No primeiro dia do ano a Netflix já mostrou que suas produções de séries seguem a todo vapor, com Spin Out e Messiah a gigante do streaming abriu mais um ano com muitos lançamentos.
Na crítica de hoje estarei escrevendo sobre Spin Out e pode ler sem medo pois o texto é sem spoilers.
Sinopse: Kat Baker (Kaya Scodelario), uma patinadora do gelo em ascensão, é retirada de competição depois de sofrer uma queda desastrosa. Para poder continuar na carreira, só que agora em dupla, ela se arrisca a expor um segredo que pode prejudicar toda a sua vida.
O primeiro lançamento da Netflix no ano mostra Kat Baker, uma patinadora no gelo com sérios traumas do passado, apesar de seu talento seus problemas psicológicos a impedem de competir em alto nível.
Após desistir da patinação uma nova oportunidade aparece quando Kat é convidada a competir em duplas, apesar de não gostar de seu parceiro Kat decide apostar sua última chance de chegar às olimpíadas voltando a competir.
A série é uma criação de Samantha Stratton que atua como co-roteirista ao lado de Lara Olsen. Samantha é uma ex-patinadora profissional o que ajuda a trazer realidade e uma visão profissional do esporte.
Ao longo dos episódios, exploramos o quão duro, abusivo e cruel, tanto fisicamente quanto psicologicamente pode ser a patinação para um atleta de alto nível. Misturado com seu drama familiar, Kate tem tudo isso duplicado graças a sua doença mental, disputas, ciúmes, inveja como ingredientes a mais.
Kat é muito bem interpretada por Kaya Scodelario (Maze Runner) que a título de curiosidade é filha de uma brasileira com um britânico. January Jones (American Pie), Willow Shields (Jogos Vorazes) e David James Elliott (Mad Men) são outros grandes nomes no elenco.
Se você gosta de patinação artística ou tem algum interesse, vai se divertir com essa série porque há patinação é real, todos os movimentos são belos e te prendam a atenção durante a apresentação. As coreografias são boas, as roupas são bonitas e brilhantes, há saltos e rodopios suficientes para manter o público entretido.
Às vezes, a série vira uma dramédia igual a de novelas brasileiras, com acontecimentos surgindo do nada, mas isso faz parte da obra e essas situações exageradas são típicos do gênero romântico que você vê por aí.
Spin Out atira para tudo que é lado quando se trata de seus temas abordados, tem temas polêmicos como depressão, bipolaridade, doenças mentais, racismo, abuso e etc.
A outros como comportamento insensível de mães, vergonha perante a sociedade, doping no esporte, mas no final nenhum tema é aprofundado e bem debatido na trama. A bipolaridade que é a mais difundida, é mostrada de maneira meio leiga nos personagens da obra, e pouco explicada de como ela funciona.
A série pode parecer meio rápida no início e bem lenta em sua metade quando o enredo gira em voltas, igual aos patinadores, mas se você se deixar envolver terminara a série em 1 ou 2 dias, igual a mim.
O trabalho e a edição da câmara são perfeitos e contribuem para o tom indutor de ansiedade no auge da angústia, desde a rotina de Kat e Justin, a exemplo de quando Kat não toma seus medicamentos e entra em estado catatônico. Ele adiciona outra camada à história e ajuda a transmitir esses sentimentos de maneira convincente.
O uso dos flashbacks para adicionar profundidade a cada um dos personagens principais é uma maneira inteligente de abordar certos momentos decisivos da história.
Os personagens são irritantes às vezes e no final você vê pouquíssima evolução nos mesmos, a roteirista novata apesar de errar na criação de personagens, acerta na criação desse mundo rico da patinação no gelo.
O grande trunfo da série é mostrar todos os sacrifícios que os patinadores fazem para competir em alto nível. Vemos o desenvolvimento físico, a tensão mental, as consequências familiares, os cartões de crédito estourados e os jogos psicológicos dos adversários no vestiário.
Kat Baker passou por todos esses sacrifícios e conseguiu escrever um novo capítulo sobre sua história na patinação.
Nota Final: 3 / 5
A 1ª temporada de Spin Out está disponível na Netflix.