Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre curiosidades do Japão. Desta vez vamos conhecer uma franquia de lojas especializadas na reutilização de produtos à base de compras e vendas. Ficou curioso? Venha entender como isso tudo funciona!
A franquia HARD ⋅ OFF
Existe uma franquia muito conhecida no Japão que se especializa na compra e venda de produtos reutilizáveis. A rede HARD OFF, que conta com mais de 7 tipos diferentes de lojas para diversos tipos de produtos. Tudo que não seja orgânico pode ser reaproveitado no país nipônico, e claro que muito é por conta de todo o sistema ecológico montado em prol do meio ambiente.
Sendo a maior franquia de compras e vendas, contém mais de 890 lojas por todo o Japão. Seu nome Hard Off é dado para toda a rede de lojas, porém a loja específica com o nome “Hard Off” só cobre parte de alguns destes mercadorias reaproveitáveis. Estas lojas compram o produto que iria para o lixo, em um valor baixo, calculando toda a conservação e qual funcionalidade ele teria ainda para um novo comprador. Se o produto permanece em boas condições e altamente requisitado pelas pessoas, logicamente o mesmo passará a ter um custo maior tanto na venda quanto na compra.
Tudo pelo meio ambiente
“Somos uma loja especializada em reuso que compra e vende itens para uma vida mais ecológica”, este é o slogan deles e claramente representa muito bem as características de uma empresa que visa a sustentabilidade. Afinal, um dos muitos problemas na sociedade hoje em dia é gerado pela poluição. E, a maioria dos produtos que não são recicláveis acabam ficando encostados em algum canto que não deveria, tudo pela falta de organização e estrutura para comportar estes itens inutilizáveis.
Um dos meios que o Japão achou para resolver este problema foi espalhar estas lojas por todo o canto do país. Temos como exemplo uma televisão de tubo que para você pode não ter mais uso. Ao invés de jogar o produto fora, você pode ir em um Hard Off e vendê-lo para a loja. A vantagem disso tudo é que você estará se desfazendo de um problema e ainda estará recebendo uma quantia por isso, mesmo que não seja muito.
Além de ajudar a diminuir todo esse problema de poluição, a franquia incentiva para que as pessoas mantenham em mente a conscientização da separação destes produtos. Assim, tudo fica mais organizado e controlável. Pode parecer besteira, mas esta é uma bela forma de botarmos em prática o que ouvimos durante a vida toda aqui em terras nipônicas: “Para criar um mundo melhor em que todos possam viver bem, comece fazendo a sua parte.”
As 7 lojas especializadas em compras e vendas, da franquia Hard Off
Hard Off – A principal da rede Hard Off, especializada na venda e compras de produtos como: Computadores, jogos, câmeras, instrumentos musicais, aparelhos de áudio, celulares e até itens quebrados ou danificados e atualmente conta com 352 lojas espalhadas pelo Japão.
Book Off – Como o próprio nome já diz muito, esta é a loja que você deve se dirigir caso queira vender ou procurar algum livro, revista, mangás, TCG (Trading Card Games), CD’s, DVD’s e jogos. No momento, o país conta com 50 lojas Book Off.
Off House – Com 319 estabelecimentos, o Off House se responsabiliza em reutilizar produtos e móveis para casa e lazer em geral. Aqui você consegue comprar e vender itens de marca, utensílios domésticos, sofás, brinquedos, roupas, bijuterias, materiais de cozinhas e aparelhos eletrodomésticos.
Hobby Off – Aqui é o lugar que toda criança gostaria de ir. Um local com vários brinquedos e jogos em um preço mais acessível. No Hobby Off você encontra figures, jogos, cartas, armas de airsoft, brinquedos para crianças de todas as idades, inclusive para bebês. O Japão espalhou um total de 116 lojas até o devido momento.
Garage Off – Esta loja é especializada em produtos internos para carros, bicicletas, motos, e tudo que tiver relação com os itens anteriores. Infelizmente é bem raro de se encontrar um Garage Off, pois só foram abertas 16 lojas.
Mode Off – Podendo puxar do próprio nome, a franquia também abriu lojas que se especializam em vendas e compras de artigos da moda, mais especificamente, roupas de grife e de marca. Podem encontrar roupas para homens, mulheres e crianças, além de relógios, pulseiras, bolsas e até colares. Este aqui é em uma escala um pouco maior, porém ainda sim é difícil de achar. Até então, se tem apenas 29 lojas da Mode Off.
Liquor Off – Alguns nem mesmo acreditam que a rede Hard Off tenha criado um espaço para comprar e VENDER álcool. É estranho, mas é real. Estranho por dois motivos: Ele é tão pouco popular que só abriram 5 destas lojas em todo o Japão; outro motivo é que me pergunto em quem seria louco de comprar bebida alcoólica em uma loja de usados?
Os riscos de se comprar e vender à uma loja de reuso
Me questionei agora mesmo sobre quem seria louco de comprar uma bebida em lojas assim. Acontece as bebidas revendidas nestes estabelecimentos são vinhos, champanhes, uísques entre outros produtos que duram por uma longa data. Alguns apenas desejam se desfazer deles e revendem nestas lojas.
Mas, pensando de uma forma mais ampla, existe algum risco tomado em comprar em alguma destas lojas? A resposta é bem simples. O risco sempre existe enquanto você souber que não é um produto novo e que alguém já tocou nele antes. Além do mais em um país que se dá muito pouco valor aos itens que se obtém. Embora exista o risco, é obrigação da loja descrever os defeitos no caso haja algum tipo de problema com o produto que está sendo revendido para o cliente.
Quanto a parte de venda dos seus próprios produtos à loja, o maior risco que você pode sofrer é de ter gasto muito tempo no local para a avaliação e sair sem um iene no bolso ou apenas com um valor irrisório. No momento que você entrega os produtos para a loja, os funcionários testam e observam todos os itens para que possam estipular o uso e se seria aproveitado pelo estabelecimento. Esse procedimento pode levar de minutos até horas, dependendo da quantidade de gente na espera e da quantidade de produtos que você levou para a venda.
Uma vez, eu mesmo levei alguns mangás, jogos de consoles portáteis e um celular smartphone que não estava mais usando. O que me lembro deste episódio é que eu passei quase 2 horas no estabelecimento para a avaliação, até que no final queriam me dar em torno de 50 reais no smartphone que estava sem rachadura ou defeito algum. O motivo foi que ele já era de um modelo muito ultrapassado e que poucas pessoas teriam interesse na compra do produto. Pensando por um lado, eles realmente tem razão, mas mesmo assim é um pouco triste você perder tanto tempo para decidir levar os produtos de volta para casa.
Confira um vídeo gravado por um brasileiro no Japão que passou por uma destas lojas!
Enfim pessoal, este foi mais um texto sobre o “mundinho” chamado Japão. Gostaram? Restaram dúvidas? Quer sugerir um próximo tema? Comente Aqui em baixo!