Clássicos: Fallout New Vegas

Bem vindos leitores a minha nova série de artigos na qual eu falarei sobre jogos antigos e novos que podem ser classificados como clássicos! Nessa série irei analisar não os elementos técnicos, jogabilidade, som e etc mas sim a caracterização, os personagens. E, principalmente, os Temas apresentados.

Fallout New Vegas é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG desenvolvido pela Obsidian e distribuído pela Bethesda. É o quarto jogo da Franquia Fallout e considerado um Spin off.

O jogo, em seu lançamento, teve diversos problemas devido ao curto prazo imposto pela Bethesda, como falado um pouco neste artigo.

Sobre o que se trata a série Fallout?

Fallout  começou como um jogo de estratégia de turnos em terceira pessoa. Se passa em um mundo pós apocalíptico no qual uma guerra nuclear entre a China e os Estados Unidos trouxe um mundo caótico e terrível.

Fallout 1 é sobre a temática de um mundo melhor e o custo para tal, durante o jogo se conhece diversos agentes que tem visões muito distintas sobre como fazer um mundo destruído melhor. A irmandade do aço crê que o mundo está mais a salvo enquanto seu conhecimento estiver a salvo. Os seguidores do Apocalipse creem na educação e na reconstrução de um mundo melhor através de ideais de liberdade e busca do conhecimento. Já o mestre crê que a humanidade é inerentemente corrupta e falha e, por isso, busca substituí-la por algo melhor, na visão dele, os super mutantes. O jogador, quando confrontado, tem a escolha de ajuda-lo ou elimina-lo.

Fallout 2 segue cronologicamente a Fallout 1, após os eventos ocorridos em Fallout 1 o mundo novamente mudou, os temas aqui são temas do renascimento da sociedade em diversas novas culturas que se formaram nos anos desde o primeiro jogo. Essas culturas estão em diferentes conflitos, ideológicos, políticos, sociais, todos advindos de como as sociedades se estruturaram ali. Novamente uma dessas culturas deseja erradicar as demais completamente, o jogador descobre isso durante o jogo e tem, novamente, a escolha entre ajuda-los ou elimina-los. (As facções mais proeminentes são a NCR, Enclave, New Reno e Vault City)

Fallout 3 foi produzido e desenvolvido pela Bethesda e tem pouca semelhança em narrativa com os outros 2.

Por fim, Fallout New Vegas. Novamente acontece anos após Fallout 2 e, como o nome sugere, na região de Las Vegas.

O COMEÇO

O jogo começa, após uma pequena introdução visual a maior parte dos elementos maiores com o personagem do jogador amarrado em uma cova no meio do deserto. Em frente a ele tem dois homens em roupas rusticas e o que parece ser um homem refinado em um terno xadrez.

Logo em seguida o narrador explica elementos centrais da história. Aqui somos introduzidos aos três principais elementos gerais do jogo e ao que cada um deles representa. Vejam bem. Fallout New Vegas é sobre o conflito de civilizações e, mais do que isso, de ideologias complexas.

Cada facção no jogo tem sua ideia clara e direta sobre como o mundo deve ser e está disposto a impor isso, pela força se necessário. E o jogador é empurrado diretamente em meio a esse caos. Tem uma guerra direta pela supremacia da região de new vegas.

As três facções estabelecidas inicialmente são a NCR , a Legião de César e Mr House, existe também uma quarta que se revela durante o andamento da história, não se trata de uma facção em si mas sim de uma força agente anexa a Mr.House. ‘Yes Man’ (Sim Senhor). Um Securitron hackeado de Mr House que tem a possibilidade de mudar totalmente o jogo.

Cada uma das facções tem suas ideologias diretas e claramente estabelecidas. Cada um das facções está disposta a ir até as últimas consequências e se alinhar a uma facção significa necessariamente eliminar ou neutralizar as demais. Uma escolha temática e sábia. Não se pode ter tudo de todos.

Bom, Vamos introduzir as facções!

NCR

A república da Nova Califórnia (New California Republic) é uma entidade baseada nos valores do chamado ‘mundo antigo’, é uma democracia presidencialista com eleições recorrentes, tem um congresso e legisladores além de diversas instituições democráticas. Seu exército é subserviente as autoridades civis.

Porém a NCR é praguejada por corrupção, corporativismo e, nos últimos anos, assumiu uma atitude imperialista e expansionista. Pelas falas de uma das personagens “Não há nenhum poste sobre o sol na qual a NCR não queira hastear sua bandeira”.

Também possui uma igualdade entre gêneros bem aplicável, a segunda presidente da república ‘Tandi’ governou por quase 40 anos (não existindo limite de termos presidenciais) e levou a nação a uma era de prosperidade. É comum ver pelos assentamentos da NCR mulheres em posições de poder.

Em questão de tecnologia a NCR é extremamente avançada, possui armas de fogo, fuzis, armaduras potentes que eles obtiveram de uma guerra anterior com a irmandade do aço e até alguns vertibirds (Uma espécie de helicóptero).

A NCR quer a represa Hoover e New Vegas como uma maneira de produzir energia e água potável a sua própria população além de New Vegas como um novo centro urbano e econômico para ajudar seu próprio crescimento econômico e político.

um Vertibird da NCR

Legião de César:

A legião não poderia ser mais diametricamente oposta a NCR, um governo totalitário liderado por César, um homem nascido entre os seguidores do apocalipse (O mesmo grupo de Fallout 1 que ainda prega os mesmos valores). César unificou dezenas de tribos sobre uma única bandeira.

Usando uma imagem que remete ao império romano César cresceu e ascendeu ao trono de uma área gigantesca, com um punho de ferro seu governo praticamente eliminou saqueadores e tribos não complacentes de baixo de suas bandeiras, protegeu as rotas de suprimentos e unificou diversas cidades e assentamentos sobre seu nome.

César tem uma mentalidade totalitária, escravista e extremamente misógina. O que se reflete por toda a Legião. Escravos são necessários para manter a legião funcionando, e o tratamento de escravos é bem distinto entre homens e mulheres. Para César e, portanto, para a legião, mulheres são inferiores a homens intelectualmente, fisicamente e espiritualmente e, portanto, seu lugar é de subserviência absoluta.

Isso é mostrado claramente durante o jogo. O tratamento que a legião oferece a jogadores do sexo masculino é cordial e respeitoso enquanto do sexo feminino é debochado e irritado.

A legião tem um código moral claro, direto e que é seguido a risca. Drogas, jogo de azar, prostituição, e covardia não são tolerados em nenhum nível. Qualquer pessoa fora de seu código moral é considerado um ‘profligate’.

César também tem uma estrutura hierárquica e burocrática extremamente eficiente. Sua legião o segue cegamente e literalmente correriam para as próprias mortes se ele ordenasse. Como já ocorreu. Durante várias batalhas contra a NCR César e seus Legatos ordenavam soldados a avançar sem parar contra o fogo pesado dos soldados mais bem equipados da NCR. O que causava medo e desconforto nos mesmos.

César quer a Represa Hoover e New Vegas para fornecer água potável a sua população e como um símbolo de poder. De glória e conquistas. New Vegas será sua nova central urbana econômica e política, sua nova Roma.

Mr.House

Mr.House é uma facção de uma pessoa só, House, de alguma forma sobreviveu desde os tempos antes da guerra e afirma que ele sozinho conseguiu proteger boa parte da cidade de Las Vegas através de um sistema de defesa avançado. Porém o sistema não estava completo. Ele previu a guerra mas errou no tempo, logo, a guerra aconteceu antes do esperado e levou a uma defesa menor do que esperada. House conseguiu defender a parte central de Las Vegas com os cassinos, mas não conseguiu proteger o resto da região.

Ele porém entrou em um estado de hibernação induzida tecnologicamente por séculos antes de finalmente acordar e retomar sua cidade. House declara ser o único proprietário legítimo de Vegas, a cidade e seus arredores, incluindo a Represa, segundo ele, são sua propriedade privada e qualquer um que deseje ali viver terá de pagar o preço exigido.

House tem a seu dispor um exército de Securitrons, robôs programados para manter a ordem e as leis determinadas por House. Eles sozinhos são capazes de manter a ordem nas partes centrais de Vegas mas House não tem suficiente para manter a NCR ou César longe de sua ‘propriedade’.

Securitron de House

Sua ideia é simples, manter Vegas sobre seu controle e a NCR como seus clientes. César, porém, é um problema a seus planos. Ele conseguiria manter a NCR sobre controle com os seus securitrons e negociações mas César, César não vai negociar e não vai parar até que Vegas e o deserto estejam sobre seu controle. Ele não vai aceitar nenhuma força que o possa desafiar.

House deseja não governar mas manter a ordem e se enriquecer da atração clara que Vegas tem. Ele tem uma mente genial em negociação e tecnologia e não tem problemas em manter isso a força pelo uso de seus securitrons e habilidades de negociação.

House não se importa com a maior parte das morais, misoginia ou autoritarismo, se as pessoas seguem as regras dele e se comportam dentro dos contratos estabelecidos por sua lei ele não se importa o que elas fazem.

Yes man

Yes man é um securitron reprogramado por Benny (O mesmo homem que atirou na cabeça do protagonista duas vezes no começo da história) como parte de um plano para libertar New Vegas, criar uma nação independente, livre de House, da Legião e de NCR. Esta é a opção mais aberta pois, no final, é o personagem do jogador que decide o que será feito, porém as consequências do vácuo de poder são severas.

SOBRE A NARRATIVA

O personagem acorda em meio a um escritório de médico, que lhe explica que conseguiu salvar a vida, é nessa hora que o jogador escolhe a aparência do personagem e seus atributos.

A narrativa central de New Vegas segue duas frentes, a frente coletiva, onde existe uma guerra entre a NCR e a Legião que vai acontecer a qualquer momento pelo controle da represa e das regiões externas a Vegas. Além das tramas de House por detrás das cortinas de Vegas e a frente individual na qual o personagem está à procura de quem tentou o matar.

Após esse momento o jogador é livre para explorar o mundo todo. E a partir desse momento que o jogo mostra sua brilhante narrativa estrutural. Ele, na maioria das vezes, mostra o que acontece e não te conta o que acontece.

Durante o jogo as diversas quests, facções menores, pessoas e acompanhantes que se encontra pelo mundo, conversas com seus companheiros mostra os lados deles, o que eles querem, quem eles são. Todos os personagens têm motivações, aspirações e personalidades.

Aqui alguns dos meus favoritos.

Rose of Sharon Cassidy (Cass)

Cass é uma mulher independente e com um problema de bebidas, ao conhece-la ela está em um bar afogando as mágoas após sua caravana ter sido atacada por saqueadores, ela é dona de uma caravana de transporte de new vegas. Ao convence-la a vender o que restava de sua caravana Falida ela se junta a você.

Cass tem uma personalidade pragmática e clara, ela é uma cidadã orgulhosa da NCR mas não poupa críticas ao seu país. É dela a frase “não tem nenhum poste sobre o sol que a NCR não queira hastear sua bandeira”. Ela reconhece o imperialismo abrangente. Rose é uma das personagens mais pragmáticas e claras, suas críticas a NCR e seus comentários ácidos são diversos.

Cass detesta César e tem opiniões conflitantes sobre House, Ela não gosta de César pela maneira como a legião trata mulheres e escravos, ela se sente enojada por isso.

Veronica

Veronica é um membro da irmandade do aço, eles estão no momento escondidos na região após terem perdido uma guerra contra a NCR há algum tempo. Ela é uma das poucas pessoas que tem autorização para ir do lado de fora.

Veronica é uma mulher curiosa e otimista, sua personalidade é bem amigável, o que ela mais quer é mudar a maneira que a irmandade vê o mundo para que eles sobrevivam por que ela sabe que, se as coisas continuarem como estão, a irmandade não vai sobreviver.

Ela tem uma paixão única pelos seus companheiros, tão grande que, caso o jogador decida destruir a irmandade do aço ela irá embora de seu grupo imediatamente. Ela quer um mundo melhor um futuro melhor tanto para irmandade do aço quanto para as pessoas fora dela.

Arcade Gannon

Arcade é um médico dos seguidores do apocalipse, ele é extremamente inteligente e um tanto quanto antissocial. Ele possui uma bussola moral clara e distinta, é extremamente dedicado a seu juramento médico de tal forma que, mesmo detestando César em um âmbito moral completamente, caso o jogador o venda para a escravidão como o médico pessoal de César ele se recusa a matar o mesmo.

Ele também possui um segredo sombrio, Arcade é descendente direto de pessoas do Enclave, a mesma facção que tentou causar genocídio total em Fallout 2. Isso é muito importante para o desenvolvimento final do personagem.

Ele detesta César em um âmbito moral e filosófico, “Falsos Romanos” como ele os chama. Sua bussola moral é clara e Ganon vai deixar o jogador caso esse se desvie de um caminho justo, pelo menos pela visão dele.

Boone

Um homem assombrado por vários demônios, ele participou de uma operação militar da NCR que causou a morte de vários civis de um grupo chamado “Os Grandes Khans”, ele se culpa por boa parte disso, e, por causa da culpa que carrega ele abandonou o exército da NCR e se juntou a um pequeno assentamento no deserto, após algum tempo se apaixonou e começou a viver com uma mulher… Que foi então capturada por soldados de César para se tornar uma escrava. Boone teve de fazer uma escolha… E a melhor coisa para ser feita seria matar a própria mulher do que deixa-la viver em um regime tão cruel como o da Legião, lá ela seria torturada, estuprada várias vezes e, se sobrevivesse, viveria a vida toda como escrava.

Um tiro. E Boone apenas acumulava seu ódio. Ele odeia César, odeia a legião mas não é por nenhum motivo filosófico ou moral, para ele é pessoal. A legião tomou tudo dele e ele vai fazer de tudo para faze-los pagar.

Boone é um personagem com uma história  muito mais pessoal, as quests dele são sobre vingança e justiça no começo mas logo se tornam sobre enfrentar os próprios demônios. Com a ajuda do jogador ele pode sair pior ou melhor.

Arte sobre alguns dos companheiros de FNV

ESTRUTURAÇÃO BRILHANTE

Uma das cenas que mais me impactou no começo do jogo é quando se entra em Freeside pela primeira vez diversos bandidos e ladrões tentam te atacar, vários tentam usar de pedidos de ajuda para te matar e roubar, é um local terrível, controlado por gangues e centrais. Ali a situação é cruel, difícil, as pessoas lutam todo dia para sobreviver … E elas estão só há alguns quarteirões do local mais rico em todo o deserto, Vegas.

Ao se aproximar dos portões de Vegas se vê que o local é protegido por diversos securitrons e um NPC está correndo, tentando atravessar diretamente pelos portões apenas para que os securitrons disparem vários tiros em direção ao mesmo, eliminando-o ali, sem remorso, sem pestanejar. Quando o jogador se aproxima ele é informado que deve ter um passaporte ou a quantidade (no começo do jogo enorme) de 1000 tampas (a moeda usada na wasteland) ou equivalente.

Em apenas alguns momentos o jogador é mostrado a crueldade do local e que não tem chance de entrar à força ali. Em apenas alguns momentos e sem dizer uma palavra o jogo consegue demonstrar em peso do que se trata.

Isso se repete por diversas partes do jogo, elementos que são mostrados claramente.

O HORROR DA GUERRA.

O horror da guerra é mostrado em ambos os lados, sem eufemismos, sem falas mansas, direta e claramente. Em um momento se entra em um lugar chamado “No mans land”, uma zona de combate intenso cheia de armadilhas, lá se vê parte dos horrores infligidos pela Legião. Eles desmembram soldados da NCR e os deixam agonizando. Quando qualquer tentativa de resgate é feita o soldado agonizando estava em volta de campos minados, que explodem e matam o soldado e os que foram tentar o salvar.

No mans land, soldado armadilha da legião

A legião crucifica soldados inimigos e qualquer um que considerem criminosos.

Soldados crucificados da NCR

Soldados da NCR, em retaliação aos horrores da Legião continuam disparando mesmo contra soldados inimigos fugindo.

Não há discussão, porém, que a legião comete horrores e mais horrores como guerra psicológica, eles crucificam soldados em vista dos snipers da NCR como provocação. Atacam civis, destroem assentamentos, executam prisioneiros, fazem prisioneiros lutarem em uma arena, violentam e estupram mulheres.

O CONFLITO DE IDEIAS E FILOSOFIAS

New Vegas tem uma clara análise filosófica sobre não apenas o conflito de civilizações mas o que cada uma dessas civilizações representa, os acertos e erros de cada uma delas. New Vegas mostra claramente as falhas de uma democracia, por exemplo, e mais do que tudo as falhas do autoritarismo.

A NCR é uma democracia, eles têm um congresso e um presidente, eles tem três poderes e seguem linhas democráticas de liberdade e igualdade. Porém, a nação ainda é propensa a imperialismo, corrupção aberta e clara e burocracia exagerada que chega ao ponto de paralisar setores por causa de documentações, além de impostos que são colocados sobre pessoas que nunca sequer ouviram o conceito.

Contudo a Legião é extremamente segura e eficiente, corrupção é inexistente pois os corruptos são crucificados, isso, porém, tem um custo alto. Uma cultura absolutista, violenta, escravista, misógina e cruel. A Legião tem um conceito moral tão rígido e claro que qualquer coisa fora dele é considerado errôneo e herético e, portanto, deve ser expurgado.

Mr House não se importa com as pessoas, ele se importa com a economia e como ele pode ganhar em cima das pessoas. Tanto a Legião quanto a NCR vem de dois patamares filosóficos claros de como uma sociedade deve funcionar. Porém House não se importa com filosofia barata, não se importa com metodologias, House é um pragmatista cruel e a única coisa que importa para ele são os resultados. Se algo funcionou em seu favor e em favor de seus planos não importa quantas pessoas estiveram abaixo dele. Porém, apesar de parecer, house não é cruel, não existe malícia em nenhum de seus atos, apenas frio e claro pragmatismo, ele abomina atos violentos e entende a necessidade do trabalho. House é, sem dúvida, uma das figuras mais complexas de todo o jogo. Ele é frio e calculista, mas não é cruel, ele é autoritário, mas não ditatorial, ele é imperialista, mas só sobre seu território e os arredores, ele tem pouco interesse nas terras ao redor.

O MUNDO

As temáticas do jogo são claras e exacerbadas, é uma guerra entre duas civilizações igualmente poderosas e qualquer coisa, incluindo um entregador, pode mudar o rumo de tudo o que acontece. A guerra afeta a todos na região, alguns menos naquele momento, outros mais, mas todos sabem que, eventualmente, a guerra vai chegar até eles.

Mapa da região

Mesmo assim os lugares continuam tendo problemas. Bandidos e saqueadores continuam a rodear as wastes e as pessoas continuam tendo seus problemas comuns. Em uma quest se é levado a encontrar a filha perdida de uma mãe. Se descobre que a filha saiu de uma casa abusiva para ficar com seu namorado contrabandista. Se tem várias escolhas a serem feitas em como lidar com a situação.

Soldados que desertaram do exército e agora agem como saqueadores, pegando o que querem e assediando assentamentos e vilas.

Uma seita interna de um dos cassinos que deseja voltar a comer carne humana, remanescente do seu passado tribal.

Soldados que precisam de treinamento e ajuda a se entrosarem para não serem devastados na guerra.

O mundo não gira em torno da guerra, mas a guerra afeta todo o mundo presente.

E QUEM É A MELHOR ESCOLHA?

Existem muitos argumentos sobre quem é a melhor escolha para governar o Mojave. A maioria se prende entre House , NCR e Vegas independente. Qualquer um que defenda a Legião está insano ou é ativamente malicioso.

A escolha aqui é plenamente filosófica e política, o que se acredita ser melhor no longo termo para as populações que ali vivem. A NCR é uma democracia com tudo de bom e ruim que vem com democracias. House é um autocrata e tecnocrata, ele não se importa com as pessoas e Vegas Independente, bom, varia do jogador, porém tem um pequeno detalhe que explicarei a frente.

Em minha análise, as melhores escolhas são

  1.  NCR
  2.  House
  3.  Vegas independente.

Ativamente escolher vegas independente tem mais liberdade que House, mas, além do caos instaurado pelo vácuo de poder e a formação de inúmeras gangues que agora lutam pelo controle político e econômico da cidade, já que o jogador e Yes Man tem o controle militar. Tem um problema sério… Ao final do jogo Yes Man diz ao jogador que ele ficara ausente por algum tempo. E que nesse tempo ele buscara uma forma de ser mais…. Assertivo. Até esse momento Yes Man não poderia dizer não ao jogador de forma nenhuma. E isso é o detalhe que coloca Vegas Independente atrás de House.

Yes man é uma máquina, um robô programado e, como tal, não entende as nuances da humanidade. Se ele voltar assertivamente em algum tempo não existirá ninguém que possa o impedir de fazer nada. Yes Man é perigoso demais. Ainda assim, é melhor que César.

POR QUE A NCR?

A NCR é cheia de problemas, corrupção, sobre extensão de seu território, burocracia, impostos altos, imperialismo. E ainda assim, apesar de tudo isso, eles ainda tentam manter a liberdade das pessoas, leis regidas por humanos e balanços de poder.

A NCR é, inegavelmente, uma democracia.

E, pelo que é visto no jogo, eles tentam manter os cidadãos bem alimentados, bem hidratados, empregados, e felizes. Não por bondade do coração mas por que eles precisam dos cidadãos para existirem.

Os políticos na NCR sabem que eles precisam que as pessoas produzam, que as pessoas se alistem no exército e que as pessoas mantenham o país funcionando. Mas, apesar de ser um acordo cínico ainda é melhor que as alternativas. House instituiria um estado a sua imagem, não importa quantas pessoas sejam atropeladas, Yes Man é perigoso e o vácuo de poder deixa a região pior do que era antes e César…. Citar todos os problemas de César Daria um artigo todo.

CONCLUSÂO

Fallout: New Vegas é um jogo brilhante em sua execução e narrativa, até hoje as pessoas discutem qual é a facção a qual ser seguida, o que é um acontecimento extremamente raro. O jogo é divertido e filosoficamente provocante. Ele mostra sem filtros a violência da guerra. As consequências da ganância e do autoritarismo.

New Vegas Tem uma narrativa interessante, que te imerge na experiência ao ponto de se apegar aos personagens, você se importa ativamente com o que cada um ali diz, faz e com o que acontece. E ver suas ações e as consequências das mesmas é extremamente satisfatório.

Ao final do jogo, quando os slides explicando os eventos após a segunda batalha da represa Hoover a sensação é de curiosidade sobre o que virá em seguida, as pessoas que ajudou, as pessoas que salvou, ou não salvou.

New Vegas definitivamente é um dos melhores jogos clássicos e um jogo essencial para se ver uma narrativa bem construída.