A tão esperada adaptação para anime de Hell’s Paradise – baseada no popular mangá escrito e ilustrado por Yuji Kaku, que estreou no site da Shonen Jump+ em janeiro de 2018 e o seu 13º e ultimo volume foi lançado em abril de 2021- finalmente chegou, e com ele vem também meu comentários semanais sobre a obra, que eu estava ansiosa pela estreia. A série possui animação pelo estúdio MAPPA (Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen, Dororo) e direção de Kaori Makita (Twittering Birds Never Fly: The Clouds Gather). A história gira em torno de um grupo de criminosos que são enviados para uma ilha para participar de uma missão. Eles têm a oportunidade de ter suas sentenças de morte retiradas se conseguirem cumprir a missão. ( Vou falar sobre isso mais a frente), mas, antes de continuarmos, devo dizer que esse texto contém spoiler, então, recomendo que assista primeiro antes de continuar.
Sinopse
“Gabimaru reina como o assassino mais forte e implacável de sua vila. Mas agora se encontra no corredor da morte – com apenas uma saída: recuperar o Elixir da Vida de uma ilha sinistra. Ansioso por liberdade, ele aceita o desafio. Mas com outros condenados disputando o mesmo prêmio e bestas demoníacas à espreita, como Gabimaru e seu manipulador, o carrasco Yamada Asaemon Sagiri, sobreviverão a essa busca angustiante?
O episódio começa com uma cena muito dramática: uma execução. O personagem principal Gabimaru está no corredor da morte, mas parece não haver uma maneira bem-sucedida de matá-lo. Os métodos tentados são horríveis mas ineficazes. Cada tentativa fracassada é registrada por uma mulher misteriosa ( que descobriremos que é do renomado clã Yamada) : Asaemon Sagiri. Sabemos que Gabimaru, passou a vida como um assassino e que foi treinado em uma vila escondida que imbui seus graduados com poderes sobre-humanos. Ele é marido de Yui, que é a oitava filha do chefe Iwagakure . Ele optou por trair a própria aldeia para viver uma vida pacífica com sua esposa e devido a isso, as autoridades o procuraram para executá-lo, sob as ordens do Xogunato, já que o enredo se passa no período Edo da história japonesa.
Aqui, eu vou fazer uma pequena pausa para contextualizarmos historicamente falando, pois como boa professora de História, aproveito cada segundo que posso falar a respeito. Até o século XVII, embora tivesse de forma nominal um imperador, o arquipélago do Japão estava sob o jugo de diversos senhores feudais que guerreavam entre si. Entre eles, Tokugawa Ieyasu, de Mikawa, conseguiu derrotar os demais e recebeu o título de xogum (“comandante”) em 1603. A ascensão de Tokugawa recentralizou o Estado e organizou a monarquia com base no apoio da aristocracia :O imperador, ficava sob a sombra do xogum, verdadeiro governante, que administrava o país a partir do Castelo de Edo. De forma simplificada, o controle do país estava nas mãos pelos xoguns, samurais que, pela linhagem, tinham algum parentesco com a família Imperial e, para se conseguir uma unificação eles formavam alianças com outros chefes samurais e eliminavam os inimigos e as resistências através da força militar.
Voltando ao nosso episódio: A construção do personagem de Gabimaru no primeiro episódio de Hell’s Paradise é muito impressionante e a maneira como ele apresenta as duas versões de sua história nos fala muito sobre como ele está se sentindo e o que gostaria de ter feito diferente. Yamada Asaemon Sagiri é um carrasco proficiente, conhecida por decapitar criminosos com um único golpe. Quando nosso protagonista tem conhecimento dessa informação , ele fica perplexo e quebra suas algemas de madeira, se esquivando do golpe de Sagiri. Ela diz que já testemunhou muitas reações diferentes das pessoas antes de suas mortes e que sabe que Gabimaru tem um apego à vida, apesar dele afirmar que não. Ela acredita que ele nutre fortes sentimentos por sua esposa. Quando Gabimaru pega uma espada e colide as lâminas com Sagiri vemos um flashback retratando a esposa de Gabimaru dizendo que ele não é um Hollow, ( Vazio, oco) mas Gabimaru argumenta que é, pois se acostumou a testemunhar a crueldade. Sua esposa diz que ele é uma pessoa gentil por dentro e que gostaria que eles pudessem viver uma vida normal. ( O que nos leva ao porque ele está nessa situação atual).
Antes de Gabimaru atacar Sagiri, ela sacode um pergaminho na frente dele: É um perdão que eliminará as acusações de Gabimaru e lhe concederá a proteção do shogun. Porém, Gabimaru deve viajar para o submundo onde uma terra chamada Shinsenkyo, um lugar repleto de alegria e que dizem conter o Elixir da Vida que concede a imortalidade. O xogunato já enviou outras pessoas para recuperar o elixir, mas ninguém retornou vivo. Assim, o xogunato designou pessoas para caçar condenados no corredor da morte de todo o país e enviá-los a esta ilha para recuperar o elixir. Sagiri confirma que essa era sua missão e que a esposa de Gabimaru ainda está viva em Iwagakure. Se Gabimaru quiser se encontrar com sua esposa, ele deve viajar para Shinsenkyo para competir contra outros condenados pelo elixir.
Após escutarem isso, os homens do lado de Sagiri se voltam contra ela pois sentem que há outros homens que ela pode escolher. Gabimaru então demonstra suas capacidades de ninjutsu nos homens que os cercam, usando sua técnica Ninpo: Ascetic Blaze, para acabar com seus inimigos e aceita a oferta de Sagiri. Essa cena em particular chama muito a atenção, e tem uma animação extremamente detalhada, enquanto técnicas de brilho suave e iluminação são aplicadas, é um visual realmente impressionante. Dito isto, não apenas visualmente que fiquei impactada mas a apresentação da história, de forma geral, me cativou!
Aprendemos sobre quem é Gabimaru além de um homem no corredor da morte e vislumbramos como Sagiri é forte (e uma das poucas mulheres em sua profissão) mas devo dizer a vocês que o anime ainda não capturou a insanidade absoluta e o caos que estão por vir, e talvez, pelo ritmo lento do primeiro episódio, vocês possam ter uma visão diferente da minha mas convido-os a continuar assistindo pois essa lentidão em direção ao caos será recompensadora! Estou ansiosa para ver as outras pessoas que Gabimaru terá que competir neste mundo. Para finalizar, quero compartilhar com vocês a abertura e encerramento ( que eu amei). A abertura é chamada de ‘W.RK’ e é interpretada por Millenium Parade e Shiina Ringo. Já o encerramento é chamado de Paper Line, interpretado por Uru. Confira abaixo:
Hell’s Paradise está disponível no Crunchyroll, com novos episódios sendo lançados todos os sábados. Nossos encontros falando a respeito do anime serão toda sexta feira, combinado?