Programado como um dos próximos lançamentos de Novembro, Naheulbeuk’s Dungeon Master é o novo game pelo estúdio francês Artefacts Studio, e publicado pela Dear Villagers, e hoje comentaremos um pouco desse jogo aqui no MDA.
Antes de mais nada, Naheulbeuk’s Dungeon Master passa-se no mesmo universo do jogo The Dungeon Of Naheulbeuk: The Amulet Of Chaos (RPG tático da Artefacts Studio), que é uma adaptação para videogames de Le donjon de Naheulbeuk, uma série de histórias fantasiosas feita áudios de MP3, criada em 2001 pelo John Lang.
Nesse novo jogo, o jogador é um mestre de masmorras (ou melhor, construtor de masmorras), ele possui uma pegada de Tower Defense com gerenciamento e empresariamento. O jogador está na pele do goblin Reivax, que é contratado pelo Zangdar (o antagonista principal do primeiro jogo) com a premissa de gerenciar uma torre abandonada, Zangdar vai explicando pra Reivax todas as tarefas que terem de ser realizadas.
Tem várias tarefas à serem realizadas, seja construir um banheiro, uma sala para os guardas, taverna, cozinha etc. e conforme vai construindo elas, ele sempre pede pra acrescentar alguns cômodos e itens em cada sala, por exemplo, em algum momento pode pedir pra colocar mesas na taverna, armários para os guardas, chuveiros no banheiro, entre outras coisas.
E toda vez quando você monta a estrutura e coloca os itens, você faz o pagamento por meio de barras de ouro, e posteriormente vem alguns construtores mostrando toda a montagem, tem a opção de acelerar a animação da construção no canto inferior direito.
Os controles são WASD para movimentar a câmera, arrastar o mouse e segurando o botão esquerdo para arrumar os ângulos, além das funções de construir no canto inferior esquerdo, e acelerar o tempo no canto direito.
Tem também outras funções, como reajuste de salário, manutenção de alguns itens e receber novos visitantes e contratantes pra masmorra.
Mas além dos visitantes e contratantes, há também alguns invasores que tentam intervir no crescimento da taverna, então é mais recomendável que o jogador já tenha um bom arsenal de guardas para derrotá-los imediatamente.
E é basicamente dessa forma como funciona Naheulbeuk’s Dungeon Master, parece um tanto confuso, principalmente porque tem que ter um gerenciamento melhor em questão da segurança, prestar atenção nas instruções em inglês (e a ausência de idioma em português é o maior ponto fraco desse game) e cuidar bem dos investimentos, mas as regras vão ficando cada vez mais claras conforme a gente vai jogando.
O jogo foi produzido pela Artefacts Studio, estúdio francês fundado em 2003 por ex-funcionários e desenvolvedores da Infogrames (também francesa, e que desde os anos 2000 funciona como a Atari S.A.), a Artefacts é a principal encarregada das adaptações em jogos da série Naheulbeuk, e já foi desenvolvedora e apoio de vários jogos como The Crew e Tom Clancy’s Splinter Cell: Double Agent. E publicado pela Dear Villagers, mesma publicadora de Born of Bread, que assim como o jogo citado, recebemos o jogo de forma antecipada para essa análise.
Naheulbeuk’s Dungeon Master estará disponível no dia 15 de Novembro na Steam, GOG.com (Distribuidor Digital de jogos controlado pela CD Projekt) e Epic Games Store.