A nova série da Apple TV+ mostra de maneira comovente e sincera histórias de imigrantes que buscam uma vida melhor em solo americano, longe de sua terra natal e de suas famílias.
Na coluna de hoje, estarei escrevendo sobre Little America, e pode ler tranquilo pois o texto é sem spoilers.
Sinopse: Histórias divertidas, surpreendentes, sinceras, apaixonantes e inspiradoras de imigrantes nos Estados Unidos são contadas por eles mesmos, em uma época em que elas são mais relevantes do que nunca para a sociedade mundial.
A série é produzida por Lee Eisenberg, Emily Gordon e principalmente Kumail Nanjiani, ator conhecido por interpretar o Dinesh em Silicon Valley e outros tantos personagens humorísticos em séries e filmes.
Apesar de ser do ramo humorístico, Kumail consegue com Little America expressar todo o drama e sofrimento que vivem os imigrantes que tentam o sonho americano. Isso deve-se ao fato do mesmo já ter vivido esse mesmo sonho e conquistado.
Paquistanês de nascença Kumail Nanjiani se mudou para os Estados Unidos quando completou 18 anos em busca de uma vida melhor. Graças a suas experiências vividas o jovem ator e roteirista consegue imprimir textos ácidos e cortantes, além de mostrar ao longo dos episódios que é preciso muita luta para superar as adversidades de uma nova terra, uma nova língua, uma nova vida.
A nova série da apple é antológica, a cada novo episódio é contado uma história diferente, seja ela de nigerianos, cubanos, mexicanos, chineses, etc.
Diferentes de filmes hollywoodianos que vendem a américa sendo a nação “perfeita”, em Little America a realidade verdadeira é mostrada, as dificuldades de se conseguir emprego sendo estrangeiro, o descaso e preconceitos sofridos pelos mesmos, trabalho escravo e tantos outros problemas que pouco são retratados.
É evidente notar que todas as histórias contadas se iniciam com um drama leve que vai crescendo com o decorrer dos minutos, mas ao final tudo termina bem como um sonho, deixando o telespectador esperançoso e inspirado por essas histórias de superação.
Uma das várias qualidades da série é a diversidade dos personagens, é o seu cuidado com a cultura e o dialeto local de cada nativo. Nota-se que houve uma pesquisa extensa e também por ser histórias reais, houve um cuidado em ouvir a história de quem as viveu.
A exemplo disso, o sexto episódio é dirigido e escrito pelo filho da personagem principal que compõe a história.
Apesar de não ser politizada, por ser histórias que tiveram origem no passado, os períodos de tempo são enfatizados bem comos quais os políticos atuais que estão comandando o país.
Uma das coisas mais legais de Little America, é que cada episódio tem uma explicação do que aconteceu com as pessoas reais nas histórias, e é gratificante saber o rumo que seus sonhos americanos tiveram, tornando a série maravilhosamente humana.
Nota Final: 5 / 5
A 1ª temporada de Little America tem 8 episódios e está disponível na Apple TV+.