Cooking Mama Kills Animals : Majesco vs PETA

O fechamento da Eshop do nintendo Ds/3DS me levou a desenterrar algumas memórias sobre o console e seus jogos. Não sei exatamente por que, mas o túnel do tempo da mente me levou a uma memória obscura e esquecida, mas bizarra demais para ficar guardada na minha cabeça, então vim compartilhar esse trauma com vocês! Quem ai já jogou Cooking Mama? E o exclusivo COOKING MAMA KILLS ANIMALS?

O ano era 2010, e após conseguir medalhas de ouro em todas as receitas de Cooking Mama 2: Dinner with friends, essa redatora que vos fala foi procurar mais jogos de cooking mama, e se deparou com Cooking Mama KILLS ANIMALS, mas estava atrasada para o rolê, a essa altura do campeonato essa treta já havia sido resolvida. Mas vamos por partes, antes de qualquer coisa é preciso apresentar os ingredientes do jogo e da treta que viria a seguir.

Você vai precisar de :

Nosso primeiro ingrediente é Cooking Mama, uma franquia de jogos criada pela Cooking Mama Limited, que teve seu primeiro jogo lançado para Nintendo Ds em março de 2006 e o jogo mais recente foi lançado para Nintendo Switch em 2022. Embora nos últimos anos o nome do jogo tenha ficado manchado por um esquema de mineração de crypto moedas, cooking mama foi muito aclamado em seus primeiros anos. O jogo é simples mas cativante, Mama te ensina receitas e você deve replica-lás enquanto Mama julga cada etapa do processo e te dá um score ao final. Bem tranquilo não acha?
Agora adicione PETA, People for the Ethical Treatment of Animals(PETA – mais comumente o estilizado PeTA) (em português: Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), uma organização não governamental de ambiental. Fundada em 1980, a organização conta com dois milhões de integrantes atualmente, e se posiciona contra todos os atos de exploração humana que taxam como abusiva. Sendo contra consumo de carne, leite, ovos, pesca, lã, couro ou qualquer outro material de origem animal. PETA também é contra animais domésticos e suas formas de protesto tendem a ser mais radicais, não sendo uma unanimidade entre os protetores de animais, há até mesmo aqueles que denunciam que a ONG já tenha matado milhares de animais. Os relatos estão no site PetaKillsAnimals. Com e eu NÃO recomendo acessar o site caso não lide bem com imagens fortes!

Deixe a massa descansar

A treta começa 3 anos antes do lançamento de cooking mama para Nintendo Ds. Em 2003 PETA lançou seu primeiro jogo paródia: Super Chick Sisters, com background semelhante ao de sonic, e personagens e elementos gráficos de Super Mário bros, o jogo consiste em pintinhos que libertam outros pintinhos das garras de Colonel Sanders, o mascote do KFC, franquia estadunidense de frango frito. O jogo se espalhou pela internet, tanto que me lembro de jogar em algum site mesmo ser procurar pelo mesmo, esse pequeno sucesso espontâneo foi o bastante para convencer a org a continuar lançando seus jogos paródias.
Em 2007 a franquia cooking mama lançou seu maior sucesso: Cooking mama 2: dinner with friends, com uma recepção mediana da crítica, mas sucesso entre o público geral, ficando na lista de top 10 jogos casuais da 1UP, o game chegou a ser nomeado para BAFTA de 2008 (mas perdeu para o seriado Hannah Montana da Disney). Exclusivo para Nintendo Ds, conta com mais de 80 receitas e com multiplayer. Pouco depois o jogo Cooking Mamam World Kitchen foi lançado para Nintendo Wii, outro grande sucesso para a franquia. Vamos lembrar que Cooking mama é um jogo de culinária, e várias receitas usam ingredientes de origem animal.

A massa desansou

Após o sucesso do jogo, PETA decidiu que cooking mama seria a próxima franquia a ganhar um jogo paródia, e em 2008 lancou Cooking Mama: Mama Kills Animals. O jogo podia ser jogado no site da PETA e chegou a vários sites de jogos em flash, com o fim do Adobe Flash, já não é mais possível jogar o game (mas honestamente não sei por que você faria isso), mas é possível encontra a gameplay completa no YouTube.
Esse jogo conta com uma versão cruel de Mama e duas receitas. Na primeira receita mama prepara um peru, mas esse jogo tem como intuito te enjoar, então vai ter muito sangue e tripas, sai sangue até dos ovos quebrado para o preparo, e mama parece se deliciar a cada gota de sangue derramada. Após preparar o peru, mama vida vegana e imediatamente fica boazinha, depois da redenção, mama te ensina uma receita a base de tofu para a ação de graças e te incentiva a procurar informações sobre o veganismo.

Vai azedar…

O jogo é curtinho mas a semelhança com o estilo gráfico da franquia original era perfeito para enganar  crianças como eu, e te fazer pensar o que diabos estava acontecendo na tela do computador. O jogo causou choque e indignação, e foi um ataque direto a Majesco Entertainment, distribuidora do jogo no continente americano. Com esse jogo, PETA pedia por uma nova versão do jogo, apenas com receitas veganas.  O uso da imagem de Cooking Mama e outros materiais da Majesco pela PETA o deixaria brecha para um grande processo, mas a empresa optou apenas por lançar um comunicado mais leve, e com direito a entrevista com a própria Mama.

Salvando a receita

“Amante da comida e queridinha da culinária, Cooking Mama é uma chef virtual que acredita que a boa comida caseira, devidamente preparada com os melhores ingredientes, pode unir as pessoas à mesa e tornar o mundo um lugar mais feliz. É por isso que Mama está se posicionando com luvas de forno levantadas contra a mais recente objeção da PETA contra seu videogame recém-lançado, Cooking Mama World Kitchen, que foi enviado esta semana para Wii pela Majesco Entertainment Company. Mama quer que as pessoas saibam que o World Kitchen inclui 51 receitas de todo o mundo, variando de pratos vegetarianos como sopa de missô e bolos de arroz a iguarias internacionais como carne de porco com gengibre e bolinhos de polvo. A própria Mama também falou sobre o assunto, apontando que seu último jogo inclui mais de 25 receitas vegetarianas. “Eu nunca colocaria rato no meu Ratatouille”, disse ela. “Como qualquer cozinheiro talentoso, crio minhas receitas

para agradar a uma ampla gama de gostos e preferências. Meu único objetivo é garantir que você saia da mesa bem alimentado. Mama acrescentou que “apoia totalmente o tratamento humano dos animais”.

Peta respondeu a nota oficial da Majesco poucos dias depois em seu site oficial

Querida Mama, Em nome de todos que trabalharam em Cooking Mama: Mama Kills Animals, The Unauthorized PETA Edition , gostaria de agradecer sinceramente pelas horas de diversão que você nos ensinou através de seus vários jogos Cooking Mama . Nós os tocamos e estudamos enquanto preparávamos nossa alegre paródia de sua série de sucesso. Com base nas respostas bem-humoradas suas e de Majesco ao jogo da PETA, acho que você entende que, embora tenhamos feito de você um maníaco demoníaco empunhando facas em Cooking Mama: Mama Kills Animals , ainda amamos você. Embora nos divertimos assando você, o objetivo real do nosso jogo, é claro, era trazer à tona algumas práticas horríveis da indústria de perus. E queremos dizer os animais que são realmente maltratados – não os virtuais que você cozinha em sua cozinha digital. Tenho certeza de que você ficou feliz em saber que, como resultado do nosso jogo, dezenas de milhares de pessoas assistiram a filmagens secretas de fazendas industriais de perus e centenas de milhares foram expostos à ideia de que a maneira como tratamos os animais é importante. . É ótimo saber que você quer “tornar o mundo um lugar mais feliz”, porque é basicamente isso que queremos fazer também (embora tenhamos tentado ter táticas diferentes…). Espero que você considere seriamente fazer da dieta vegetariana parte de sua estratégia para a felicidade mundial. Ao adotar uma dieta vegetariana, você pode salvar mais de 100 animais por ano. Além disso, os vegetarianos vivem mais e têm uma pegada de carbono consideravelmente menor. Eu sei que, como você é um ser digital, esses benefícios não se aplicam exatamente a você, mas ainda assim insisto que você se comprometa a ser vegetariano por 30 dias . Mesmo que você não mergulhe no maravilhoso mundo do vegetarianismo, ainda espero que considere fazer um jogo Cooking Mama apenas para vegetarianos. Existe uma grande variedade de cozinha internacional, incluindo culinária indiana, tailandesa, japonesa e do Oriente Médio, com uma abundância de opções vegetarianas e veganas para você e seus seguidores explorarem. Se você decidir seguir em frente com Cooking Mama: Vegetarian Kitchen, entre em contato conosco para que possamos ajudar a promover seu jogo para nossos mais de 2 milhões de membros e apoiadores. Já estou ansioso para jogar! Joel Bartlett , diretor assistente de marketing de pessoas para o tratamento ético dos animais PS Por favor, dê a Max um grande abraço de todos na PETA!

E nunca mais tocaram no assunto, um fim cordial para algo sangrento não é mesmo? Cooking Mama continuou a lançar jogos sem grandes polêmicas, até o ano de 2020 quando um jogo não autorizado foi feito para minerar cryptomoedas, mas deu a volta por cima com mais um jogo em 2022. Peta Continuou a lançar mais alguns jogos paródias perturbadores em Flash, criticando várias franquias, incluindo pokémon, e vamos combinar, é curioso que tenham atacado Cooking mama antes de atacar meu jogo de rinha de bichos favorito.