Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs e desta vez chego com uma lenda urbana japonesa muito popular nas escolas do país. Conhece a história da “Loira do Banheiro”, não é mesmo? Mas e da versão japonesa, será que você já ouviu falar? Venha conhecer um pouco mais da Hanako-san no Toirē!
Hanako-san… Você está aí?…
Por algumas décadas veio se formando uma das lendas urbanas mais populares entre as escolas japonesas. Traduzindo para o nosso idioma “Hanako-san no Toirē” significa “A Hanako do banheiro”, um conto muito que parecido com a famosa Loira do Banheiro, uma lenda urbana originada no Brasil. Ao reparar, muitos das duas se assemelham não apenas em se tratar de uma garota fantasma no banheiro. Para nos envolvermos mais na história de Hanako-san seria interessante em explorarmos mais sobre o que esta lenda tem para nos dizer.
Por anos foram passados a história de que se você bater 3 vezes na 3ª cabine do 3º andar da escola e falar “Hanako-san, você está aí”, a Hanako-san poderá te responder: Sim, eu estou… — em um tom bem baixinho, quase que um sussurro. Por você estar sozinho e em um silêncio total, o sussurro será claramente ouvido e essa é a hora que você borra nas calças e se prepara pra sair correndo de lá de dentro. Caso resolva confrontar a voz e abrir a cabine, pode acabar se deparando com algo que não gostaria de ver e enxergar o seu fim nesta vida, te matando ou te jogando para o inferno.
Diversas versões do desfecho desta lenda urbana
Ela não tem uma origem distinta, mas os relatórios dela remontam por volta da década de 50 e podem ser encontrados em todas as escolas de todas as províncias do Japão. A lenda de Hanako fala de um fantasma de uma jovem garota que assombra um banheiro. Algumas lendas dizem que ela era uma criança abusada que foi perseguida e finalmente capturada no banheiro da escola por seus pais enfurecidos. Outros afirmam que ela é uma estudante que cometeu suicídio no banheiro desta mesma escola, por possíveis maus-tratos, pressão psicológica ou qualquer outro fator que venha desestabilizar uma criança. O bullying é algo muito recorrente nas escolas do Japão.
Isso tudo é nas escolas de graus mais baixos, claro, mas que não deixa de ser pesado para se contar a alguém tão pequeno. Para as escolas do ensino fundamental 2 e de ensino médio, existem algumas outras versões para este conto. Uma delas é: uma garota que vai ao banheiro sozinha às vezes ouve uma voz perguntando se ela quer ser sua amiga. Se a jovem responde dizendo sim, o espírito da Hanako aparece embaixo dela e a arrasta para o banheiro até o inferno. Se a vitima disser não, Hanako simplesmente a cortará em pedaços. Como que alguém se livra disso então?
É lógico que toda pergunta tem uma resposta… Ou será que não? — Bem, não estamos aqui para filosofar, mas sim para apresentar os relatos. O que se conta por aí que para fugir de Hanako-san é preciso mostrar a ela um teste ou trabalho de escolha no qual você tirou a pontuação máxima. Agora me vem algumas dúvidas: Eu vou ter que andar com uma prova no bolso todos os dias na possibilidade da Hanako-san querer vir para o abate? E o mais importante, eu vou ter que tirar uma NOTA 10 em uma prova!!! Quem inventou isso?
Como esta lenda é vista nos dias atuais pelos japoneses?
Para responder a questão aberta do último tópico é importante que citemos a visão da população japonesa nos dias atuais sobre esta lenda urbana. Como o próprio nome já diz, é uma lenda urbana, um mito que é passada de boca a boca pelas pessoas até que se torne relativamente popular. Este caso da Hanako-san não é diferente, já que nenhuma evidência aponta fatos cirúrgicos na comprovação de tal conto.
Desta forma poucos acreditam na lenda da garota do banheiro e muitos apenas à citam apenas para fazer brincadeiras de teste de coragem ou para fazer piadas com a sua história. O mais óbvio que podemos refletir e concluir é que foi inventado pelos pais e/ou professores para fazer com que alunos se aplicassem mais nos estudos e parassem de matar aula… no banheiro.
Se for pra fazer um relativo com um mito criado nestas intenções de “enganar” uma criança, eu diria que é como aquela velha história da mãe que te diz: desvira esse chinelo se não a mãe vai morrer! — Uma clara forma de persuasão ao outro na base do medo.
É claro que pode ser mero conto para nós, porém temos de lembrar que o Japão é um país muito supersticioso e qualquer coisa vira motivo para crer em espíritos que vagam por estes arredores. Eu mesmo digo que não acredito na lenda da Hanako-san, embora eu nunca na minha vida entraria à noite, sozinho e iria até um banheiro para aplicar o ritual. Tenho amor à vida!
Toilet Bound Hanako-kun
Jibaku Shounen Hanako-kun (Toilet Bound Hanako-kun) é um anime que foi estreado na temporada de janeiro de 2020 e faz uma sátira à lenda urbana da Hanako-san. Tudo começa pelo honorífico usado no nome próprio, Hanako. No japonês, o honorífico “-san” é colocado para atribuir o gênero feminino a uma mulher ou respeito a alguém mais velho. Neste caso é para deixar claro que a lenda da Hanako-san é protagonizada por uma pessoa do sexo feminino.
A sátira de Hanako-kun já começa no próprio título e em sua sinopse que diz: “Hanako-san… Hanako-san… Você está aí?”. Na Escola Kamome existem 7 mistérios que afrontam os seus estudantes e uma delas é sobre a Hanako-san. A lenda conta que caso você ocupe a 3ª cabine do banheiro do 3º andar da escola, Hanako-san aparecerá e… lhe concederá um desejo! Nene Yashiro, uma garota do ensino médio que gosta de ocultismo que sonha com romance, se aventura nesse banheiro mal-assombrado … mas a Hanako-san que ela conhece não é nada como imaginou! Hanako-san da Kamome Academy … é um menino!
Como na história eles alteraram o gênero do espírito, acabou virando Hanako-kun. O Honorífico “-kun” é principalmente utilizado pelos meninos.
Enfim pessoal, este foi mais um texto sobre lendas que circulam pelo país nipônico. Gostaram? Comentem e mostrem para os seus amigos. Espalhem a palavra de Hanako-san!!!