Depois de mais de 25 anos, a jornada de Ash chegou ao fim!

Esta semana marcou o fim de uma era para os fãs de Pokémon ao nos despedirmos de Ash Ketchum após 25 anos. O episódio final da jornada de Ketchum foi ao ar  dia 25 de março, no Japão. Ash apareceu pela primeira vez no programa em 1997, como um menino de 10 anos de Pallet Town que queria se tornar um Mestre Pokémon. O 57° episódio da 25° temporada, intitulado “The Rainbow and the Pokémon Master!”, começa com Ash se despedindo de Misty e Brock, companheiros de longa data que voltam cada um para a sua cidade natal e é para a cidade de  Pallet que Ash retorna, lugar em que um dia ele foi ao laboratório do Professor Carvalho buscar o seu primeiro Pokémon (lá no primeiro episódio de 1997).

Sinopse

“Quando Ash e Pikachu retornam a Pallet Town, eles se reúnem com Gary, que faz a pergunta a Ash: ‘Quanto mais perto de se tornar o Mestre Pokémon você está agora que se tornou o Campeão?’ Tornar-se um Mestre Pokémon tem sido o sonho de Ash desde que ele partiu em sua jornada com Pikachu. Ash será capaz de encontrar a resposta para esta pergunta?”

Quando Ash volta para Pallet Town, ele passa algum tempo em casa com sua mãe antes de sair para a cidade para ver o Professor Oak, com o episódio nos dando outra participação especial no caminho: Tracey Sketchit. Embora sua passagem pelo programa tenha sido rápida, foi bom vê-lo novamente, mesmo que de maneira breve. No laboratório do Professor Oak, Ash visita alguns de seus antigos Pokémon e se encontra com Gary, Quando Ash e seu antigo rival conversam, ele pergunta se sua vitória no campeonato o aproximou de se tornar um mestre Pokémon, e essa pergunta é o ponto central do episódio (Logo menos voltarei para essa pergunta).

Também temos tempo de tela para Jesse, James e Meowth, que ainda estão “juntos” e fazendo o trabalho da Equipe Rocket porque estão trabalhando na cozinha para o grupo, em vez de tentar roubar o Pikachu de Ash. Mas eles fazem uma última tentativa de pegar Pikachu, para não perder o costume. A última grande aparição do episódio é um dos primeiros Pokémon de Ash: Pidgeot. Já faz um longo tempo desde que os dois se separaram (24 anos) e neste episódio final, os dois se reuniram e Pidgeot voltou ao seu time.

Ash pensa sobre o que Gary perguntou. O que significa ser um mestre Pokémon? No final das contas, ele conclui que  é que é ser amigo de todos os Pokémon. Não importa quantos campeonatos você ganhe, quantas insígnias ganhe ou quanto preencha seu Pokédex. A verdadeira formação de um mestre Pokémon é ser alguém que se preocupa com todas as mais de 1000 dessas criaturas,  e que a verdadeira vitória é continuar sua jornada fazendo novos amigos.  Ash perdeu muitas batalhas, mas tudo valeu a pena porque ele conheceu muitos novos amigos e Pokémon ao longo de sua jornada.

O episódio finaliza  com Ash e vários Pokémon se abrigando de uma tempestade sob uma árvore. Então, quando as nuvens se abrem e o sol está brilhando, ele e Pikachu caminham por um novo caminho. Depois de quase 26 anos, 1232 episódios, 23 filmes,  e muitas aventuras, nossa trajetória com  Ash e Pikachu chegou ao fim, mas a jornada deles continua e sempre irá continuar. Parafraseando Ash  “Veja bem, às vezes os amigos precisam ir embora, mas uma parte deles fica para trás com você.” Assim,  podemos dizer que nada realmente “terminou”: eles continuarão viajando pelo mundo Pokémon e fazendo novos amigos, embora não iremos o acompanhar pois  estaremos  com Liko e Roy, novos personagens com novas histórias para contar na próxima temporada, que se chamará Pokémon Horizons .

Para finalizar, quero saber de vocês, quais são as suas memórias favoritas de Pokémon? E quais são suas expectativas para a próxima série?  Fiquem com a melhor e mais nostálgica  opening! (Eu queria escrever mais, mas acabei ficando com os olhos marejados pois, por mais clichê que seja o poder da amizade, eu ainda me emociono!