Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre o Japão. Desta vez vamos explorar um pouco de uma das maiores crenças dos japoneses. Por acaso já ouviu falar da importância do mês de abril para o Japão? Venha conhecer mais deste país rico de tradições e costumes!
O Ano Fiscal e Letivo
Já que estamos quase chegando em abril, seria interessante trazer algumas curiosidades que rondam por este mês. O mês de abril é diferente de qualquer outro do ano inteiro para os japoneses, e isso vem de vários costumes e tradições seguido pela sua nação. O mais conhecido pelos ocidentais certamente é por causa das flores de cerejeiras que florescem durante esta época do ano, porém esta é somente a parte superficial do quão significativo este período pode ser para as pessoas.
Ao dizer que abril é tão significativo certamente quer dizer que este abrange as pessoas de todas as idades. O motivo é: Um novo começo. Pois sim, abril é o mês que começa o ano fiscal e letivo no Japão. Para quem não sabe, o ano fiscal passou a ser em abril por causa da sua época focada nas atividades agrícolas. Os agricultores colhiam o arroz no outono (outubro), com a finalidade de convertê-los por dinheiro. Era desta forma que os impostos eram pagos. A maioria não conseguia fazer isso até o final de dezembro. Por isso, conta a história que o ano fiscal foi mudado para iniciar em abril. Assim, todos os agricultores conseguiam juntar uma quantia relevante e pagar até o final de março, o que deviam para o erário, ou popularmente conhecido como cofres público.
Como o governo e a maior parte das empresas resolveram começar o seu ano fiscal no início de abril, o ministério da educação japonesa alterou a data do início do ano letivo para que encaminhasse junto. Desta forma, aqui, para algumas ocasiões, o ano começa no 1º dia de abril e termina no dia 31 de março do ano seguinte.
Sakuras e a mudança de ares
É claro que se for falar de abril japonês, certamente não poderia esquecer das mais famosas flores de cerejeira conhecido também como Sakura. Estas florescem durante a primavera, a estação mais simbólica para o seu país. As sakuras trazem vários significados para os japoneses, dentre eles o maior significado é a busca pelo “amor” e um novo começo ou recomeço para a sua vida.
Como o ano fiscal e letivo começa em abril, alunos que passam do 1º para o 2º grau de escolaridade ou que se tornam membros da sociedade (assim chamado aqueles que se formam e almejam uma universidade ou se estabelecer em uma empresa) se sentem confortados pela beleza e pelo ar puro trazidos pelas pétalas de sakuras. Assim como para eles, as cerejeiras também estão no seu momento de desabrochar, dar vida a natureza e trazer novas esperanças a tudo em seu redor.
Para este mês tão simbólico, o 花見― Hanami é a prática de observar as flores durante o abril todo, em baixo de árvores de cerejeiras enquanto faz um piquenique com amigos e/ou familiares. Aos que quiserem saber mais sobre esta data festiva, pode acessar esta matéria que eu escrevi no ano passado, falando sobre A Mística por trás do Hanami – A arte de apreciar as Sakuras. O triste é que nesta época de Coronavírus, a maioria dos eventos comemorativos e festivais do Hanami não serão aberto ao público. Assim também como muitas famílias deixaram de ir apreciar esta curta época do ano, no medo de se tornar vítima do COVID-19.
Não é somente as Sakuras que ganham vida na primavera
Outro dos grandes motivos para abril ser um mês tão aguardado é por causa dos torneios esportivos, seja escolares ou profissionais. Como exemplo, temos um dos dois esportes mais famosos no Japão, o beisebol. Por anos o campeonato profissional de beisebol tem se considerado o mais disputado do mundo junto da famosa Major League Baseball, o campeonato de maior alto nível dos Estados Unidos e também do mundo inteiro. Este torneio japonês é nomeado como Nippon Proffesional Baseball, tem seu início no final de março e que perdura até meados de outubro.
Para as mulheres no Japão, cortar o cabelo na época de mudanças de uma primavera pode significar trazer mudanças significativas para o seu interior. É como se estivesse lavando a sua alma de dentro para fora. Cortar o cabelo e mudar por completo o seu penteado significa deixar todas as indecisões e frustrações amorosas no passado, para assim seguir adiante, com um novo objetivo.
Podemos aprender mais observando em conteúdos japoneses
O Japão gosta muito de centralizar suas qualidades ao falar das Sakuras como sua maior referência de apreciação da vida e da natureza. Claramente que nos animes, mangás, dramas e filmes japoneses não seriam diferente. Você consumidor destes conteúdos sitados aqui, com certeza já deve ter cruzado com algumas flores de cerejeiras caindo durante alguma cena. Certo? — A verdade é que se você parar para observar e refletir cuidadosamente, sempre conseguirá achar um motivo para elas estarem lá. Pode ser algum dos motivos que citei aqui no texto ou então algum outro que esteja relacionado diretamente com o contexto narrativo da história.
Quer alguns exemplos? Eu não me canso de martelar sempre em “Shigatsu wa Kimi no Uso“, conhecido também no Brasil pelo nome “A sua mentira em abril“. Para quem viu, sabe do quão importante é as cerejeiras, a mudança de ar espiritual do mês 4 e de como o seu significado pode variar de pessoa para pessoa. Àqueles que assistiram, recomendo este meu texto sobre o anime: Shigatsu wa Kimi no Uso – As 7 cores da sinfonia traz o brilho à uma vida monótona .
Sem deixar de comentar que a personagem Sakura do anime Sakura Cardcaptor foi um expoente gigante à introdução da cultura nipônica e das características destas flores de cerejeira. Pois não somente com o nome da pétala, a personagem Kinomoto Sakura também reflete as características do significado desta flor: energia, vida, alegria, beleza, pureza, mudança e amor.
Gostou? Eu vou ficando por aqui. Se gostou, comente aqui em baixo a sua opinião sobre a matéria e também sobre a sua experiência com o assunto proposto no texto acima!