A Máfia Dos Tigres – Exótica e Bizarra, Documentário Parece Ficcional mas é Real

O novo fenômeno da Netflix é uma série documental que mostra as facetas de Joe Exotic, um homem apaixonado por tigres que cria um zoológico famoso ao mesmo tempo em que cria vários inimigos.

Sinopse: A Máfia dos Tigres aborda a história real de Joe Exotic, o dono de um zoológico. Excêntrico e apaixonado por grandes felinos, ele sempre foi capaz de tudo para chamar a atenção e ficar famoso. Mas tudo muda quando Carole Baskin, uma ativista animal, ameaça seus negócios.

A série narra a vida de Joseph Allen Maldonado, mais conhecido como Joe Exotic. A trama gira em torno de uma eterna briga entre a conservacionistas de felinos como a ativista Carole Baskin e colecionadores desses animais como Joe Exotic, a quem Baskin acusa de abusar e explorar desses animais.

Joe é dono de uma espécie de Zoológico em Oklahoma, e fatura milhões exibindo esses animais a turistas e curiosos.

Essa série documental se tornou um fenômeno no mundo, sendo assistida por 34 milhões de pessoas no mundo em apenas 1 semana, esse documentário quase bateu o recorde de Stranger Things com 36 milhões de vizualizações no mesmo período.

Vários personagens sombrios são apresentados ao longo dos episódios, chefes do tráfico, líderes de seitas, caçadores, e etc…

Essa história é apresentada de maneira clara e evolutiva, cada episódio um novo dilema é apresentado, uma gama de provas que reacendem a veracidade das informações, além de filmagens que aconteceram no parque.

©Netflix

A propriedade, a preservação e a exploração desses animais selvagens é um negócio grande e competitivo, a série concentra-se no caráter singular de Joe Exotic, uma caricatura caipira cujo desejo por atenção é acompanhada por uma parte obscura.

Joe é um bom homem, gay orgulhoso que administra seu zoológico particular, onde leões, tigres e outras animais estão em exibição para o público, você pode tocá-los se for rico o suficiente.

Ele ama seus leopardos,tigres e leões, seus negócios, suas credenciais caipiras e sua fama nas redes. Mas há uma coisa que o tira fora do sério, e essa é uma mulher chamada Carole Baskin.

Ela também é uma amante de felinos grandes, só que ela odeia a ideia de pessoas poderem possuí-las. Como uma ativista dos direitos dos animais, seu projeto Big Cat Rescue tem como inimigo principal Joe. Ela quer que a lei seja alterada e que Joe feche seu zoológico.

Como seria de esperar, Joe explode de indignação, provocando um ódio por ela que não tem término. Ele fica feliz ao ridicularizá-la e difama-la na internet, não escondendo seu desejo de matá-la.

©Netflix

E é essa amarga rivalidade que impulsiona a trama de A Máfia dos Tigres ou em inglês: Tiger King, ele usa do sumiço do marido de Carole para acusá-la de a tê lo matado, gerando assim like em suas redes sociais.

À medida que a narrativa se desenrola como uma montanha-russa de emoções, obtém-se entrevistas da equipe de Joe e os perfis de personalidades de alguns outros criadores de felinos famosos, um desses mostrados administra seu zoológico com a ajuda de um harém de mulheres atraentes.

O impacto visual de ver humanos e tigres tão intimamente conectados é uma das qualidades definidoras da série, além de explicar o porque algumas pessoas acham os tigres tão atraentes. Existe uma qualidade e tabu na violação das leis naturais que separam humanos e felinos que implica força, virilidade e poder. Não é de se admirar quando o programa mostra tantos usuários masculinos do Tinder com selfies de tigres como seus avatares.

Joe Exotic é o único que parece inalterado durante a trama, gay, polígamo, candidato a presidente, suas atitudes fogem do senso comum fazendo você acreditar que existem pessoas com as mais diversas loucuras no mundo. A personalidade que ele criou, você sente, é forte o suficiente para sobreviver a qualquer coisa, até a prisão. Nada pode abalar seu senso de si mesmo. Nenhuma humilhação pode envergonhá-lo como homem que se recusa a ser envergonhado. 

Assistir documentários podem ser uma tarefa enfadonha e difícil, mas a máfia dos tigres conseguem capturar a atenção do público através de uma narrativa que é contada de maneira tão surreal que em diversos momentos parece uma trama ficcional, as pessoas que estão dando depoimento parecem que não existem, mas elas são reais, e isso torna essa história magnética porque não temos noção para onde a história vai.

©Netflix

Não há heróis nessa história, com o passar dos episódios você chega a um ponto que acha que não tem como a série crescer mais, mas o próximo episódio surpreende com novas revelações, novos personagens, novas informações, que aumentam a trama.

A Máfia dos Tigres é um exemplo macabro dos excessos do empreendedorismo e como a vingança é responsável por uma fatia tão grande da mente humana. 

A temporada de A Máfia dos Tigres está disponível na Netflix.

Nota Final: 4.5 / 5