Ok, o The game awards acabou de acontecer mas eu acabo de descobrir um dos meus candidatos a jogo do ano. Atrasada para o show mas o ano ainda não acabou e acho que se você gosta de metroidvania, bullet hell, gráficos pixelizados, personagens carismáticos e se pooor acaso você se lembra do jogo Rabi Rabi de 2016… Tevi é um jogo obrigatório para você.
O que é
Tevi é jogo de ação e aventura desenvolvido por Ein Lee, Waero, GemaYue e publicado pela CreSpirit (mesma empresa que já lançou outro jogo de garota coelha, o Rabi Rabi lá em 2016). Unindo o metroidvania ao bullet hell, o jogo já está disponível para Nintendo Switch e PC, e está previsto para chegar ao Playstation 4 e 5, e Xbox series X/S em 2024.
O mundo de Az é habitado por 3 grupos distintos: os seres humanos (que tem magia), beasts(que não tem magia) e magitech (criaturas biomecânicas, feitas por humanos), mas embora os 3 grupos tentem conviver em harmonia após a guerra, a sede de poder é um empecilho para a paz. Nesse mundo você será Tevi, uma engenheira em busca de engrenagens astrais para ajudar seu pai, mas esses itens são muito valiosos e é claro que itens tão valiosos não são segredo para ninguém e teremos que lidar com outros grupos que também estão a sua procura.
Metroidvania e Bullet Hell
Este jogo é um Metroidvania, então boa parte da sua aventura consiste em explorar os ambientes, procurar por segredos, melhorias, e voltar a lugares pelos quais já passou, para pegar itens que estavam inacessíveis anteriormente por falta de algum item ou habilidade, e será recompensado por suas explorações, já que há diversos itens e melhorias escondidos por ai. Como já é esperado do gênero, Tevi começa o jogo com um moveset bem padrão e fraco, melhorar suas habilidades vai depender das suas explorações por ai, e como o começo do jogo é um pouco lento, pode ser que demore um pouquinho para começar a melhoras, mas a pressa é inimiga da perfeição não é mesmo?
Para todos os estilos de combate
O jogo oferece uma grande variedade de melhorias e torna a customização bem amigável a vários os tipos de combate e combos, e até técnicas de combate que não são minhas favoritas foram bem divertidas de se usar aqui e surpreendentemente úteis em certas ocasiões então não importa qual é seu estilo de combate, Tevi terá uma opção para você .E o bullet hell é exatamente o que o nome sugere: tiros para todos os lados, levando ao caos e desespero em certos momentos, mas a calma será um elemento chave para escapar com vida de certos momentos mais complicados, mas as vezes é só na oração mesmo, não se acanhe e jogue nos modos mais fáceis se preferir, porque eles levam o ermo “difíci” BEM a sério por aqui.
Amigos ao longo do caminho
Claro que Tevi não está só nesse mundo, ao longo de sua jornada você vai encontrar muitos personagens, alguns super carismáticos e outros que você não vai querer ver por ai novamente, mas me surpreendeu a gama de personalidades dos NPCs que encontrei ao longo do caminho. É agradável ver que a desenvolvedora se empenhou para montar um grupo interessante e não apenas ´´Protag&NPCs“. O jogo também conta com dublagem em japonês, o que ajuda a dar mais uma camada de personalidade a todos.
História (sem spoilers!)
Devo confessar que não esperava uma história ASSIM em um jogo com esse gráfico gracinha mas foi uma boa surpresa. Sem muitos detalhes por aqui para evitar spoilers, mas devo dizer que às vezes achei que a história estava indo para uma determinada conclusão mas estava enganada. Não são plots twists de M. Night Shaymalan mas ainda sim me pegaram desprevenida, o enredo é amarradinho e cheguei em um final satisfatório para mim e meus colegas, o jogo possui vários finais disponíveis, então saiba que ainda há o que se descobrir
Gráficos
E por falar em gráficos, por mais que eles brilhem desde o primeiro momento, para mim as masmorras e as batalhas contra os chefões são uma obra de arte a parte, lembrando que estamos falando de um bullet hell, e seria fácil deixar a tela poluída de tiros, mas por mais que realmente seja um inferno com tiro comendo para todos os lados ainda há uma ordem no caos, e é lindo mesmo sabendo que tudo aquilo está tentando te matar. O level design é bom e as áreas são bem distintas entre si, nas cenas de diálogos entre personagens todos são sempre bem expressivos, o que complementa muito bem as dublagens.
O veredito
Tevi é uma das melhores surpresas do ano, unindo uma jogabilidade fantástica, personagens carismáticos, enredo envolvente e gráficos lindos.O jogo não reinventa a roda, pelo contrário, usa elementos comuns aos seus gêneros para criar uma experiência familiar aos entusiastas de metroidvania e bullet hell, e também torna o jogo convidativo para quem nunca se aventurou nesses gêneros.