Anne With An E – Uma História para Assistir em Família

Uma das séries mais queridas da Netflix infelizmente foi cancelada em sua 3ª temporada, gerando uma onda de comoção e protestos virtuais, mas porque a história de Anne With An E tem o poder de comover quem a assiste.

Sinopse: Depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social, a órfã Anne é mandada para morar com uma solteirona e seu irmão. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.

Anne With An E é uma série baseada no livro Anne de Green Gables, a série foi criada e exibida pelo canal canadense CBC, mas ao ser distribuída mundialmente pela Netflix, a série cresceu em popularidade e no número de fãs. 

A série mostra a vida do ponto de vista da protagonista Anne, uma criança órfã que apesar de ter sofrido muito na vida, ela sempre consegue ver o lado bom da vida. Inteligente, encantadora, diferente, tagarela, inúmeros adjetivos podem ser atribuídos a nossa protagonista, seu hobby preferido são os livros, que fazem Anne aguçar sua criativa, melhorar seu vocabulário extenso e livrá-la dos infortúnios da dura realidade que vive.

No episódio introdutório da série vemos Matthew Cuthbert, um fazendeiro solteiro já de idade avançada, que precisa adotar uma criança do sexo masculino para ajudar ele e sua irmã Marilla Cuthbert a cuidar de sua enorme fazenda Green Gables.

Após um erro Anne é enviada a fazenda, suas esperanças de finalmente ter achado um lar que lhe acolhe-se vão por água abaixo quando Marilla diz que eles precisam de um homem forte e não de uma garotinha frágil. Mesmo abatida Anne não desiste, prova seu valor e convence os irmãos de que ela é a escolha certa para eles.

A história se desenrola a partir daí, com Anne ajudando no desenvolvimento Matthew e Marilla, criticando as mazelas sociais, a desigualdade e o machismo da sociedade numa época onde as mulheres não tinham voz. 

©Netflix

Todas as questões modernas são trabalhadas de maneiras magníficas para uma série de época. Há bullying na escola, bullying com homossexuais, armas na sala de aula, suicídio de adolescentes, racismo, fragilidade branca e definição de casamento, preconceito contra pessoas que nunca se casam, depressão , abuso sexual, pobreza e etc. É impressionante a quantidade e abundância de temas que são trabalhados na obra e essa é uma de suas virtudes. 

Anne diante das dificuldades aprendeu a lutar por si mesma, uma habilidade que muitas vezes não é oferecida a muitas adolescentes das mais variadas obras. 

Apesar de ser uma série para família, há alguns momentos sombrios também na série, quando temas mais pesados são trabalhados. 

A fotografia é simplesmente maravilhosa, as melodias da trilha sonora são lindas o que te fazem literalmente entrar nessa paisagem exuberante. Você entra naquele cenário e vivi os momentos junto com os personagens. 

©Netflix

E a atuação de Amybeth McNulty no papel de Anne é para mim impecável, a jovem atriz consegue expressar todos os sentimentos e a personalidade criativa da personagem. 

Todos os atores são ótimos em seus papéis, principalmente por parecerem naturais e familiarizados com aquele estilo de vida rural.

O trunfo da série é o de fazer o bem e celebrar o que é bom no mundo. Embora isso possa parecer uma utopia para o nosso mundo moderno, a bondade inerente de Anne e sua incapacidade de ser feliz é um dos seus encantos e da história que tem o poder de comover o público.

Nota Final:  5 / 5

As 3 temporadas de Anne With An E estão disponíveis na Netflix.

Obs: A série foi dada como finalizada pelo canal de TV, mas diante de tantos pedidos para que ela continue é possível que algum serviço de streaming ressuscite a série, só nos resta torcer.