Resident Evil 4: O jogo que não envelhece

Recentemente vazaram boatos de um possível Remake de Resident Evil 4, mesmo que o boato tenha vindo de fontes confiáveis, ainda não existe nenhum pronunciamento oficial da Capcom sobre o assunto, portanto essa informação deve ser tratada como realmente é, um rumor.

Após essas informações vazarem a público, os fãs começaram a se questionar, será que Resident Evil 4 precisa de um Remake? Anteriormente em 2019 saiu a público a Remake de Resident Evil 2  e os fãs estavam empolgados com qualquer ideia de Remake que a empresa pudesse fazer, porém no ano seguinte o Remake de Resident Evil 3 saiu, com bastante conteúdo considerado superior ao jogo original, fazendo assim, os fãs questionarem e analisarem com mais cuidado os riscos de um possível Remake.  E a questão foi a mente do público, será necessário um Remake de Resident Evil 4 ?

Os primeiros jogos da Franquia Resident Evil não envelheceram muito bem nos dias de hoje. Era normal na época criar cenários limitados, câmeras fixas que pudessem esconder problemas gráficos dos jogos e personagens poligonais pouco realistas. Mesmo com todos esses desafios, graças a criatividade dos jogadores e um bom desenho de níveis os primeiros games da franquia, em sua época foram um grande sucesso. Porém é compreensível que jogadores dessa nova geração não vejam esse tipo de jogos com bons olhos.

Câmera fixa é algo que já foi deixado de usar em jogos a anos, cenários que usam fotografias ?  Personagens pouco realistas ? Os jogadores de hoje acostumados com jogos mais atuais podem não aceitar da mesma maneira que nos anos 90, a data que tais jogos foram lançados. Por isso mesmo os Remakes de Resident Evil 2 e 3 tentaram se adaptar a esse novo teipo de público, com cenários mais elaborados, modelos 3D mais realistas, câmera livre e um sistema de combate mais manual. Mesmo com todo conteúdo removidos nesses novos Remakes em relação ao seu material original o novo público consegue se familiarizar muito melhor com essa nova adaptação trazida nesses Remakes. Porém Resident Evil 4 é um jogo diferente , um jogo que já nasceu com todas as melhorias necessárias.

Resident Evil 4 é um jogo acima de sua época, a ponto de ser um jogo que é relançado em todas as novas gerações como um jogo atual e com o preço de um jogo atual também( Bem caro aliás) e os fãs continuam comprando mesmo assim. Um jogo que os fãs continuam mexendo, acrescentando upgrades, Mods, dublagens novos níveis. Que os fãs continuam fazendo fã animações, que um grupo de Fãs remasterizou o jogo do zero sem nenhum fim lucrativo ( De maneira muito melhor do que os Remasters oficiais ), um game que se você for no Youtube agora você pode encontrar um canal grande fazendo Gameplays. Um game que uma criança que cresceu nas novas gerações de consoles pode jogar como se fosse um jogo atual e adorar.

Por que isso acontece ? Resident Evil 4 é um jogo que tem um bom sistema de combates, modelos 3D realistas (Mesmo que nesse estilo anime ), uma câmera livre e o mais importante muitas e muitas horas de jogo. É um jogo que mesmo lançado em 2005 tem a qualidade de um jogo atual. Por isso vem a questão entre os fãs, esse jogo merece um Remake ? Ou melhor por quê concertar o que não está quebrado ? Deixarei a resposta com você leitor.

Segundo as informações dos rumores o jogo está em desenvolvimento desde 2018 e pretende ser lançado em 2022, completando assim 4 anos de produção. Os rumores também falam que pretende ser feito pela equipe de maior nome da Capcom que já trabalhou no Resident Evil 2 Remake ( O Remake atual mais elogiado ) e Devil May Cry 5. Infelizmente o diretor original da franquia  Shinji Mikami não se envolve mais na franquia Resident Evil desde Resident Evil 4 original e segundo os rumores não pretende voltar nesse novo projeto. Shinji Mikami trabalhou nos 4 primeiros games da franquia conhecidos como os mais elogiados mas nos dias de hoje saiu da Capcom e trabalha em seus próprios projetos, como a excelente franquia de terror The Evil Within e seu novo projeto sem muitas infomações Ghost Wire : Tokyo.  Porém segundo os rumores Shinji Mikami estaria supervisionando o projeto, mesmo parecendo uma coisa pequena, Shinji trabalhou como supervisor de um excelente Survival Horror chamado The Evil Within 2, então pode ser uma boa notícia.

Mesmo com uma possível boa equipe trabalhando nesse Remake, se o Remake for real sua qualidade vai depender de si mesmo, pois ser baseado em um produto de qualidade não é garantia de ser um produto de qualidade. Quando o jogo sair ele deve ser avaliado por si mesmo, muito além do hype.