é um Reboot

O recente Remake de Resident Evil 2 e 3, embora sejam continuação do Remake de Resident Evil 1, não deveriam ter o título de Remake e sim Rebook. O motivo é que são completas reimaginações do material original.  A jogabilidade muda para uma completamente nova, o motor gráfico também , os elementos do material original são mais referenciados que replicados ( Uma característica comum re Reboots), os personagens, história e cânone foram completamente reformuladas.  O universo inteiro desses jogos segue uma linha do tempo diferente dos games originais, assim como a gameplay e mecânicas e desenho de jogo.

Um Remake deve seguir a jogabilidade e história do material original enquanto um Remake cria um jogo próprio com seus próprios usando o material original apenas como referencia. É por isso que o título de Remake nesses jogos foi mau colocado pelos desenvolvedores.  O Resident Evil 3 Remake por exemplo chega a ser um jogo completamente diferente em jogo e histórias, não mantem os elementos de seu jogo original apenas referencia ( O que gerou bastante críticas pelos fãs).

  Medievil não tem dois Remakes

´É um erro cometido tanto pelos fãs quanto na Wikipedia referente a Medievil. Em 2019 foi lançado um Remaster do game de Playstation 1 Medievil, um jogo bastante elogiado pelos fãs.  Acontece que em 2006 no console Playstation Portatil um Remake de Medievil havia sido lançado o que gerou bastante discussão entre os fãs comparando ambos como Remakes o que não é verdade. O game para Playstation Portátil é sim um Remake pois acrescenta novos elementos e é um jogo recriado do zero, já a versão de Playstation 4 é um completo Remaster pois apenas recria o antigo jogo com novos gráficos e elementos sonoros.